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terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Misturas e Soluções

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PLANO – CIÊNCIAS

 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
 

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos;
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Conceituar sistemas, substâncias e misturas;
Identificar e distinguir misturas de substâncias homogêneas e heterogêneas;
Aplicar o conceito de misturas homogêneas (soluções) às situações cotidianas.

Conteúdo:
Sistemas, substâncias e misturas;
Misturas de substâncias: homogenias e heterogêneas;
Misturas homogenias e heterogêneas em nosso cotidiano.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: Notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 4º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Matéria e Materiais

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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS

 

Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

 “A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)

 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos;
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Compreender o conceito de matéria;
Reconhecer os estados físicos e propriedades da matéria;
Identificar transformações na natureza;
Reconhecer os processos de transformação de matéria: químicas e físicas, reversíveis e irreversíveis.
Reconhecer a existência de materiais naturais e artificiais;
Reconhecer os processos de transformação de matéria prima em objetos;
Identificar recursos renováveis e não-renováveis;
Reconhecer a reciclagem como uma ação importante de conservação dos recursos naturais.
 
Conteúdo:
Matéria: nada se cria ou destrói e tudo se transforma
Transformações dos materiais: químicas e físicas, reversíveis e irreversíveis
Diferentes tipos de materiais: naturais e artificiais
A decomposição de matéria orgânica: os benefícios da compostagem
Transformações de materiais e as conquistas do homem (matéria prima em objetos)
Recursos naturais renováveis e não-renováveis
Recursos naturais: a importância da reciclagem
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Anexos:
 
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
O corpo dos seres vivos e os elementos não-vivos, como o ar, a água, o solo e os objetos, são formados por matéria. Chamamos de material aquilo que é formado de mateira.
A matéria pode se apresentar em três estados físicos fundamentais:
Sólido: em geral tem forma definida (ex.: borracha);
Líquido: não tem forma definida e fica na forma do recipiente (ex.: refrigerante);
Gasoso: não tem forma definida e ocupa todo o espaço disponível (ex.: vapor de água).

PROPRIEDADES DA MATÉRIA
A matéria tem características que podem ser observadas ou medidas, como a cor, o cheiro, a textura, a massa, a transparência ou a resistência. Essas características são chamadas de propriedades da matéria.
 

MATERIAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS
Material é tudo o que é formado por matéria.
A madeira, o vidro, os metais, as pedras e o papel são exemplos de materiais com os quais podem ser produzidos diferentes tipos de objetos.
Os materiais naturais são aqueles encontrados disponíveis na natureza:
Materiais de origem vegetal: madeira e palha;
Materiais de origem animal: couro e lã;
Materiais de origem mineral: areia e sal.
Os materiais artificiais não são encontrados disponíveis na natureza, ou seja, são produzidos pelo homem: plástico, papel, vidro.

 
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA: FÍSICAS E QUÍMICAS
A matéria que nos rodeia está em constante mudança, sofrendo inúmeras transformações. Um copo que se quebra, uma floresta que é incendiada, o gelo polar que derrete.
Podemos distinguir dois tipos de transformações:
Físicas: as propriedades específicas da matéria são mantidas (ex.: a água líquida que se transforma em gelo, continua sendo água).
Químicas: há formação de novos materiais, as propriedades específicas da matéria são alteradas (ex.: a respiração celular que ocorre nos seres vivos; a fotossíntese realizada pelas plantas).
 

TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA: REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS
As transformações reversíveis são aquelas em que a mudança pode ser desfeita (ex.: o gelo retirado do congelador derrete e volta a ser água líquida).
As transformações irreversíveis são aquelas em que o material original, depois de transformado, jamais voltará a ser o que era antes.
São exemplos de transformações irreversíveis:
Combustão: o papel ou madeira depois de queimados viram fumaça e cinzas e não podem voltar a ser papel e madeira;
Ferrugem: um prego enferrujado não poderá voltar a ser um prego sem ferrugem;
Decomposição: animais ou plantas mortos e decompostos não podem voltar a vida.
 

CORPO E OBJETO
Quando estudamos a matéria, costumamos considerar apenas porções limitadas, que recebem o nome de corpos. Um corpo que tenha passado por transformações para ser utilizado pelo ser humano é chamado de objeto. Por exemplo, em uma fábrica, pedaços brutos (corpos) de plástico (matéria) são processados por máquinas e transformados em diversos objetos: bolas e outros brinquedos, embalagens, vasilhas etc.


 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Animais Diurnos e Noturnos

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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data: 
 
 “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)
 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno: Identificar e relacionar os hábitos de animais à períodos do dia. (animais crepusculares, noturnos e diurnos).
 
Conteúdo: Os dias e as noites: animais crepusculares, noturno e diurnos.
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Anexos:
 

INFLUÊNCIA DO MEIO NOS ANIMAIS

O meio ambiente apresenta variações ao longo do ano: verão, primavera, inverno e outono.
Cada estação traz consigo uma série de mudanças como a luz, a humidade e a temperatura. Essas variações podem provocar alterações no comportamento dos animais.
Por exemplo, a luz influência a atividade dos animais. Existem animais diurnos, ou seja, são mais ativos no período do dia (gavião), enquanto outros são noturnos, pois estão mais ativos no período da noite (coruja). Há ainda os animais que são ativos no crepúsculo, ou seja, no amanhecer e anoitecer, são os animais crepusculares (vaga lume).
Os principais comportamentos relacionados à mudança de estação são:
Hibernação: estado de dormência em que a atividade de alguns animais é mínima, em resposta às alterações das condições do meio, como frio e falta de alimento (inverno);
Estivação: estado de dormência em que a atividade de alguns animais é mínima, em resposta às alterações das condições do meio, como por exemplo, temperatura elevada ou falta de humidade (verão).
Migrações: quando os animais não têm condições para se adaptarem às mudanças nas condições do meio, deslocam-se para outras regiões com melhores condições. A maioria das migrações é temporária e quando na região de origem as condições voltarem a ser favoráveis, os animais regressam (cegonhas, salmão, baleias).
Não são apenas os fatores do meio (luz, temperatura e humidade) a influenciar o comportamento e a vida dos animais. Também as atividades do homem fazem alterar os hábitos dos animais. Devido à ação do homem, muitas espécies de animais já se extinguiram, e muitas estão à beira da extinção, as principais ações que colocam em risco a vida animal são: caça ilegal e/ou descontrolada; incêndios florestais; agricultura intensiva; destruição de habitats; comércio ilegal de animais.
 
Vídeos:
 
 
 
 
 
 

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Clima e Tempo

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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
 
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)
 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos;
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Diferenciar clima e tempo;
Compreender que o objeto de estudo da meteorologia é a previsão do tempo.
 
Conteúdo:
Meteorologia e as diferenças entre clima e tempo.
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Interatividade:
 
CLIMA
O clima é o conjunto das características de temperatura, umidade, ventos e chuvas em uma determinada região ao longo do ano, logo ele varia de acordo com cada estação do ano e com sua localização geográfica. Assim ele é normalmente constante e caracteriza as diferentes regiões do Planeta Terra.
CLIMA E TEMPO
Geralmente, o clima é confundido com o “tempo”.  Mas os dois não são a mesma coisa, a diferença é que o tempo é a condição da atmosfera em dado momento (pela manhã podemos ter Sol e à tarde está chovendo). Já o clima é muito mais longo (na cidade do Rio de Janeiro que tem o clima tropical, no verão é muito quente).

METEOROLOGIA

Como foi dito anteriormente é muito comum haver confusão entre o que é tempo e o que é clima. Porém, estes são dois fenômenos diferentes, mesmo que se encontrem inter-relacionados.
No dia-a-dia, a previsão do tempo é a estimativa do que se espera que ocorra em termos de temperatura e chuva em um curto período. Nesse sentido o tempo está constantemente mudando: em um certo dia pode fazer sol pela manhã, mas chover pela noite ou podemos ter uma semana chuvosa e outra ensolarada. Já a sucessão dos tipos de tempo registrados por um determinado período é o clima.
A ciência que estuda a atmosfera terrestre e tem como objetivo prevê o tempo é a meteorologia.
 
Vídeos: