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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (5º Ano): Ar e Atmosfera

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PLANO – CIÊNCIAS
 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 08 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
“A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)
 
Eixo: Vida e meio ambiente. 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Identificar a composição e propriedades do ar;
Diferenciar clima e tempo;
Compreender os principais fenômenos atmosféricos;
Relacionar ar e vento;
Reconhecer o vento como um fenômeno meteorológico;
Identificar fatores que influenciam na formação dos ventos: pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação;
Perceber no vento uma importante fonte de energia renovável;
Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual;
Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar;
Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas;
Conhecer e divulgar ações de combate à poluição do ar;
Identificar a importância da camada de ozônio e os fatores que ocasionam a sua destruição;
Verificar a importância do gás oxigênio para os seres vivos e para a vida na Terra.
Conteúdo:
O ar no planeta: composição e propriedades
Espaço ocupado e peso do ar
Atmosfera um grande filtro
Atmosfera: as diferenças entre clima e tempo e seus fenômenos
Ar e vento: tipos e utilização energética
Poluição do ar: efeitos no ambiente e na saúde humana
Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global: os perigos ao planeta
Relação do ar com os seres vivos: a importância do oxigênio para a vida na terra
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 5º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
 
Anexo: 
AR E ATMOSFERA
O AR - COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES: O ar é uma mistura de gases. O ar é invisível, incolor, inodoro, tem peso e ocupa lugar no espaço.
COMPOSIÇÃO DO AR: O ar atmosférico é composto por uma mistura de gases presentes no planeta Terra. O ar apresenta, em sua composição: 78% de gás nitrogênio; 21% de oxigênio, e; 01% de gás carbônico, vapor de água, impurezas e outros gases. Essa é proporção de gases no ar seco. Fato interessante de se observar é que a composição do ar varia conforme a latitude. Quanto mais alto, mais limpo o ar é, e menos quantidade de oxigênio (ar rarefeito).
PROPRIEDADES DO AR: Compressibilidade: é a propriedade do ar de tornar-se comprimido, ou seja, ocupar menos espaço; Elasticidade: é a propriedade do ar de voltar a ocupar o seu volume inicial após ser comprimido; O ar tem massa: Na Terra, tudo o que tem massa também tem peso, ou seja, é atraído pela gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o seu centro; O ar exerce pressão: A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.
CLIMA X TEMPO: Apesar de serem confundidos, clima e tempo são coisas diferentes. O Tempo está relacionado com as condições meteorológicas do momento, podendo mudar de um instante para outro. Já o clima é a fusão dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região, e assim se tornam uma característica de tal região.
VENTO: O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais (ex.: rotação e translação). Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento. O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
ENERGIA EÓLICA: Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
A POLUIÇÃO DO AR: A poluição do ar é caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar. Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde.
OS EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos à saúde como problemas respiratórios (bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. Os danos não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios.
CAMADA DE OZÔNIO: A camada de ozônio é uma "capa" de ar (gás oxônio = O3) que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, que é a principal causadora de câncer de pele.
EFEITO ESTUFA: O efeito estufa é o aquecimento da Terra, ou seja, é a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueia e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra. O principal agente causador do efeito estufa é o gás carbônico (CO2) resultante da combustão do carvão, lenha e petróleo. As consequências desse fenômeno são catastróficas como o aquecimento e a alteração do clima favorecendo a ocorrência de furacões, tempestades e até terremotos; ou o degelo das calotas polares, aumentando o nível do mar e inundando regiões litorâneas; ou afetando o equilíbrio ambiental com o surgimento de epidemias.
 
ATIVIDADE – AR E ATMOSFERA
Depois de fazer o cabeçaria, pesquise e responda no caderno:
Quais são as características do ar? (3 linhas)
Qual a composição do ar em (%) e qual o gás mais abundante? (5 linhas)
Defina compressibilidade e elasticidade do ar: (8 linhas)
Explique com suas palavras a diferença entre clima e tempo: (8 linhas)
O que é o causa o vento? (4 linhas)
Diga com suas palavras porque o vento é importante para o ser humano: (3 linhas)
O que é energia eólica e como o vento gera eletricidade? (6 linhas)
O que é energia limpa? (2 linhas)
Diga o que é poluição atmosférica? (2 linhas)
Quais são os principais responsáveis pela poluição do ar? (2 linhas)
Cite três doenças que a poluição atmosférica pode causar: (2 linhas)
Cite cinco consequências da toxidade/poluição do ar: (3 linhas)
O que é a camada de ozônio? (3 linhas)
A camada de ozônio protege a Terra de qual radiação? E que tipo de doença a destruição dessa camada pode causar ao homem? (2 linhas)
Qual o principal gás causador do efeito estufa? (1 linhas)
Descreva as principais consequências do aquecimento global: (4 linhas)
 
Marque apenas os impactos ambientais diretamente causados pela poluição atmosférica:
(       ) Redução da camada de ozônio 
(       ) Extinção de espécies
(       ) Efeito estufa 
(       ) Desertificação dos solos
(       ) Chuva ácida
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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (5º Ano): Biosfera

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PLANO – CIÊNCIAS
 

Instituição: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)

 
Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente. 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Reconhecer e diferenciar: hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera

Conteúdo:
Estrutura do planeta Terra: atmosfera;
Estrutura do planeta Terra: hidrosfera;
Estrutura do planeta Terra: litosfera;
Estrutura do planeta Terra: biosfera.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 

Anexo:

ATMOSFERA


Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. É composta de nitrogênio, gás carbônico, oxigênio, ouros gases e vapor de água.

A atmosfera terrestre é dividida em 05 camadas:

A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, na qual estão imersos os seres vivos de hábito terrestre. Nesta camada o ar está mais concentrado. Esse nome, troposfera, significa "esfera turbulenta", pois é ao longo dos seus aproximadamente 12 km, onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos.

Na estratosfera aparece uma grande concentração de ozônio, conhecida camada de ozônio, que funciona como um filtro para os raios solares. Ela absorve a radiação solar ultravioleta, deixando passar apenas parte deles e protegendo a vida da Terra. A estratosfera tem uma espessura média de aproximadamente 38 km.

Ao chegarmos na mesosfera passamos por 99% do peso do ar, ou seja, quase todo o ar já ficou para trás. Essa camada tem aproximadamente 50 km.

A termosfera ou ionosfera, essa camada tem uma espessura de aproximadamente 470 km. O ar da ionosfera é extremamente rarefeito e ainda assim oferece suficiente resistência aos meteoros, que bombardeiam diariamente a Terra, fragmentando-os.

A exosfera é a camada mais externa da atmosfera. Chega a confundir-se com o espaço cósmico.

HIDROSFERA

Hidrosfera é toda camada descontínua de água presente na Terra, ou seja, é toda a parte líquida contida no planeta. A hidrosfera compreende os oceanos, rios, lagos, calotas de gelo, água no subsolo e atmosfera, etc.

Os oceanos compõem a maior parte da hidrosfera, representando cerca de 97% dela.

O planeta Terra é, provavelmente, o único do sistema solar onde existe água na forma líquida. Esse atributo se dá devido ao efeito estufa, mantendo o calor no planeta. Sem o efeito estufa, a Terra teria temperaturas baixíssimas e toda a água se congelaria, se transformando em uma verdadeira “bola de neve”.

A água é um elemento fundamental à vida. Para se ter uma ideia, 75% de nosso corpo é constituído de água. Em contrapartida, a água doce é a grande minoria, se considerarmos que grande parte dessa água está poluída, a porcentagem de água doce cai mais ainda.

Juntamente com a atmosfera, a hidrosfera é responsável pela existência de vida na Terra.

LITOSFERA

Também denominada crosta terrestre, a litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.
 
As rochas que constituem a litosfera podem ser:
Rochas magmáticas: Também conhecidas como rochas ígneas, são formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.

Rochas sedimentares: São formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.

Rochas metamórficas: São formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.


BIOSFERA

Biosfera significa “esfera da vida”, ou seja, onde existe vida.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.

A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra:

Hidrosfera: representa a esfera das águas, composta por toda água existente no planeta;

Atmosfera: consiste na esfera dos gases que envolvem a Terra;

Litosfera: corresponde ao conjunto de rochas e solos, onde encontramos diversos tipos de minérios.

 

CORREÇÃO – ATIVIDADE

Explique com suas palavras o que é a Biosfera e do que ela é formada:
Resposta:
Biosfera é a esfera da vida, ou seja, a parte ou conjunto de regiões do nosso planeta onde existe ou pode existir vida.
Ela é formada pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e seres vivos.

Em que camada da atmosfera os seres vivos conseguem sobreviver? Explique porquê.
Resposta:
Na troposfera, pois é nesta camada que os seres vivos encontram a quantidade suficiente de gás oxigênio e gás carbônico para sobreviverem.

Para respirar, os animais que habitam a Terra precisam estar sempre absorvendo o gás oxigênio. No entanto, a quantidade desse gás na atmosfera não se altera. Explique porque isso acontece.
Resposta:
Porque as plantas realizam a fotossíntese, isto é, absorvem o gás carbônico que está na atmosfera e liberam o oxigênio para o meio, substituindo aquele que os seres vivos gastam para respirar.

Defina o termo atmosfera:
Resposta:
Camada de gases que envolve o planeta Terra.

Quais são os principais gases que compõem a atmosfera terrestre?
Resposta:
Nitrogênio e oxigênio.

Em quantas camadas está dividida a atmosfera?
Resposta:
Cinco:
1ª Troposfera
2ª estratosfera
3ª mesosfera
4ª termosfera ou ionosfera
5ª exosfera

Relacione:



Troposfera               

 

Estratosfera

 

Mesosfera

 

Ionosfera

 

Exosfera

( e ) 5ª e última camada da atmosfera, é a camada mais externa, chegando a ser confundida com o espaço.

(  d ) 4ª camada da atmosfera, ela também é muito importante, pois é ela que protege a Terra dos constante meteoros que bombardeiam a Terra.

( a ) 1ª camada da atmosfera, é a camada mais próxima da Terra, e onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos.

( b ) 2ª camada da atmosfera, ela é muito importante, pois nela se encontra o ozônio que protege a Terra dos excessivos raios solares.

(  c  ) 3ª camada da atmosfera.

Defina com suas palavras o que é hidrosfera.
Resposta:
Conjunto de todas as águas existentes no planeta Terra.

Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar água:
Resposta:
Rios, lagos, mares, atmosfera, icebergs, geleiras, aquíferos (subsolo), seres vivos etc.

Onde é encontrada a maior parte da hidrosfera terrestre?
Resposta:
Nos oceanos.

Cite três fatores que tornam o planeta Terra propício a ter existência de vida:
Resposta:
Temperatura amena, presença de água na forma líquida e composição da atmosfera, com presença de oxigênio e gás carbônico.

Defina com suas palavras o que é Litosfera:
Resposta:
Litosfera é a parte sólida que existe na superfície do nosso planeta.

Explique como se dá a formação de rochas: Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.
Resposta:                                                             
Magmáticas: Formadas a partir do magma que endurece ao se resfriar.
Sedimentares: Formadas pelo acúmulo de sedimentos, depósitos orgânicos e  recipitação de sais e carbonatos.
Metamórficas: Formadas a partir de transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas.

 
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