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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Universo e Movimentos da Terra

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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
 
Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Distinguir e caracterizar as principais teorias de criação do universo;
Construir o conceito de universo, galáxia, sistema solar e planetas;
Reconhecer a organização do Sistema Solar;
Diferenciar movimento de rotação e translação;
Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia e noite, bem como, relacionar esses eventos ao movimento de rotação da Terra;
Identificar as diferentes estações do ano, bem como, relacionar esses eventos ao movimento de translação da Terra;
Conhecer as fases da Lua e apreender como elas acontecem;
Entender como ocorre um eclipse lunar.
Reconhecer a influência das fases da lua sobre o movimento das marés.
 
Conteúdo:
Universo: teorias de criação
Via Láctea, Sistema Solar e Planeta Terra
Movimentos planetários (rotação e translação) e efeitos sobre a vida na Terra
As noites e a lua (fases, marés e eclipses)
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Interatividade:
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.cambito.com.br/games/solar.htm)
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/)
 
Anexo:

UNIVERSO, VIA LACTEA, SISTEMA SOLAR E TERRA

ORIGEM DO UNIVERSO: O Universo é constituído de tudo o que existe: espaço, tempo, matéria e energia. Não se sabe o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Existem muitas teorias que explicam a criação do universo, as mais conhecidas se dividem em:
Teorias ligadas à religião (Principal: cristã): A criação dos céus e da Terra é atribuída a Deus, que teria executado a obra em seis dias e descansado no sétimo.
Teorias ligadas à ciência (Principal: Big Bang ou Grande Explosão): para os cientistas tudo o que existe no universo veio de uma bolha que explodiu há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos. Big-Bang, expressão em inglês que quer dizer "Grande Explosão".
 
ASTROS LUMINOSOS E ILUMINADOS: O Universo é formado por tudo o que conhecemos: astros (galáxias, estrelas, planetas e satélites). Esses astros podem ser classificados em:
Os astros luminosos são os que possuem luz própria: estrelas (Sol);
Os astros iluminados são os que não possuem luz própria: planetas e satélites (Terra e a Lua).
 
VIA LÁCTEA: As Galáxias são formadas de bilhões de estrelas, nuvens de gás e de poeira e outros corpos celestes. Existem bilhões de galáxias no Universo, e quase tudo o que vemos no céu faz parte da nossa galáxia, a Via Láctea, que se apresenta em forma de espiral.  O Sistema Solar fica localizado em um de seus braços. A Via Láctea recebeu esse nome porque dá a ideia de um caminho esbranquiçado no céu. Via Láctea e igual a “caminho branco/Caminho de leite”.
 
SISTEMA SOLAR: O sistema solar é composto pelo sol, planetas, satélites, e pequenos corpos (asteroides, cometas, meteoros entre outros). Todos estes corpos celestes giram em torno do sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra. Os 08 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
 
ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO: O planeta Terra está sempre em movimento. Ele gira em torno de si mesmo e em torno do Sol. Esses dois movimentos acontecem ao mesmo tempo. São eles:
 
Rotação: É o movimento que a Terra faz quando gira em torno de si mesma. Demora 24 horas e cria os dias e as noites;
 
Translação: É o movimento que a Terra faz em torno do Sol. Demora 365 e cria as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
 
ESTAÇÕES DO ANO: Cada estação apresenta características diferente:
Outono: de 21 de março a 21 de julho, conhecido como o tempo da colheita;
Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro, é a estação mais fria do ano;
Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro e a estação mais florida do ano;
Verão: de 21 de dezembro a 21 de março, é a estação mais quente do ano.
 
LUA - SATÉLITE DA TERRA: A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, pois não tem luz própria.  É o único lugar do espaço em que o homem já pisou. Doze astronautas já aterrissaram por lá, cheia de crateras, poeira e pedras, sem atmosfera nem água, a Lua não abriga nenhuma forma de vida.
 
FASES DA LUA: O ciclo lunar, que demora cerca de 28 dias, tem quatro fases principais:
Lua nova: É quando não podemos ver a Lua da Terra, ela fica escondida;
Lua crescente: Daqui da Terra podemos ver metade da Lua, ela cresce da esquerda para a direita;
Lua cheia: Podemos ver toda a Lua iluminada pelo Sol;
Lua crescente: Daqui da Terra podemos ver metade da Lua, ela diminui da esquerda para a direita.
 
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