Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Modelo Plano Mensal - Informática/1º a 5º Anos


PLANO MENSAL – INFORMÁTICA

 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Informática
Série: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas: 01/02/2013 à 29/02/2013
Data: 01/02/2013

 “Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

Eixo: Tecnologia.

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Desenvolver uma visão abrangente e crítica sobre a influência das mídias em nossa sociedade, de modo a formar-se um receptor consciente;
Atribuir significado às informações e utilizar as tecnologias adequadas para resolver problemas de seu cotidiano;
Vivenciar a Informática como linguagem que deve ser trabalhada no sentido de potencializar as expressões verbal, escrita, visual, artística, musical e outras tantas que possam ser descobertas e desenvolvidas com o uso do computador;
Reconhecer a Informática e as Tecnologias como extensões de nossas capacidades na agilização e formatação de textos, apresentações multimídia, planilha de cálculos, desenhos, internet e etc;
Compreender o funcionamento dos dispositivos de hardware e softwares, bem como utilizá-los adequadamente;
Conhecer conceitos relacionados à internet e suas aplicações;
Compreender e empregar usual e corretamente a nomenclatura básica relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Alfabetizar-se digitalmente;
Aplicar e utilizar a informática em atividades cotidianas da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e como cidadão;
Manusear adequadamente hardwares e softwares;
Compreender o uso de atividades lúdicas como forma de aprendizagem;
Compreender dos riscos relacionados ao mau uso da internet;
Navegar responsavelmente e compreender a Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais e apresentações midiáticas;
Aulas práticas no laboratório de informática;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas na internet;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar;
Uso de sites adequados para complementar as aulas.

Conteúdo:

Série

Conteúdo

 

1º Ano

O que é o computador

As partes do computador

Para que serve o computador

Tá combinado: regras do Labin

 

2º Ano

Descobrindo as partes do computador

Funções do computador

Como usar o computador

Cuidados necessários com os equipamentos do Labin

 

3º Ano

O bom uso do computador e do labin

Partes e funções do computador

Aprofundando os estudos sobre a história dos computadores

História da Internet

 

4º Ano

Noções introdutórias: softwares e hardwares

Componentes do computador (periféricos)

Historia e evolução dos computadores e da internet

Conhecendo a área de trabalho

 

5º Ano

Softwares e hardwares

Passado e futuro dos computadores e da internet

Sistemas operacionais e suas principais ferramentas

Nos cliques do mouse


Recursos: utilização do Labin, notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; jogos; internet; quadro; giz; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua, os principais instrumentos utilizados serão: exercícios práticos de fixação e observação da evolução do aluno ao utilizar o computador e os diversos programas propostos. No quesito comportamental, os principais fatores observados serão: comportamento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
ARROYO, Gisele Magalhães. Windows e internet para crianças. Campinas: Editora Komedi, 2008.
Material disponibilizado no Curso – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/. Acesso em fevereiro de 2012.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
São Paulo. Oficina de informática educação. CRTE – Telêmaco Borda, 2003.
SEED/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação: Diretrizes. Brasília, julho de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário