Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (3º Ano): Componentes do Ambiente: Seres Vivos Não-vivos

Para baixar atividades: Clique aqui
 
PLANO – CIÊNCIAS

Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 03 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)

Eixo: Vida e meio ambiente. 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno: Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.

Conteúdo: Os componentes do ambiente: ar, água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.

Interatividade: Jogo: http://www.smartclass.com.br/seres_vivos_39.html
 
Vídeos:
 
 
  
Atividades Extra:














 
  

5 comentários:

  1. olá, tudo bem? quer saber tudo
    sobre ciencias as constelações?
    quer ter atividades sobre ciencias
    pois acesse o link e aproveite o conteudo
    link http://gestyy.com/ee0N3f

    ResponderExcluir
  2. Excelente herramienta de trabajos educativos en la clase de Ciencias para niños de escuela elemental. Muchas gracias, saludos desde Puerto Rico. ¡Feliz Año 2021!

    ResponderExcluir
  3. Atividades para casa sobre os seres vivos

    ResponderExcluir