Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (5º Ano): Terra

Para baixar: Clique aqui


PLANO – CIÊNCIAS
 

Instituição: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente. 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Conhecer as características do Planeta Terra
Reconhecer e diferenciar: hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera

Conteúdo:
Características do planeta Terra: forma, posição no Sistema Solar, movimentos, inclinação do eixo imaginário;
Estrutura do planeta Terra: atmosfera; hidrosfera; litosfera e biosfera.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 

Interatividade:
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/)
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.cambito.com.br/games/solar.htm)
Quis on-line: O sistema solar: (http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html)
Jogo on-line: Movimentos da terra (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1825
 

Anexo:

Planeta Terra

 
O Planeta Terra está situado na via Láctea e faz parte do sistema solar, de todos os planetas integrantes somente a Terra possui temperaturas favoráveis ao desenvolvimento e proliferação da vida, isso por que nosso planeta não é muito quente e nem muito frio. Em circunstâncias normais a temperatura média da Terra é de 15ºC.

A Terra realiza diversos movimentos, porém os principais são os de rotação e translação. O primeiro corresponde a um movimento que a Terra realiza em torno de si mesma e que requer 24 horas para ser concretizado. É responsável pelo surgimento dos dias e das noites.  O segundo corresponde ao movimento que a Terra realiza em torno do sol e para completá-lo são necessários 365 dias e 6 horas. É responsável pelo surgimento das estações do ano.

A respeito da formação do Planeta Terra existem duas explicações: o evolucionismo e o criacionismo, o primeiro se baseia na teoria do Big Bang e o segundo acredita na criação divina, ou seja, criada por Deus.

Atualmente, a teoria mais aceita perante a classe científica é de que o planeta Terra teria sua formação a partir do agrupamento de poeira cósmica, logo depois houve um aquecimento promovido por grandes reações químicas, essa junção formou corpos maiores devido à gravidade. A gravidade existente atraiu alguns gases formando assim uma espécie de atmosfera primitiva.

Os elementos que favorecem a vida na Terra são chamados de Biosfera ou “esfera da vida”, essa é composta pela litosfera, atmosfera e hidrosfera formada há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Os elementos citados interagem entre si e com os seres vivos presentes no planeta Terra (animais, vegetais e o homem).

Características gerais do planeta Terra:
Diâmetro total do planeta: 510 milhões de quilômetros quadrados.
Distância em relação ao sol: aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
Velocidade média da órbita: 29,79 quilômetros por segundo.
Idade da Terra: cerca de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.
Ponto mais alto da Terra: Everest, localizado no Nepal (China).
Estações do ano no hemisfério sul:
Verão (21 de dezembro a 21 de março);
Outono (21 de março a 21 de junho);
Inverno (21 de junho a 23 de setembro);
Primavera (23 de setembro a 21 de dezembro).

 
Atividade
1.  Pesquise e responda:
Em que galáxia está situado o planeta Terra?
Quais planetas do sistema solar têm condições de ter seres vivos?
Quais são os movimentos que a Terra realiza?
Explique o que é rotação?
Explique o que é translação?
Quanto tempo leva o movimento da rotação e o que ele cria?
Quanto tempo leva o movimento de translação e o que ele cria?
Explique a diferença entre as explicações da criação do mundo/Universo:
Explique com suas palavras o que é a Biosfera e do que ela é formada:
No Hemisfério Sul, quais são as data de começo e fim de cada estação do ano.

Vídeos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários: