Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (5º Ano): Biosfera

Para baixar: Clique aqui


PLANO – CIÊNCIAS
 

Instituição: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)

 
Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente. 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Reconhecer e diferenciar: hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera

Conteúdo:
Estrutura do planeta Terra: atmosfera;
Estrutura do planeta Terra: hidrosfera;
Estrutura do planeta Terra: litosfera;
Estrutura do planeta Terra: biosfera.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 

Anexo:

ATMOSFERA


Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. É composta de nitrogênio, gás carbônico, oxigênio, ouros gases e vapor de água.

A atmosfera terrestre é dividida em 05 camadas:

A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, na qual estão imersos os seres vivos de hábito terrestre. Nesta camada o ar está mais concentrado. Esse nome, troposfera, significa "esfera turbulenta", pois é ao longo dos seus aproximadamente 12 km, onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos.

Na estratosfera aparece uma grande concentração de ozônio, conhecida camada de ozônio, que funciona como um filtro para os raios solares. Ela absorve a radiação solar ultravioleta, deixando passar apenas parte deles e protegendo a vida da Terra. A estratosfera tem uma espessura média de aproximadamente 38 km.

Ao chegarmos na mesosfera passamos por 99% do peso do ar, ou seja, quase todo o ar já ficou para trás. Essa camada tem aproximadamente 50 km.

A termosfera ou ionosfera, essa camada tem uma espessura de aproximadamente 470 km. O ar da ionosfera é extremamente rarefeito e ainda assim oferece suficiente resistência aos meteoros, que bombardeiam diariamente a Terra, fragmentando-os.

A exosfera é a camada mais externa da atmosfera. Chega a confundir-se com o espaço cósmico.

HIDROSFERA

Hidrosfera é toda camada descontínua de água presente na Terra, ou seja, é toda a parte líquida contida no planeta. A hidrosfera compreende os oceanos, rios, lagos, calotas de gelo, água no subsolo e atmosfera, etc.

Os oceanos compõem a maior parte da hidrosfera, representando cerca de 97% dela.

O planeta Terra é, provavelmente, o único do sistema solar onde existe água na forma líquida. Esse atributo se dá devido ao efeito estufa, mantendo o calor no planeta. Sem o efeito estufa, a Terra teria temperaturas baixíssimas e toda a água se congelaria, se transformando em uma verdadeira “bola de neve”.

A água é um elemento fundamental à vida. Para se ter uma ideia, 75% de nosso corpo é constituído de água. Em contrapartida, a água doce é a grande minoria, se considerarmos que grande parte dessa água está poluída, a porcentagem de água doce cai mais ainda.

Juntamente com a atmosfera, a hidrosfera é responsável pela existência de vida na Terra.

LITOSFERA

Também denominada crosta terrestre, a litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.
 
As rochas que constituem a litosfera podem ser:
Rochas magmáticas: Também conhecidas como rochas ígneas, são formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.

Rochas sedimentares: São formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.

Rochas metamórficas: São formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.


BIOSFERA

Biosfera significa “esfera da vida”, ou seja, onde existe vida.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.

A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra:

Hidrosfera: representa a esfera das águas, composta por toda água existente no planeta;

Atmosfera: consiste na esfera dos gases que envolvem a Terra;

Litosfera: corresponde ao conjunto de rochas e solos, onde encontramos diversos tipos de minérios.

 

CORREÇÃO – ATIVIDADE

Explique com suas palavras o que é a Biosfera e do que ela é formada:
Resposta:
Biosfera é a esfera da vida, ou seja, a parte ou conjunto de regiões do nosso planeta onde existe ou pode existir vida.
Ela é formada pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e seres vivos.

Em que camada da atmosfera os seres vivos conseguem sobreviver? Explique porquê.
Resposta:
Na troposfera, pois é nesta camada que os seres vivos encontram a quantidade suficiente de gás oxigênio e gás carbônico para sobreviverem.

Para respirar, os animais que habitam a Terra precisam estar sempre absorvendo o gás oxigênio. No entanto, a quantidade desse gás na atmosfera não se altera. Explique porque isso acontece.
Resposta:
Porque as plantas realizam a fotossíntese, isto é, absorvem o gás carbônico que está na atmosfera e liberam o oxigênio para o meio, substituindo aquele que os seres vivos gastam para respirar.

Defina o termo atmosfera:
Resposta:
Camada de gases que envolve o planeta Terra.

Quais são os principais gases que compõem a atmosfera terrestre?
Resposta:
Nitrogênio e oxigênio.

Em quantas camadas está dividida a atmosfera?
Resposta:
Cinco:
1ª Troposfera
2ª estratosfera
3ª mesosfera
4ª termosfera ou ionosfera
5ª exosfera

Relacione:



Troposfera               

 

Estratosfera

 

Mesosfera

 

Ionosfera

 

Exosfera

( e ) 5ª e última camada da atmosfera, é a camada mais externa, chegando a ser confundida com o espaço.

(  d ) 4ª camada da atmosfera, ela também é muito importante, pois é ela que protege a Terra dos constante meteoros que bombardeiam a Terra.

( a ) 1ª camada da atmosfera, é a camada mais próxima da Terra, e onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos.

( b ) 2ª camada da atmosfera, ela é muito importante, pois nela se encontra o ozônio que protege a Terra dos excessivos raios solares.

(  c  ) 3ª camada da atmosfera.

Defina com suas palavras o que é hidrosfera.
Resposta:
Conjunto de todas as águas existentes no planeta Terra.

Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar água:
Resposta:
Rios, lagos, mares, atmosfera, icebergs, geleiras, aquíferos (subsolo), seres vivos etc.

Onde é encontrada a maior parte da hidrosfera terrestre?
Resposta:
Nos oceanos.

Cite três fatores que tornam o planeta Terra propício a ter existência de vida:
Resposta:
Temperatura amena, presença de água na forma líquida e composição da atmosfera, com presença de oxigênio e gás carbônico.

Defina com suas palavras o que é Litosfera:
Resposta:
Litosfera é a parte sólida que existe na superfície do nosso planeta.

Explique como se dá a formação de rochas: Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.
Resposta:                                                             
Magmáticas: Formadas a partir do magma que endurece ao se resfriar.
Sedimentares: Formadas pelo acúmulo de sedimentos, depósitos orgânicos e  recipitação de sais e carbonatos.
Metamórficas: Formadas a partir de transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas.

 
Vídeos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Plano de Aula - Ciencias (5º Ano): Terra

Para baixar: Clique aqui


PLANO – CIÊNCIAS
 

Instituição: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente. 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Conhecer as características do Planeta Terra
Reconhecer e diferenciar: hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera

Conteúdo:
Características do planeta Terra: forma, posição no Sistema Solar, movimentos, inclinação do eixo imaginário;
Estrutura do planeta Terra: atmosfera; hidrosfera; litosfera e biosfera.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 

Interatividade:
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/)
Jogo on-line: O sistema solar (http://www.cambito.com.br/games/solar.htm)
Quis on-line: O sistema solar: (http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html)
Jogo on-line: Movimentos da terra (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1825
 

Anexo:

Planeta Terra

 
O Planeta Terra está situado na via Láctea e faz parte do sistema solar, de todos os planetas integrantes somente a Terra possui temperaturas favoráveis ao desenvolvimento e proliferação da vida, isso por que nosso planeta não é muito quente e nem muito frio. Em circunstâncias normais a temperatura média da Terra é de 15ºC.

A Terra realiza diversos movimentos, porém os principais são os de rotação e translação. O primeiro corresponde a um movimento que a Terra realiza em torno de si mesma e que requer 24 horas para ser concretizado. É responsável pelo surgimento dos dias e das noites.  O segundo corresponde ao movimento que a Terra realiza em torno do sol e para completá-lo são necessários 365 dias e 6 horas. É responsável pelo surgimento das estações do ano.

A respeito da formação do Planeta Terra existem duas explicações: o evolucionismo e o criacionismo, o primeiro se baseia na teoria do Big Bang e o segundo acredita na criação divina, ou seja, criada por Deus.

Atualmente, a teoria mais aceita perante a classe científica é de que o planeta Terra teria sua formação a partir do agrupamento de poeira cósmica, logo depois houve um aquecimento promovido por grandes reações químicas, essa junção formou corpos maiores devido à gravidade. A gravidade existente atraiu alguns gases formando assim uma espécie de atmosfera primitiva.

Os elementos que favorecem a vida na Terra são chamados de Biosfera ou “esfera da vida”, essa é composta pela litosfera, atmosfera e hidrosfera formada há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Os elementos citados interagem entre si e com os seres vivos presentes no planeta Terra (animais, vegetais e o homem).

Características gerais do planeta Terra:
Diâmetro total do planeta: 510 milhões de quilômetros quadrados.
Distância em relação ao sol: aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
Velocidade média da órbita: 29,79 quilômetros por segundo.
Idade da Terra: cerca de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.
Ponto mais alto da Terra: Everest, localizado no Nepal (China).
Estações do ano no hemisfério sul:
Verão (21 de dezembro a 21 de março);
Outono (21 de março a 21 de junho);
Inverno (21 de junho a 23 de setembro);
Primavera (23 de setembro a 21 de dezembro).

 
Atividade
1.  Pesquise e responda:
Em que galáxia está situado o planeta Terra?
Quais planetas do sistema solar têm condições de ter seres vivos?
Quais são os movimentos que a Terra realiza?
Explique o que é rotação?
Explique o que é translação?
Quanto tempo leva o movimento da rotação e o que ele cria?
Quanto tempo leva o movimento de translação e o que ele cria?
Explique a diferença entre as explicações da criação do mundo/Universo:
Explique com suas palavras o que é a Biosfera e do que ela é formada:
No Hemisfério Sul, quais são as data de começo e fim de cada estação do ano.

Vídeos