PLANO MENSAL – INFORMÁTICA
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito CampeãoProfessora: Joyce Romão
Disciplina: Informática
Série: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas: 01/02/2013 à 29/02/2013
Data: 01/02/2013
Eixo: Tecnologia.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Desenvolver uma visão abrangente e crítica sobre a influência das mídias
em nossa sociedade, de modo a formar-se um receptor consciente;Atribuir significado às informações e utilizar as tecnologias adequadas para resolver problemas de seu cotidiano;
Vivenciar a Informática como linguagem que deve ser trabalhada no sentido de potencializar as expressões verbal, escrita, visual, artística, musical e outras tantas que possam ser descobertas e desenvolvidas com o uso do computador;
Reconhecer a Informática e as Tecnologias como extensões de nossas capacidades na agilização e formatação de textos, apresentações multimídia, planilha de cálculos, desenhos, internet e etc;
Compreender o funcionamento dos dispositivos de hardware e softwares, bem como utilizá-los adequadamente;
Conhecer conceitos relacionados à internet e suas aplicações;
Compreender e empregar usual e corretamente a nomenclatura básica relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Alfabetizar-se
digitalmente;Aplicar e utilizar a informática em atividades cotidianas da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e como cidadão;
Manusear adequadamente hardwares e softwares;
Compreender o uso de atividades lúdicas como forma de aprendizagem;
Compreender dos riscos relacionados ao mau uso da internet;
Navegar responsavelmente e compreender a Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais
e apresentações midiáticas;Aulas práticas no laboratório de informática;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas na internet;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar;
Uso de sites adequados para complementar as aulas.
Conteúdo:
Série
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Conteúdo
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1º Ano
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O que é o computador
As partes do computador
Para que serve o computador
Tá combinado: regras do Labin
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2º Ano
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Descobrindo as partes do computador
Funções do computador
Como usar o computador
Cuidados necessários com os equipamentos do Labin
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3º Ano
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O bom uso do computador e do labin
Partes e funções do computador
Aprofundando os estudos sobre a
história dos computadores
História da Internet
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4º Ano
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Noções
introdutórias: softwares e hardwares
Componentes do computador (periféricos)
Historia
e evolução dos computadores e da internet
Conhecendo
a área de trabalho
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5º Ano
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Softwares
e hardwares
Passado
e futuro dos computadores e da internet
Sistemas
operacionais e suas principais ferramentas
Nos
cliques do mouse
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Recursos: utilização do Labin, notebook; projetor;
microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; jogos;
internet; quadro; giz; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel
sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua, os
principais instrumentos utilizados serão: exercícios práticos de fixação e
observação da evolução do aluno ao utilizar o computador e os diversos
programas propostos. No quesito comportamental, os principais fatores
observados serão: comportamento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
ARROYO, Gisele Magalhães. Windows e internet para crianças.
Campinas: Editora Komedi, 2008.Material disponibilizado no Curso – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/. Acesso em fevereiro de 2012.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
São Paulo. Oficina de informática educação. CRTE – Telêmaco Borda, 2003.
SEED/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação: Diretrizes. Brasília, julho de 1997.
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