Para baixar atividades: Clique aqui
PLANO ANUAL DE
DISCIPLINA
Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (1º,
2º, 3º, 4º e 5º Anos)Disciplina: Informática
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão
Introdução: Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida
durante o ano letivo 2013. A Escola Estadual XV de Novembro compromete-se a
formar um aluno diferenciado, cujo perfil vem resumido no PPP (2013. p.____). A
disciplina de Informática do (1º ao 5º ano) visando colaborar com a
constituição deste perfil, vem desenvolver as competências e habilidades
discriminadas a seguir:
Competências:
Desenvolver uma visão abrangente e crítica sobre a influência das mídias
em nossa sociedade, de modo a formar-se um receptor consciente;Atribuir significado às informações e utilizar as tecnologias adequadas para resolver problemas de seu cotidiano;
Vivenciar a Informática como linguagem que deve ser trabalhada no sentido de potencializar as expressões verbal, escrita, visual, artística, musical e outras tantas que possam ser descobertas e desenvolvidas com o uso do computador;
Reconhecer a Informática e as Tecnologias como extensões de nossas capacidades na agilização e formatação de textos, apresentações multimídia, planilha de cálculos, desenhos, internet e etc;
Compreender o funcionamento dos dispositivos de hardware e softwares, bem como utilizá-los adequadamente;
Conhecer conceitos relacionados à internet e suas aplicações;
Compreender e empregar usual e corretamente a nomenclatura básica relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Habilidades:
Alfabetizar-se
digitalmente;Aplicar e utilizar a informática em atividades cotidianas da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e como cidadão;
Manusear adequadamente hardwares e softwares;
Compreender o uso de atividades lúdicas como forma de aprendizagem;
Compreender dos riscos relacionados ao mau uso da internet;
Navegar responsavelmente e compreender a Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.
Metodologias
e tecnologia utilizada:
Aulas com
um contexto significativo no cotidiano dos alunos; Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;
Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais;
Aulas práticas no laboratório de informática;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas na internet;
Produção de informações através do uso das tecnologias;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar;
Uso de sites adequados para complementar as aulas;
Visitas exploratórias à ambientes externos à unidade escolar (LABINS).
1º
Anos: Ementa: Iniciação sobre o computador,
suas partes e funções. Compreensão das regras necessárias ao bom uso do Labin e
equipamentos. Iniciação à história dos computadores. Iniciação ao correto manuseio
do mouse e teclado. Iniciação à digitação. Aplicação de jogos educativos de
forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Iniciação à nomenclatura básica
relacionada às TICs. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação
aos resíduos tecnológicos descartados. Compreensão dos conceitos relacionados à
internet e experimentação da navegação.
Observações: 1º Ano: Nas séries iniciais serão privilegiados os contatos iniciais com
os recursos tecnológicos, de forma lúdica, atrativa e que não provoquem
ansiedade nos alunos que não apresentam experiência com estes recursos.
2º
Anos: Ementa: Estudo das partes e funções
do computador. Reflexão sobre o bom uso do computador. Introdução à história dos computadores.
Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e
teclado). Introdução à digitação. Aplicação de jogos educativos de forma
interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Introdução à nomenclatura básica
relacionada às TICs. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação
aos resíduos tecnológicos descartados. Compreensão dos conceitos relacionados à
internet e experimentação da navegação.
Observações: 2º Ano: Nas séries iniciais serão privilegiados os contatos iniciais com
os recursos tecnológicos, de forma lúdica, atrativa e que não provoquem
ansiedade nos alunos que não apresentam experiência com estes recursos.
3º
Anos: Ementa: Reflexão sobre o bom uso do
computador e labin. Aprofundamento dos estudos das partes e funções do
computador. Conhecimento sobre a história dos computadores. Introdução sobre a
história da internet. Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada
de dados (mouse e teclado). Desenvolvimento da digitação. Compreensão dos
conceitos relacionados à multimídia. Emprego da
nomenclatura básica
relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e
experimentação da navegação. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em
relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos educativos de forma
interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares.
4º
Anos: Ementa: Introdução a softwares e
hardwares. Caracterização dos componentes do computador. Estudo da
história e evolução do computador e internet. Definição da área de trabalho.
Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e
teclado). Aprimoramento da digitação. Emprego da
nomenclatura básica
relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e
experimentação da navegação. Desenvolvimento da nitiqueta. Estimulo à
construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos
descartados. Aplicação
de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares.
Introdução ao estudo do Office.
5º
Anos: Ementa: Análise de softwares e
hardwares. Conhecimento sobre da história e evolução do
computador e internet. Reflexão sobre o futuro das TICs. Estudo dos principais
sistemas operacionais e suas ferramentas. Conhecimento e manuseio correto de
periféricos de entrada de e saída de dados. Aprimoramento da digitação. Emprego usual e correto da nomenclatura básica relacionada às TICs.
Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da
navegação. Desenvolvimento da nitiqueta. Estimulo à construção de práticas
sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos
educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Estudo
das pastas e arquivos. Introdução ao estudo do BrOffice. Aprofundamento do
estudo do Office. Introdução ao estudo do Paint.
Avaliações: A avaliação será
processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores
observados serão: desenvolvimento nas aulas práticas, participação, interesse,
comportamento e assiduidade. Já o
principal instrumento utilizado será uma atividade avaliativa prática,
desenvolvida no Labin (bimestralmente).
Referencias:
ALMEIDA, Fernando
José de, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini, JÚNIOR, Fernando Moraes Fonseca.
Criando ambientes inovadores: educação
e informática. Brasília. MEC/SEED/PROINFO,1999a.ALMEIDA, Fernando José de, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Aprender construindo: a informática se transformando com os professores. Brasília. MEC/SEED/PROINFO, 1999b.
ARROYO, Gisele Magalhães. Windows e internet para crianças. Campinas: Editora Komedi, 2008.
Material disponibilizado no Curso – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/. Acesso em fevereiro de 2012.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
SÃO PAULO. Diretrizes da escola de tempo integral. São Paulo: SEE, 2006.
São Paulo. Oficina de informática educação. CRTE – Telêmaco Borda, 2003.
SEED/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação: Diretrizes. Brasília, julho de 1997.
1º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
Aula
|
1.
O que é
o computador
|
2.
As
partes do computador
|
3.
Para
que serve o computador
|
4.
Tá
combinado: regras do Labin
|
5.
Computadores:
como eram seus pais
|
6.
Aprendendo
a usar o computador
|
7.
Coleguinha
mouse
|
8.
Doutor
teclado
|
9.
A
“mente” do computador: os programas
|
10.
Atividade
avaliativa – 1º bimestre
|
11.
Exercitando
com o mouse: atividade liga-pontos
|
12.
Exercitando
com o mouse: atividade pintar
|
13.
Exercitando
com o mouse: atividade contornar
|
14.
Exercitando
com o teclado: atividade labirinto (setas)
|
15.
Exercitando
com o teclado: atividade caça à letras
|
16.
Exercitando
com o teclado: atividade caça aos números
|
17.
Exercitando
com o teclado: aprendendo a digitar
|
18.
Reciclagem
de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)
|
19.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
português I
|
20.
Atividade
avaliativa – 2º bimestre
|
21.
É
brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de
português II
|
22.
É
brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de
matemática I
|
23.
É
brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de
matemática II
|
24.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
história I
|
25.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
história II
|
26.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
geografia I
|
27.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
geografia II
|
28.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
ciências I
|
29.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
ciências II
|
30.
Atividade
avaliativa – 3º bimestre
|
31.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de inglês
I
|
32.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de inglês
II
|
33.
É
brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de artes
|
34.
Quantas palavras novas nesse mundo
digital
|
35.
Internet
e o mundo virtual...é preciso navegar mas com cuidado!
|
36.
Segurança
das crianças na internet
|
37.
Navegando
pela internet e interagindo com livros
digitais: contos infantis narrados I
|
38.
Navegando
pela internet e interagindo com livros
digitais: contos infantis narrados II
|
39.
Navegando
pela internet e interagindo com livros
digitais: contos infantis narrados III
|
40.
Atividade
avaliativa – 4º bimestre
|
2º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
Aula
|
1.
Descobrindo
as partes do computador
|
2.
Funções
do computador
|
3.
Como
usar o computador
|
4.
Cuidados
necessários com os equipamentos do Labin
|
5.
Um
pouco de história: o tataravó dos nossos computadores
|
6.
Meu
amigo mouse: desvendando seus mistérios
|
7.
O
senhor teclado: parece complicado mas não é...
|
8.
Função
inserir formas: desenhos com formas geométricas
|
9.
Recontar
histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Chapeuzinho
Vermelho)
|
10.
Atividade
avaliativa – 1º bimestre
|
11.
Recontar
histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor
(Pinóquio)
|
12.
Recontar
histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (João
e Maria)
|
13.
Recontar
histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Os Três
Porquinhos)
|
14.
Digitando e cantando (O Relógio)
|
15.
Digitando e cantando (A Casa)
|
16.
Digitando e cantando (O Pato)
|
17.
Digitando e cantando (A Foca)
|
18.
Reciclagem
de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)
|
19.
Jogos
educativos e informática nas aulas de português I
|
20.
Atividade
avaliativa – 2º bimestre
|
21.
Jogos
educativos e informática nas aulas de português II
|
22.
Jogos
educativos e informática nas aulas de matemática I
|
23.
Jogos
educativos e informática nas aulas de matemática II
|
24.
Jogos
educativos e informática nas aulas de história I
|
25.
Jogos
educativos e informática nas aulas de história II
|
26.
Jogos
educativos e informática nas aulas de geografia I
|
27.
Jogos
educativos e informática nas aulas de geografia II
|
28.
Jogos
educativos e informática nas aulas de ciências I
|
29.
Jogos
educativos e informática nas aulas de ciências II
|
30.
Atividade
avaliativa – 3º bimestre
|
31.
Jogos
educativos e informática nas aulas de inglês I
|
32.
Jogos
educativos e informática nas aulas de inglês II
|
33.
Jogos
educativos e informática nas aulas de artes
|
34.
Quantas palavras novas nesse mundo
digital
|
35.
Internet
e o mundo virtual...é preciso navegar mas com cuidado!
|
36.
Segurança
das crianças na internet
|
37.
Internet:
aprendendo a pesquisar
|
38.
Navegando
pela internet e criando quadrinhos com a turma da Mônica nas aulas de informática
|
39.
Navegando
pela internet e interagindo com livros
digitais: os contos infantis nas aulas de informática
|
40.
Atividade
avaliativa – 4º bimestre
|
3º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
Aula
|
1.
O bom uso do computador e do labin
|
2.
Partes e funções do computador
|
3.
Aprofundando os estudos sobre a
história dos computadores
|
4.
História da Internet
|
5.
Mouse:
funcionalidades e componentes
|
6.
Manipulação
do mouse através de jogos educativos I
|
7.
Manipulação
do mouse através de jogos educativos II
|
8.
Manipulação
do mouse através de editores de desenho I
|
9.
Manipulação
do mouse através de editores de desenho II
|
10.
Atividade
avaliativa – 1º bimestre
|
11.
Teclado
alfanumérico: funcionalidades e componentes
|
12.
Manipulação
do teclado através de jogos educativos I
|
13.
Manipulação
do teclado através de jogos educativos II
|
14.
Manipulação
do teclado através de editores de texto (digitação) I
|
15.
Manipulação
do teclado através de editores de texto (digitação) II
|
16.
Multimídia:
recursos de vídeo e som
|
17.
Nomenclatura
básica relacionada às TICs
|
18.
Internet:
possibilidades e perigos
|
19.
Segurança
das crianças na internet
|
20.
Atividade
avaliativa – 2º bimestre
|
21.
Internet:
desenvolvendo a pesquisa web
|
22.
Internet:
desenvolvendo a pesquisa imagens
|
23.
Internet:
desenvolvendo a pesquisa vídeos
|
24.
Reciclagem
de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)
|
25.
Jogos
educativos e informática nas aulas de português I
|
26.
Jogos
educativos e informática nas aulas de português II
|
27.
Jogos
educativos e informática nas aulas de matemática I
|
28.
Jogos
educativos e informática nas aulas de matemática II
|
29.
Jogos
educativos e informática nas aulas de história I
|
30.
Atividade
avaliativa – 3º bimestre
|
31.
Jogos
educativos e informática nas aulas de história II
|
32.
Jogos
educativos e informática nas aulas de geografia I
|
33.
Jogos
educativos e informática nas aulas de geografia II
|
34.
Jogos
educativos e informática nas aulas de ciências I
|
35.
Jogos
educativos e informática nas aulas de ciências II
|
36.
Jogos
educativos e informática nas aulas de inglês I
|
37.
Jogos
educativos e informática nas aulas de inglês II
|
38.
Jogos
educativos e informática nas aulas de artes I
|
39.
Jogos
educativos e informática nas aulas de artes II
|
40.
Atividade
avaliativa – 4º bimestre
|
Aula
|
1.
Noções
introdutórias: softwares e hardwares
|
2.
Componentes do computador (periféricos)
|
|
4.
Conhecendo
a área de trabalho
|
5.
Mouse:
funcionalidades e componentes
|
6.
Teclado
alfanumérico: funcionalidades e componentes
|
7.
Teclado e digitação I
|
8.
Teclado e digitação II
|
9.
Teclado e digitação III
|
10.
Atividade
avaliativa – 1º bimestre
|
11.
Nomenclatura
básica relacionada às TICs
|
12.
Internet:
possibilidades e perigos
|
13.
Segurança
das crianças na internet
|
14.
Internet:
pesquisando de modo seguro
|
15.
Internet:
pesquisa livre I
|
16.
Internet:
pesquisa livre II
|
17.
E-mail
|
18.
Netiqueta
|
19.
Vírus
|
20.
Atividade
avaliativa – 2º bimestre
|
21.
Hacker, Cracker
|
22.
Reciclagem
de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)
|
23.
Jogos
educativos e informática nas aulas de português
|
24.
Jogos
educativos e informática nas aulas de matemática
|
25.
Jogos
educativos e informática nas aulas de história
|
26.
Jogos
educativos e informática nas aulas de geografia
|
27.
Jogos
educativos e informática nas aulas de ciências
|
28.
Jogos
educativos e informática nas aulas de inglês
|
29.
Jogos
educativos e informática nas aulas de artes
|
30.
Atividade
avaliativa – 3º bimestre
|
31.
Criação
de quadrinhos (turma da Mônica)
|
32.
Inclusão
digital
|
33.
Bate
papo
|
34.
Redes
sociais
|
35.
Blogs
|
36.
Noções
introdutórias: office
|
37.
Word
|
38.
Excel
|
39.
PowerPoint
|
40.
Atividade
avaliativa – 4º bimestre
|
Aula
|
1.
Softwares
e hardwares
|
2.
Passado
e futuro dos computadores e da internet
|
3.
Sistemas
operacionais e suas principais ferramentas
|
4.
Nos cliques
do mouse
|
5.
Teclado:
introdução à datilografia
computacional I
|
6.
Teclado:
introdução à datilografia
computacional II
|
7.
Teclado:
introdução à datilografia
computacional III
|
8.
Teclado:
introdução à datilografia
computacional IV
|
9.
Nomenclatura
básica relacionada às TICs
|
10.
Atividade
avaliativa – 1º bimestre
|
11.
Pesquisas
na internet
|
12.
E-mail,
bate
papo, redes sociais e blogs
|
13.
Netiqueta
|
14.
Vírus
(Trojan, Worm)
|
15.
Reciclagem
de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)
|
16.
Jogos
educativos e informática nas aulas de português
|
17.
Jogos
educativos e informática nas aulas de matemática
|
18.
Jogos
educativos e informática nas aulas de história
|
19.
Jogos
educativos e informática nas aulas de geografia
|
20.
Atividade
avaliativa – 2º bimestre
|
21.
Jogos
educativos e informática nas aulas de ciências
|
22.
Jogos
educativos e informática nas aulas de inglês
|
23.
Jogos
educativos e informática nas aulas de artes
|
24.
Pastas e arquivos: criação,
seleção, movimentação e exclusão
|
25.
Botões minimizar, maximizar
e restaurar
|
26.
Arquivos: salvar, abrir e
imprimir
|
27.
Arquivos: nomear, renomear e
editar
|
28.
Office e BrOffice
|
29.
Word:
o processador de texto
|
30.
Atividade
avaliativa – 3º bimestre
|
31.
Word:
ferramentas de formação
|
32.
Excel:
o processador de tabelas e gráficos
|
33.
Excel:
construindo tabelas
|
34.
Excel:
construindo gráficos
|
35.
Excel:
ferramentas de formação
|
36.
PowerPoint:
o processador de apresentações
|
37.
PowerPoint:
construindo apresentações
|
38.
PowerPoint:
ferramentas de formação
|
39.
Paint: recursos para a arte
|
40.
Atividade
avaliativa – 4º bimestre
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário