sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

1º Dia de Aula e Caderno de Planos

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1º Dia de Aula:
Apresentação
Elaboração conjunta do contrato didático
Lista de material
Encapamento de livros didáticos
Identificação de cadernos 

Rotina:
Levantamento de hipóteses
Exposições dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos
Leituras compartilhadas
Copia de texto no caderno, destacando os conceitos apresentados nas exposições dialogadas
Desenvolvimento de experiências concretas (sempre que o conteúdo permitir)
Revisão dos conceitos trabalhados nas aulas anteriores através de:
Questionamentos orais
Interpretação de textos informativos e imagens
Jogos on-line educativos
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais
Problematizações
Produções textuais
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras (inclusive com auxilio do livro didático)
Trabalhos em grupo

Deveres dos Alunos
Ir todos os dias à escola
Chegar na hora certa
Fazer as tarefas
Cuidar do seu material
Respeitar as pessoas
Manter a higiene do corpo/sala

Direitos dos Alunos
Receber educação
Receber alimentação
Receber assistência média
Dar suas opiniões
Ser respeitado
Receber amor e carinho

Contrato Didático
Sentar corretamente
Falar um de cada vez
Levantar a mão e esperar a sua vez de falar
Respeitar as pessoas
Manter a higiene do corpo/sala
Fazer todas as atividades propostas
Ser assíduo e pontual

Rotina
Acolhida
Revisão do para casa
Curtindo as leituras
Desenvolvimento das situações didáticas
Revisão do dia
Para casa

Disciplinas
Artes Maciais
Artes
Ciências
Dança
Educação Física
Ensino Religioso
Esportes
Estudo Dirigido
Experiências Matemáticas
Filosofia
Geografia
História
Informática
Inglês
Iniciação Musical
Leitura
Língua Portuguesa
Matemática
Xadrez
 
RIGOROSIDADE NA ROTINA ESCOLAR
1.     Na dispensa dos alunos (final da aula ou intervalo do recreio) formar fila e dispensar com ordem para não causar tumulto; não é necessário dar o sinal;
2.     Zelar para que o material do aluno fique na sala de aula, levando apenas a atividade do para casa;
3.     Fazer uso e controle do livro didático, conservando-o em perfeito estado de conservação e orientando os alunos no manuseio do mesmo;
4.     Formar fila antes de entrar na sala de aula, no retorno do recreio e no primeiro tempo do turno vespertino;
5.     O professor deverá receber o aluno na porta da sala de aula, observando a higiene corporal. Caso o aluno se apresente em condições inadequadas encaminhar o aluno, para a coordenação;
6.     Evitar tomar decisões individuais: chamar os pais; reunião; dispensa do aluno; ou outra situação similar. Atitudes como estas causam transtornos;
7.     É importante que o planejamento se realize junto com o professor auxiliar, para que as atividades não sejam diferenciadas. Assim é mais fácil para o aluno se organizar (Planejar em cima do fluxo);
8.     Alguns objetivos gerais devem ser perseguidos por toda a equipe. Por exemplo: incentivar os alunos a conhecer todo o espaço escolar, os funcionários e suas respectivas funções; evitando o uso do “tia”; priorizar o desenvolvimento da competência leitora e escritora (usar o mínimo possível de material impresso); desenvolver a atenção, o saber ouvir; zelo pelo patrimônio escolar; respeito aos colegas, à diversidade cultural; ser rigoroso quando presenciar qualquer manifestação de bullyng na sala de aula, no corredor, ou qualquer outro espaço. Enfim, investir na formação humana, conforme prevê a missão da escola...”tornando-os preparados para uma atuação cidadã de forma comprometida, respeitável e construtiva”;
9.     Lembrar que a dificuldade de aprendizagem nem sempre é patológica, as vezes implica na dificuldade de adequação. Diante desse problema procurar os serviços da psicopedagogia;
10.  O contrato didático é construído no coletivo, seu funcionamento implica a obediência de todos. Qualquer exceção confunde o aluno;
11.  No uso do material impresso, este deve ser entregue ao coordenador, que deve se responsabilizar pela impressão. Essa medida visa “desafogar” a sala de direção e dar mais agilidade aos trabalhos administrativos, pedimos assim que se evite utilizar os computadores da Secretaria e da Direção. Fica à nossa disposição os computadores da Sala de Professores e do LABIM;
12.  Incluir no aprendizado dos alunos os bons hábitos alimentares, sensibilizando sobre a valorização da refeição para que não seja desperdiçada comida;
13.  O uso das tecnologias implica a reserva do material com antecedência, o preenchimento da ficha e a entrega de uma evidência para a técnica responsável do setor (Profª. Conceição);
14.  O uso de material de expediente deve ser solicitado às segunda-feira, mediante preenchimento da requisição;
15.  As aulas do contra turno devem ser planejadas com atividades lúdicas e prazerosas. É momento de concretizar os conteúdos, sair do abstraísmo, ensinar a aprender fazendo. Use e abuse das ações do passeando também se aprende;
16.  Utilizar o caderno de agendamento do aluno para os avisos aos pais (evitar comunicado verbal);
17.  Não esquecer de evidenciar todas as atividades executadas de forma a validar o trabalho realizado;
18.   Não cobrar dos alunos nenhum tipo de taxas sem comunicar ao suporte pedagógico.

RIGOROSIDADE NOS TRABALHOS DO SUPORTE NO REFEITÓRIO E PÁTIO
1.    A refeição deve ser servida primeiro para as meninas, obedecendo a fila por ordem de tamanho (pegou a refeição – silencio!);
2.    A oração deve acontecer na fila, sempre por podem de tamanho, logo após terem lavado as mãos;
3.    O prato deve ser servido nas mesas, devolvido (esvaziado de restos de comida) no local destinado, evitando desperdícios;
4.    Não permitir que façam a refeição em ambiente barulhento, conversando de boca cheia. É o momento de oficinas para os saberes aprendidos na sala de aula sobre os bons hábitos alimentares;
5.    Rigorosidade na hora do banho, sempre os pequenos primeiro. Os maiores, patrulheiros da ordem e da limpeza, devem fazer monitoramento. Evitar molhar os cabelos se não tiver xampu para lavar, primeiro pelo asseio do couro cabeludo. Manter os cabelos penteados;
6.    Não permitir a ingestão de alimentos fora do refeitório, para evitar a proliferação de restos de alimentos em outros ambientes da escola;
7.    Manter-se vigilantes nos intervalos: café da manhã, momento cívico, social, recreio, embarque e desembarque.
 
O POTE RACHADO
Um carregador de água da índia levava dois potes grandes pendurados em cada ponta de uma vara...
Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim do caminho entre o poço e a casa do chefe.
Enquanto isso, o pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe.
É claro que o homem estava envergonhado por realizar apenas a metade da tarefa...
Desanimado o carregador desabafou com um homem que estava à beira do poço: – Estou envergonhado porque nesses dois anos fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no pote faz com que a água vaze por todo o caminho da casa do meu patrão. O defeito desse pote me envergonha...
O homem sentindo pena do carregador convidou para que ele o acompanhasse pela estrada... E, à medida que eles subiam a montanha, foram reparando nas lindas flores que brotavam no caminho.
O carregador percebeu então que o velho pote rachado que vazava permitia aquela maravilha... porque só havia flores no lado em que a água ia pingando e regando o chão...
...Cada ser humano tem virtudes e defeitos e isso não desmerece ninguém... Todos nós temos um lado que é meio "pote rachado". Porém, com paciência e compreensão, dá para encontrar flores no caminho...
 
 





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