Para baixar atividades: Clique aqui
PLANO – CIÊNCIAS
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
“Educar
é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico
da palavra".
(Anísio Teixeira)
Eixo: Vida e meio
ambiente.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade
do planeta;
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos.
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Verificar
a presença do ar.
Identificar a composição e as propriedades do ar
relacionando fatos do cotidiano com essas propriedades;
Perceber
a atmosfera como uma camada gasosa que protege a terra bem como reconhecer a
mistura de gases que a compõem.
Conhecer
e distinguir as camadas da atmosfera.
Reconhecer
o ar como um recurso indispensável à vida e perceber que o oxigênio é o
elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
Conhecer
formas de poluição e desenvolver atitudes para reduzir a poluição do ar.
Relacionar
os movimentos de inspiração e expiração como o fenômeno das trocas gasosas.
Conteúdo:
Ar:
propriedades
e composição
Atmosfera
– camada de ar que envolve a Terra
Fenômenos
atmosféricos
A
importância da atmosfera para os seres vivos
Poluição
do ar
Ar puro e
respiração saudável
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Demonstrações
práticas
através do desenvolvimento de experiências
concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras
compartilhadas;
Levantamento de
hipóteses;
Pesquisas
através da biblioteca
e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de
exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras;
Uso do
livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado,
bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor;
microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet;
materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos;
materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no
decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a
resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção
textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento,
desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno
do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto
Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano).
Circuito Campeão.
PESSÔA,
Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é
nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS.
Referencial Curricular para o Ensino
Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
Interatividade: Jogo (combate a
poluição): http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-combate-a-poluicao.html
Vídeos:
Atividades Extra: