PLANO ANUAL DE DISCIPLINA
 
Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (3º,
4º e 5º Ano)
Disciplina: Ciências
Instituição: Escola Estadual XV
de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão
Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo formar cidadãos críticos,
atuantes e participativos, bem como, conhecedores de conceitos relevantes à
disciplina. A interação indivíduo-sociedade-meio ambiente se constrói e se
sustenta com base nas informações, que uma vez decodificadas, permitem ao
indivíduo a problematização do ver-se e do ver o mundo, bem como, a sua
interferência nele. Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a
ser desenvolvida durante o ano letivo 2013 nesta área do conhecimento. 
Objeto de conhecimento: Relação
do homem com a natureza
(tecnologia e sociedade, vida e ambiente, ser humano e saúde) associada aos
aspectos sociais, econômicos, políticos
e culturais.
Eixos: 
Vida
e meio ambiente;
Ser
humano e saúde;
Ciência,
Tecnologia e Sociedade;
Terra
e Universo.
Metodologias
e tecnologia utilizada:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos; 
Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos; 
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e
midiáticos;
Aulas
práticas no laboratório de informática;
Demonstrações
práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Desenvolvimento de competições
cognitivas e manuais;
Desenvolvimento de feiras e
exposições;
Excursões e visitas exploratórias
à ambientes externos à unidade escolar;
Interpretação de textos
informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e
portais educacionais (Labin);
Problematizações; 
Produções textuais;
Resolução de exercícios de
fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Trabalhos em grupo;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de
aprendizagem;
Uso do livro didático.
Recursos:
Notebook;
Projetor;
Microfone;
Caixas amplificadoras de som;
Impressora;
Vídeos;
Musicas;
Jogos;
Internet;
Materiais
concretos;
Quadro;
Giz;
Livro
didático;
Textos
informativos;
Materiais
impressos;
Gravuras;
Apostilas;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Papel
sulfite.
Competências Gerais –
Fluxo:
Vida e meio ambiente:
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos.
Ser humano e saúde:
Conhecer o próprio
corpo e dele cuidar;
Adotar e valorizar
hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida;
Agir de forma
responsável em relação à saúde individual e coletiva.
Ciência, Tecnologia e
Sociedade:
Compreender a
tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo
atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e
transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes
fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir
conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
Competências Gerais –
Referencial:
Vida e meio ambiente: ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a
sustentabilidade do planeta.
Ser humano e saúde: ser capaz de adotar
atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva,
utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os
fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do
equilíbrio, e para a prevenção de doenças comuns em sua comunidade.
Ciência, Tecnologia e
Sociedade:
compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas,
sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente.
Habilidades Gerais –
Fluxo
Adotar uma postura
investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e
registros;
Procurar
soluções para situações-problema associadas à fenômenos da natureza a partir
de uma postura investigativa;
Reconhecer a
importância do trabalho coletivo e colaborativo na construção do conhecimento
científico;
Estabelecer relações
entre fatos ou fenômenos e ideias;
Comunicar com
precisão suas ideias e concepções a cerca dos fenômenos naturais e
tecnológicos;
Reconhecer
a importância do registro organizado em gráficos e tabelas para a descrição e
compreensão dos fenômenos da natureza.
3º Ano – Ementa: Estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização
dos movimentos da Terra. Definição e comparação entre os componentes do
ambiente (bióticos e abióticos). Introdução aos conceitos relacionados ao ar,
água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos
tipos de poluição e suas consequências como o aquecimento global, enchentes,
erosão e desertificação. Classificação dos seres vivos. Pesquisa das interações
entre seres vivos. Estudo e diferenciação entre animais e vegetais.
Aprofundamento dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das
cadeias e teias alimentares. Compreensão do conceito de ecossistemas. Reflexão
sobre crimes ambientais. Análise e construção de práticas sustentáveis.
Orientação sobre higiene e saúde. Estabelecimentos de relações entre bons
hábitos alimentares, atividades física e saúde. Exame de questões relacionadas
à saneamento básico e direitos sociais. Análise das partes, funções e relações
estabelecidas no corpo humano. Identificação dos órgãos do sentido. Exame e
crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas
4º Ano – Ementa: Construção dos conceitos (Universo e Galáxias).
Compreensão das principais teóricas de criação do Universo. Aprofundamento do
estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra e
seus efeitos. Compreensão e distinção entre as estações do ano. Diferenciação
entre clima e tempo. Estudo da matéria e suas transformações químicas e
físicas. Análise da exploração de recursos renováveis e não-renováveis.
Reflexão sobre a importância da reciclagem e de práticas sustentáveis. Estudo
de sistemas, substâncias e misturas. Aprofundamento da compreensão do conceito
de ecossistemas interdependentes. Definição e comparação entre os principais
biomas brasileiros. Reflexão sobre os fatores que desequilibram os
ecossistemas. Analise das relações de interdependência entre os sistemas
bióticos e abióticos. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino vegetal.
Reflexão sobre crimes ambientais e ações inibidoras de combate a estes crimes.
Análise e discussão das relações ecológicas, equilíbrio ambiental e dinâmica
populacionais. Exploração dos temas relacionados ao reino animal e
interdependências das cadeias e teias alimentares. Aprofundamento das
discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos
alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo do ar e água.
Análise das relações entre sistema digestivo, locomotor e circulatório humano.
Introdução aos conceitos relacionados à luz e sombra e energia elétrica.
Pesquisa relacionada às revoluções tecnológicas e tecnologias sustentáveis.
5º Ano – Ementa: Caracterização do planeta Terra. Descrição e
análise das particularidades da estrutura do planeta (atmosfera, hidrosfera,
litosfera e biosfera). Demonstração e resgate histórico das formas de
representação do planeta. Revisão e aprofundamento dos conceitos relacionados
ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos
diversos tipos de poluição e suas consequências. Incentivo à práticas
cotidianas de responsabilidade socioambiental. Explicitação das necessidades
primárias dos seres vivos. Compreensão do conceito de níveis de organização
(biosfera, ecossistemas, populações e comunidades). Compreensão do conceito de
habitat e nicho ecológico. Análise e discussão das relações ecológicas e a
interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente. Estudo da
evolução do homem. Exame dos fatores relacionados ao crescimento populacional
humano e suas consequências. Introdução à pesquisa cientifica. Estudo e análise
das diferentes formas e fontes de energia e seus impactos ambientais (limpas e
poluentes). Introdução ao magnetismo. Investigação da estrutura e organização
do corpo humano. Interpretação da história do corpo humano (da infância à
velhice). Levantamento dos benefícios que a tecnologia oferece ao corpo humano
na contemporaneidade. Aprofundamento das discussões relacionadas ao
estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene,
atividades física e saúde. Estudo dos órgãos e sistemas e sua integração
(nervoso, respiratório, digestivo, excretor, hormonal e reprodutor). Exame de
questões relacionadas à sexualidade humana (puberdade, menstruação, fecundação
e gestação), Discussão de riscos relacionados á atividade sexual humana (DSTs,
gravides na adolescência e métodos contraceptivos). Exame e crítica ao uso de
drogas lícitas e ilícitas.
Avaliações: O conceito de
avaliação assumido neste plano é da definição proposta por Libâneo,
“a avaliação é uma tarefa didática
necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo
o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo
obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são
comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos,
dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”. Assim na disciplina de Ciências a avaliação será processual e contínua no
decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão:
desenvolvimento, participação, interesse, comportamento e assiduidade. Já o principal instrumento utilizado
será a avaliação bimestral objetiva interna. A média final do educando poderá
ainda ser obtida pela somatória e divisão de trabalhos complementares à
avaliação bimestral (pesquisas, exercícios de fixação, produção textuais,
competições, apresentações [feiras e exposições], trabalhos artesanais
[reciclagem]). 
Atividade/Projetos Extra
Sala (projetos setoriais vinculados à disciplina): 
HORTA NA ESCOLA:
TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Objetivos: Continuar a desenvolver o projeto horta escolar, de forma
interdisciplinar e vivenciada, em que todos se sintam responsáveis pela área
verde produtiva, bem como, onde a natureza possa ser compreendida como um todo
dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do
ambiente em que vive.
Período de desenvolvimento: Todo o período letivo de 2013.
Público Alvo: Corpo
discente.
Atividades em Sala: Durante todo
o período de desenvolvimento do projeto, visando uma aproximação entre teoria e
prática, serão discutidos nas aulas da disciplina de ciências temas como:
Alimentação saudável;
Alimentos transgênicos e orgânicos;
Cadeia Alimentar;
Clima durante as estações do ano;
Desenvolvimento de animais;
Desenvolvimentos da planta no tempo, desde sua germinação
até a colheita;
Diferentes tipos de solo e suas matérias orgânicas;
Observação da incidência (posição) do Sol sobre a horta,
durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros
meses do ano;
Técnicas de plantio e preparação do solo;
Sustentabilidade;
Uso de agrotóxicos.
Atividades Extra Sala: Manejo da horta pelo corpo discente (atividade executada diariamente
desde a plantação à colheita das hortaliças) (ver projeto anexo).
Referencias:
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências. Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial
curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: ciências, 2009. 
WERTHEIN, Jorge, CUNHA, Célio da (Orgs.). Ensino de
ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2 ed. Brasília: UNESCO,
Instituto Sangari, 2009.
Livro
Didático Adotado: PESSÔA,
Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é
nossa: ciências. São Paulo: Scipione, 2011.
 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª edição. São Paulo: Cortez,
1994.
 
3º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
| 
 
Aula | 
| 
 
1.    
  O
  Sistema Solar: estrelas, planetas e satélites naturais | 
| 
 
2.    
  Sol:
  luz, calor e vida | 
| 
 
3.    
  Lua:
  fases e influência da lua no modo de viver dos homens (mitos e conhecimento
  científico) | 
| 
 
4.    
  Terra:
  movimentos de rotação e translação e a contagem do tempo (dias, noites e
  estações do ano) | 
| 
 
5.    
  Os componentes do ambiente: ar,
  água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos | 
| 
 
6.     Ar: propriedades e composição | 
| 
 
7.     Atmosfera – camada
  de ar que envolve a Terra | 
| 
 
8.     Fenômenos atmosféricos | 
| 
 
9.     A importância da atmosfera para
  os seres vivos | 
| 
 
10.   Poluição do ar | 
| 
 
11.   Ar puro e respiração saudável | 
| 
 
12.   Água: composição e propriedades | 
| 
 
13.   Estados e mudanças de estados
  físicos da água | 
| 
 
14.   Processo de formação
  das nuvens e chuvas na atmosfera: ciclo da água | 
| 
 
15.   Água: presença nos seres vivos | 
| 
 
16.   Higiene e cuidados com a água | 
| 
 
17.  
  Consumo
  consciente da água | 
| 
 
18.  
  Solo:
  formação e características | 
| 
 
19.  
  Influência
  do tipo de solo na vida dos animais e vegetais | 
| 
 
20.  
  Avaliação
  bimestral – 1º bimestre | 
| 
 
21.  
  Queimadas
  e desmatamentos: perigos ao solo (erosão, impermeabilização e desertificação) | 
| 
 
22.  
  Prevenção
  contra erosão e manutenção da fertilidade do solo  | 
| 
 
23.  
  Importância
  da prevenção de doenças veiculadas pelo solo | 
| 
 
24.  
  Seres
  vivos: interações | 
| 
 
25.  
  Virus | 
| 
 
26.  
  Classificação
  dos seres vivos: os grandes reinos | 
| 
 
27.  
  Reino
  monera, protista e fungi | 
| 
 
28.  
  Reino
  plantae | 
| 
 
29.  
  Reino
  animali | 
| 
 
30.  
  Animais:
  vertebrados e invertebrados | 
| 
 
31.  
  Principais
  características dos invertebrados: habitat, alimentação, locomoção,
  crescimento, reprodução e defesa | 
| 
 
32.  
  Principais
  características dos vertebrados: habitat, alimentação, locomoção,
  crescimento, reprodução e defesa | 
| 
 
33.  
  Vegetais:
  diversidade e a flora brasileira | 
| 
 
34.  
  Vegetais: estrutura e classificação  | 
| 
 
35.  
  Partes
  e funções das plantas | 
| 
 
36.  
  Polinização
  e reprodução das plantas | 
| 
 
37.  
  Germinação
  das sementes e crescimento das plantas | 
| 
 
38.  
  Processos
  da fotossíntese | 
| 
 
39.  
  Crimes
  ambientais: desmatamentos e queimadas e suas consequências | 
| 
 
40.   Avaliação bimestral
  – 2º bimestre | 
| 
 
41.   Doenças humanas  | 
| 
 
42.   Principais doenças infecciosas | 
| 
 
43.   Principais vacinas, tabela e
  campanhas de vacinação | 
| 
 
44.   Doenças contagiosas e não
  contagiosas | 
| 
 
45.   Sistema imunológico: defesas do
  organismo humano | 
| 
 
46.   Higiene pessoal: cuidados com o
  corpo e mente | 
| 
 
47.   Atividade física e saúde | 
| 
 
48.   Alimentação e nutrição: tipos,
  origem e função dos alimentos | 
| 
 
49.   Pirâmide alimentar | 
| 
 
50.   Alimentos
  industrializados X alimentos naturais | 
| 
 
51.   Alimentação e saúde: cuidados
  com os alimentos | 
| 
 
52.   Água e saúde | 
| 
 
53.   Saneamento básico: importância
  para a saúde do homem e preservação do planeta | 
| 
 
54.   Saneamento básico: principais
  ações (implantação de sistemas de água encanada, coleta de lixo e rede de
  esgoto) | 
| 
 
55.   Saneamento básico: tratamento
  de resíduos (coleta seletiva e reciclagem) | 
| 
 
56.   Hábitos alimentares dos seres
  vivos | 
| 
 
57.   Produtores, consumidores e
  decompositores  | 
| 
 
58.   Animais herbívoros, carnívoros
  e onívoros | 
| 
 
59.   Cadeia e teia alimentar | 
| 
 
60.   Avaliação bimestral - 3º
  bimestre | 
| 
 
61.   Ecossistemas: sistemas bióticos
  e abióticos (seres vivos) | 
| 
 
62.   Ecossistemas brasileiros | 
| 
 
63.   Os ecossistemas: desmatamentos
  e poluição | 
| 
 
64.   O ser humano e a preservação de
  recursos naturais | 
| 
 
65.   As partes do corpo humano | 
| 
 
66.   Cabeça, tronco e membros:
  órgãos e funções | 
| 
 
67.   Os cinco órgãos dos sentidos:
  função e proteção | 
| 
 
68.   Locomoção dos animais: solo,
  água e ar | 
| 
 
69.   Sistema locomotor humano | 
| 
 
70.   Movimentos do corpo humano:
  músculos e tendões | 
| 
 
71.   Movimentos do corpo humano:
  esqueleto e articulações | 
| 
 
72.   Exercícios físicos, boa
  alimentação e ossos saudáveis | 
| 
 
73.   Sistema respiratório | 
| 
 
74.   Respiração: inspiração e
  expiração | 
| 
 
75.   A qualidade do ar que
  respiramos | 
| 
 
76.   Sistema circulatório:
  componentes e funções | 
| 
 
77.   Sistema circulatório: sangue e
  oxigênio | 
| 
 
78.   Etapas da vida: diferenças e
  semelhanças em diferentes fases da vida humana  | 
| 
 
79.   Drogas lícitas e ilícitas:
  perigos e prevenção | 
| 
 
80.   Avaliação bimestral - 4º
  bimestre | 
 
4º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
| 
 
Aula | 
| 
 
1.    
  Universo:
  teorias de criação | 
| 
 
2.    
  Via
  Láctea, Sistema Solar e Planeta Terra | 
| 
 
3.    
  Movimentos
  planetários (rotação e translação) e efeitos sobre a vida na Terra | 
| 
 
4.    
  As
  noites e a lua (fases, marés e eclipses) | 
| 
 
5.    
  Meteorologia
  e as diferenças entre clima e tempo | 
| 
 
6.    
  Os
  dias e as noites: animais crepusculares, noturno e diurnos | 
| 
 
7.    
  Matéria:
  nada se cria ou destrói e tudo se transforma | 
| 
 
8.    
  Transformações
  dos materiais: químicas e físicas, reversíveis e irreversíveis | 
| 
 
9.    
  Diferentes
  tipos de materiais: naturais e artificiais | 
| 
 
10.  
  A
  decomposição de matéria orgânica: os benefícios da compostagem | 
| 
 
11.  
  Transformações
  de materiais e as conquistas do homem (matéria prima em objetos) | 
| 
 
12.  
  Recursos
  naturais renováveis e não-renováveis | 
| 
 
13.  
  Recursos
  naturais: a importância da reciclagem | 
| 
 
14.  
  Sistemas,
  substâncias e misturas  | 
| 
 
15.  
  Misturas
  de substâncias: misturas homogenias e heterogêneas em nosso cotidiano | 
| 
 
16.  
  Ecossistemas:
  biomas | 
| 
 
17.  
  Ecossistemas:
  os principais biomas brasileiros | 
| 
 
18.  
  A
  importância do equilíbrio nos ecossistemas e os fatores que os desequilibram | 
| 
 
19.  
  Relações
  de interdependência entre os sistemas bióticos (esfera de vida) e os sistemas
  abióticos (elementos não-vivos) | 
| 
 
20.  
  Avaliação
  bimestral – 1º bimestre | 
| 
 
21.  
  A
  diversidade dos vegetais: estrutura e classificação
   | 
| 
 
22.  
  Partes
  e funções das plantas | 
| 
 
23.  
  Plantas
  com flores e sem flores  | 
| 
 
24.  
  Reprodução
  das plantas: assexuada e polinização | 
| 
 
25.  
  Germinação
  e crescimento das plantas | 
| 
 
26.  
  Fotossíntese
  e os ciclos gasosos (gás carbônico e oxigênio) | 
| 
 
27.  
  Fotossíntese
  e os processos de transmissão de energia | 
| 
 
28.  
  Os seres
  vivos no ambiente e suas relações ecológicas | 
| 
 
29.  
  Interações
  intraespecíficas e interespecíficas | 
| 
 
30.  
  Interações
  harmônicas e desarmônicas  | 
| 
 
31.  
  Equilíbrio
  ecológico e dinâmica das populações | 
| 
 
32.  
  Desequilíbrio
  ecológico e as consequências em nosso dia-a-dia | 
| 
 
33.  
  Relações
  alimentares dos seres vivos: produtores, consumidores e decompositores | 
| 
 
34.  
  Os
  consumidores: herbívoros, carnívoros e onívoros | 
| 
 
35.  
  Decompositores
  e equilíbrio ecológico  | 
| 
 
36.  
  Cadeias
  alimentares | 
| 
 
37.  
  Teias
  alimentares | 
| 
 
38.  
  Hábitos
  alimentares dos diferentes grupos de animais (frugívoros, nectívoros) | 
| 
 
39.  
  Hábitos
  alimentares dos diferentes grupos de animais (carnívoros, onívoros,
  detritívoros) | 
| 
 
40.  
  Avaliação
  bimestral – 2º bimestre | 
| 
 
41.  
  Tipos,
  origem e função dos alimentos | 
| 
 
42.  
  Alimentação
  humana e nutrição (proteínas,
  carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras) | 
| 
 
43.  
  Pirâmide
  alimentar | 
| 
 
44.  
  Educação
  e higiene
  alimentar : saúde | 
| 
 
45.  
  Alimentos
  industrializados X alimentos naturais: conservação dos alimentos, rótulos, prazo de
  validade | 
| 
 
46.  
  Fome
  e desperdício | 
| 
 
47.  
  Propriedades e composição do ar  | 
| 
 
48.  
  Poluição
  do ar | 
| 
 
49.  
  Ar puro
  e respiração saudável | 
| 
 
50.  
  Atmosfera:
  camadas e fenômenos atmosféricos | 
| 
 
51.  
  A
  importância da atmosfera para os seres vivos e  perigo dos desequilíbrios ambientais e dos
  desastres naturais | 
| 
 
52.  
  Composição
  e propriedades da água | 
| 
 
53.  
  Estados
  e mudanças de estados físicos da água | 
| 
 
54.  
  Ciclo
  hidrológico ou ciclo natural das águas | 
| 
 
55.  
  A
  importância da água nos ecossistemas terrestres: a importância da água para o
  ar, o solo, os vegetais, os animais e os homens  | 
| 
 
56.  
  Consumo
  consciente da água: o
  problema da falta de água no mundo | 
| 
 
57.  
  A
  água como fonte de energia e riquezas: energia elétrica e seus diversos usos | 
| 
 
58.  
  Tratamento,
  os custos e o consumo da água | 
| 
 
59.  
  Digestão
  e sistema digestório humano: estrutura e funcionamento | 
| 
 
60.  
  Avaliação
  bimestral – 3º bimestre | 
| 
 
61.  
  Dentes:
  tipo e estrutura | 
| 
 
62.  
  A
  nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório | 
| 
 
63.  
  Saúde
  de nosso sistema digestório: distúrbios alimentares e educação alimentar | 
| 
 
64.  
  Relação
  do sistema digestório com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
65.  
  Sistema
  excretor humano: estrutura
  e funcionamento | 
| 
 
66.  
  Órgãos
  do sistema urinário e outras excreções (gás carbônico e suor) | 
| 
 
67.  
  Relação
  do sistema excretor com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
68.  
  Sistema
  locomotor humano: estrutura e funcionamento | 
| 
 
69.  
  Movimentos
  do corpo humano: esqueleto e articulações; músculos e tendões | 
| 
 
70.  
  Exercícios
  físicos, boa alimentação e ossos saudáveis | 
| 
 
71.  
  Relação
  do sistema locomotor com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
72.   Sistema circulatório humano:
  estrutura e funcionamento | 
| 
 
73.   Sangue e oxigênio e o transporte e
  distribuição de substâncias | 
| 
 
74.   Relação com os
  demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
75.   Doenças e cuidados
  com o sistema circulatório | 
| 
 
76.  
  Principais
  fontes de luz: naturais e artificiais | 
| 
 
77.  
  Luz
  e sombra | 
| 
 
78.  
  Os
  fenômenos de reflexão e refração da luz | 
| 
 
79.  
  Revoluções
  tecnológicas e tecnologias sustentáveis  | 
| 
 
80.  
  Avaliação
  bimestral – 4º bimestre | 
 
5º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
| 
 
Aula | 
| 
 
1.    
  Características
  do planeta Terra: forma, posição no Sistema Solar, movimentos, inclinação do
  eixo imaginário | 
| 
 
2.    
  Estrutura
  do planeta Terra: atmosfera e hidrosfera | 
| 
 
3.    
  Estrutura
  do planeta Terra: litosfera e biosfera | 
| 
 
4.    
  Formas
  de representação do planeta: planisfério e globo terrestre | 
| 
 
5.    
  O
  ar no planeta: composição e propriedades | 
| 
 
6.    
  Espaço
  ocupado e peso do ar  | 
| 
 
7.    
  Atmosfera
  um grande filtro | 
| 
 
8.    
  Atmosfera:
  as diferenças entre clima e tempo e seus fenômenos | 
| 
 
9.    
  Ar
  e vento: tipos e utilização energética  | 
| 
 
10.  
  Poluição
  do ar: efeitos no ambiente e na saúde humana  | 
| 
 
11.  
  Destruição
  da camada de ozônio e o aquecimento global: os perigos ao planeta | 
| 
 
12.  
  A
  água no planeta: composição, propriedades e mudanças de estado | 
| 
 
13.  
  Terra:
  planeta água (a importância da água nos ecossistemas) | 
| 
 
14.  
  Fenômenos
  climáticos relacionados ao ciclo da água  | 
| 
 
15.  
  Água
  e seres vivos (constituição): a alta proporção de água existente nos seres
  vivos e os meios de adaptação contra a sua perda | 
| 
 
16.  
  Água
  e consumo humano: estação de tratamento, valores, uso consciente, higiene e cuidados com a água  | 
| 
 
17.  
  Poluição
  da água: doenças
  relacionadas com a água | 
| 
 
18.  
  Água e tratamento de esgoto:
  proteção do meio ambiente
  e prevenção de doenças | 
| 
 
19.  
  Chuvas e enchentes: o “não”
  da natureza | 
| 
 
20.  
  Avaliação
  bimestral – 1º bimestre  | 
| 
 
21.  
  Solo:
  formação, características e tipos | 
| 
 
22.  
  Solo
  e crosta terrestre | 
| 
 
23.  
  O
  homem e a revolução agrícola: benefícios e prejuízos  | 
| 
 
24.  
  Poluição
  do solo: quais as consequências | 
| 
 
25.  
  O Ambiente e os seres
  vivos: interações com elementos físicos do ambiente (respiração e
  fotossíntese)  | 
| 
 
26.  
  O Ambiente e os seres
  vivos: níveis de organização (biosfera, ecossistemas, populações e
  comunidades)  | 
| 
 
27.  
  O Ambiente e os seres
  vivos: hábitat e nicho ecológico | 
| 
 
28.  
  O Ambiente e os seres
  vivos: obtenção de energia (cadeias e teias alimentares) | 
| 
 
29.  
  O Ambiente e os seres
  vivos: relações ecológicas | 
| 
 
30.  
  A
  interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente | 
| 
 
31.  
  A
  evolução da espécie humana | 
| 
 
32.  
  População
  humana: crescimento populacional, gastos energéticos e consequências
  ambientais | 
| 
 
33.  
  Aumento
  populacional: impactos ambientais (poluição visual, sonora, atmosférica, da
  água e produção de lixo)  | 
| 
 
34.  
  Aumento
  populacional e sustentabilidade: como preservar o planeta e a espécie humana | 
| 
 
35.  
  Noções de pesquisa científica | 
| 
 
36.  
  Pesquisa
  científica: importância e etapas do método científico | 
| 
 
37.  
  Tipos
  de energia: limpas e poluentes e seus impactos ambientais | 
| 
 
38.  
  Fontes
  de energias: primárias e secundárias, renováveis e não-renováveis | 
| 
 
39.  
  Combustão
  e energia térmica: condutores e isolantes térmicos | 
| 
 
40.  
  Avaliação
  bimestral – 2º bimestre  | 
| 
 
41.  
  Energia
  química: a transformação de energia nos animais e vegetais | 
| 
 
42.  
  Energia
  elétrica: usinas hidrelétricas e poluição e perigos da eletricidade | 
| 
 
43.  
  Energia
  eólica e solar e tecnologias de aproveitamento | 
| 
 
44.  
  Introdução
  ao magnetismo | 
| 
 
45.  
  Forças
  magnéticas e campo magnético terrestre | 
| 
 
46.  
  Ímãs,
  eletroímãs e bússola | 
| 
 
47.  
  A
  estrutura e organização do corpo humano | 
| 
 
48.  
  O
  corpo humano e saúde: integração entre os órgão e sistemas  | 
| 
 
49.  
  Corpo
  humano: sedentarismo X atividade física | 
| 
 
50.   O sistema nervoso: periférico,
  central e autônomo (estrutura e funcionamento)  | 
| 
 
51.   Órgãos do sentido:
  identificação, função e proteção | 
| 
 
52.  
  Relação
  do sistema nervoso com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
53.  
  Sistema respiratório: estrutura e funcionamento | 
| 
 
54.  
  Trocas
  gasosas no corpo humano | 
| 
 
55.  
  Doenças
  respiratórias: causas e consequências | 
| 
 
56.  
  Relação
  do sistema respiratório com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
57.  
  Sistema cardiovascular: estrutura e funcionamento | 
| 
 
58.  
  Doenças
  cardiovasculares: causas e consequências | 
| 
 
59.  
  Relação
  do sistema cardiovascular com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
60.  
  Avaliação
  bimestral – 3º bimestre  | 
| 
 
61.  
  Sistema digestório: estrutura e funcionamento | 
| 
 
62.  
  A
  nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório | 
| 
 
63.  
  Doenças
  do sistema digestório: causas e consequências | 
| 
 
64.  
  Relação
  do sistema digestório com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
65.  
  O
  problema da fome e da obesidade no Brasil | 
| 
 
66.   Sistema excretor: estrutura e
  funcionamento | 
| 
 
67.  
  Relação
  do sistema excretor com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
68.   Órgãos do sistema urinário | 
| 
 
69.   A relação entre alimentação e ingestão
  de água e a prevenção de doenças do sistema urinário | 
| 
 
70.   Glândulas endócrinas e sistema
  hormonal: hormônios e suas funções | 
| 
 
71.  
  Relação
  do sistema hormonal com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
72.   Reprodução humana e de outros
  animais: o
  papel da reprodução na conservação da espécie | 
| 
 
73.   O sistema reprodutor humano:
  diferenças físicas e fisiológicas entre homens e mulheres | 
| 
 
74.   Sistema reprodutor feminino e
  masculino: estrutura
  e funcionamento | 
| 
 
75.   Puberdade, ciclo menstrual, fecundação, gravidez e parto | 
| 
 
76.   Gravidez na adolescência:
  métodos contraceptivos e sua eficácia | 
| 
 
77.   Doenças sexualmente
  transmissíveis (DSTs): tipos
  e providências necessárias | 
| 
 
78.  
  Relação
  do sistema reprodutor com os demais sistemas do corpo humano | 
| 
 
79.  
  Drogas
  lícitas e ilícitas: perigos e prevenção | 
| 
 
80.  
  Avaliação
  bimestral – 4º bimestre  |