domingo, 29 de dezembro de 2013

Modelo (PLANO MENSAL – INGLÊS/5º Ano)

Para baixar atividades: Clique aqui

PLANO MENSAL – INGLÊS

 

Instituição: Escola Estadual XV de Novembro

Professora: Joyce Romão

Disciplina: Inglês

Série: 5º Ano “A” e “B”

Período de Desenvolvimento das aulas: 01/02/2013 à 29/02/2013

Nº de Aulas: 08 aulas de 60 minutos (em cada turma)

Data: 01/02/2013

“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

 

Eixo: Análise Linguística: Usos da Língua

 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:

Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-o como parte integrante de um mundo plurilíngue e multicultural;

Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais;

Comunicar-se, via a compreensão auditiva, oral e escrita (esta última desenvolvendo capacidades de leitura e produção em língua inglesa).

 

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:

Identificar a grafia e pronuncia de objetos e situações utilizados no dia a dia, a fim de estabelecer conexão entre a língua materna e a língua inglesa.

Utilizar-se do dicionário, conhecendo a sua estrutura para esclarecer dúvidas com relação à ortografia, ao significado das palavras, à morfologia e à fonética;

Entender, falar, ler e escrever vocábulos e expressões simples da língua inglesa em contextos de comunicação.

 

Conteúdo:

...

 

Desenvolvimento de Situações Didáticas:

Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos;

Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;

Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais e midiáticos;

Levantamento de hipóteses;

Momento de convivência orientada (conversação em sala/dramatizações), de modo a estimular fluência do vocabulário apresentado;

Momento de leitura e tradução de pequenos textos;

Momentos de escuta: animações, músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e oralidade;

Pesquisas na internet;

Repetição do vocabulário apresentado, visando a reprodução pelo estudante, do som e pronuncia das palavras;

Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras (individuais e em grupos);

Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;

Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular;

Uso de sites adequados para complementar as aulas;

Visualização de objetos e situações, com vistas à vinculação destes à grafia e pronuncia na língua inglesa.

 

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

 

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; textos (diversos gêneros); materiais impressos e gravuras; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

 

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão o desenvolvimento das competências auditivas, orais e escritas (compreensão, pronúncia; entonação, interpretação, leitura e escrita de vocábulos, expressões e/ou textos simples). Fatores comportamentais também serão avaliados como: comportamento, assiduidade e participação, interesse, atenção e empenho na execução das tarefas proposta. Em relação ao instrumento, o principal a ser utilizado será uma atividade avaliativa escrita (trabalho ou prova), desenvolvida bimestralmente.

 

Bibliografia:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (língua estrangeira). Brasília: MEC/SEF, 1998.

TOCANTINS. Referencial curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: língua estrangeira moderna, 2009.
 
Vídeos
 
ABC/Alfabeto:
  
 
 
 
 
 
 
 
Animais:
 
 
 
 
Apresentações:
 
 
 
 
Clima:
 
 
 
 
Cores:
 
 
 
 
Roupas:
 
 
 
 
Comidas e Bebidas:
 
 
 
 
Dias da Semana:
 
 
 
 
Frutas e Verduras:
 
 
 
 
Transportes:
 
 
 
 
 
Meses do Ano:
 
 
 
Números:
 
 
 
 
Ferramentas:
 
 
Pessoas da Família:
 
 
Sentimentos:
 
 

Plano Anual - Inglês (5º Ano)


PLANO ANUAL DE DISCIPLINA

 

Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (5º Anos)
Disciplina: Língua Estrangeira – Inglês
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão
 
 
Introdução: Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida durante o ano letivo 2013. A Escola Estadual XV de Novembro compromete-se a formar um aluno diferenciado, cujo perfil vem resumido no PPP (2013. p.____). A disciplina de Língua Estrangeira (Inglês do 5º ano) visando colaborar com a constituição deste perfil, vem desenvolver as competências e habilidades discriminadas a seguir:
 
 
Competências:
Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-o como parte integrante de um mundo plurilíngue e multicultural;
Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais;
Comunicar-se, via a compreensão auditiva, oral e escrita (esta última desenvolvendo capacidades de leitura e produção em língua inglesa).

Habilidades:
Identificar a grafia e pronuncia de objetos e situações utilizados no dia a dia, a fim de estabelecer conexão entre a língua materna e a língua inglesa.
Utilizar-se do dicionário, conhecendo a sua estrutura para esclarecer dúvidas com relação à ortografia, ao significado das palavras, à morfologia e à fonética;
Entender, falar, ler e escrever vocábulos e expressões simples da língua inglesa em contextos de comunicação.


Metodologias e tecnologia utilizada:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos;
Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;
Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Levantamento de hipóteses;
Momento de convivência orientada (conversação em sala/dramatizações), de modo a estimular fluência do vocabulário apresentado;
Momento de leitura e tradução de pequenos textos;
Momentos de escuta: animações, músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e oralidade;
Pesquisas na internet;
Repetição do vocabulário apresentado, visando a reprodução pelo estudante, do som e pronuncia das palavras;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras (individuais e em grupos);
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular;
Uso de sites adequados para complementar as aulas;
Visualização de objetos e situações, com vistas à vinculação destes à grafia e pronuncia na língua inglesa.
 
Recursos:
Notebook;
Projetor;
Microfone e caixas amplificadoras de som;
Impressora;
Vídeos, músicas e jogos;
Internet;
Quadro e giz;
Textos (diversos gêneros);
Materiais impressos e gravuras;
Caderno, lápis e borracha;
Papel sulfite.
 
Ementa: Sons do alfabeto em inglês. Apresentações. Cumprimentos. Despedidas. Pronomes pessoais. Pronomes possessivos. Pronomes demonstrativos. Pronomes interrogativos. Artigo definido e indefinido. Verbo To Be. Frases afirmativas, negativas e interrogativas. Preposições. Escuta e pronuncia em língua inglesa. Leitura e produção textual em língua inglesa. Tradução textual do inglês para o português. Datas comemorativas. Vocabulário inglês (alimentos e bebidas, alto e baixo, animais, boas maneiras, brinquedos, características físicas, clima, cores, corpo humano, dias da semana, escola, esportes, estações do ano, ferramentas, frutas, horas, longo e curto, lugares, meios de transportes, meses do ano, números, objetos, países e nacionalidade, partes da casa, pessoas, pessoas da família, profissões, roupas, sentimentos).


Avaliações: A avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão o desenvolvimento das competências auditivas, orais e escritas (compreensão, pronúncia; entonação, interpretação, leitura e escrita de vocábulos, expressões e/ou textos simples). Fatores comportamentais também serão avaliados como: comportamento, assiduidade e participação, interesse, atenção e empenho na execução das tarefas proposta. Em relação ao instrumento, o principal a ser utilizado será uma atividade avaliativa escrita (trabalho ou prova), desenvolvida bimestralmente.


Referencias:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (língua estrangeira). Brasília: MEC/SEF, 1998.
TOCANTINS. Referencial curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: língua estrangeira moderna, 2009.


Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):


Aula


1.     The alphabet (o alfabeto)


2.     Introducing (apresentações): “What is your name? My name is…”


3.     Introducing (apresentações): “Nice to meet you. Where are you from? I am from…”


4.     Greetings (cumprimentos): Hello/Hi; Good bye/Bye; How do you do?/How are you? I’m fine


5.     Greetings (cumprimentos): Good Morning; Good Afternoon; Good Evening/Good Night


6.     General vocabulary: animals (animais)


7.     General vocabulary: climate (clima)


8.     Commemorative date:  New Year's Day (ano novo: 1º de janeiro)


9.     Reading and text translation (leitura e tradução textual)


10.   Habits and attitude: Sorry/Excuse; Please; Thanks (boas maneiras: desculpe, por favor e obrigado)


11.   General vocabulary: clothes (roupas)


12.   General vocabulary: colors (cores)


13.   Commemorative date:  Easter (páscoa)


14.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)


15.   Personal pronouns: I/You


16.   Verb “to be”: am


17.   General vocabulary: days of the week (dias da semana)


18.   General vocabulary: family persons (pessoas da família)


19.   Commemorative date: Mother's Day (dias das mães: 2º domingo de maio)


20.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


21.   Possessive adjective: my/your


22.   The definite article: the (artigo definido: o)


23.   Avaliação bimestral – 1º bimestre


24.   General vocabulary: feelings (sentimentos)


25.   General vocabulary: foods and drinks (alimentos e bebidas)


26.   Commemorative date: Independence Day (dia da independência: 4 de julho)


27.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)


28.   Personal pronouns: he/she/it


29.   Verb “to be”: is


30.   General vocabulary: high and low (alto e baixo)


31.   General vocabulary: fruit (frutas)


32.   Commemorative date: Father's Day (dia dos pais: 3º domingo de junho)


33.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


34.   Possessive adjective: his/her


35.   Demonstratives: this/that


36.   General vocabulary: tools (ferramentas)


37.   General vocabulary: long and short (longo e curto)


38.   Commemorative date: Labor Day (dia do trabalho: 1ª segunda-feira de setembro)


39.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)


40.   The indefinite articles: a/an (artigos indefinidos: um/uma)


41.   Interrogative words


42.   Avaliação bimestral – 2º bimestre


43.   General vocabulary: eans of transport (meios de transportes)


44.   General vocabulary: months of the year (meses do ano)


45.   Commemorative date: Halloween (dia das bruxas: 31 de outubro)


46.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


47.   Personal pronouns: we/you/they


48.   Verb “to be”: are


49.   General vocabulary: numbers (números)


50.   General vocabulary: objects (objetos)


51.   Commemorative date: Christmas Day (natal: 25 de dezembro)


52.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)


53.   Possessive adjective: our/ your/their


54.   Demonstratives: these/ those


55.   General vocabulary: occupations (profissões)


56.   Avaliação bimestral – (Conteúdo 3º bimestre)


57.   General vocabulary: parts of the house (partes da casa) 


58.   General vocabulary: pátrios adjectives: countries/nationalities (adjetivos pátrios)


59.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


60.   Frases afirmativas, negativas e interrogativas


61.   Mr./Mister; Ms./Mrs.; Miss. (Senhor, senhora, senhorita)


62.   General vocabulary: people (pessoas)


63.   General vocabulary: physical characteristics (caracteristicas físicas)


64.   General vocabulary: places (lugares)


65.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)


66.   Prepositions: in, on, under, behind, beside, in front of (preposições)


67.   General vocabulary: school (escola)


68.   General vocabulary: seasons of the year (estações do ano)


69.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


70.   Some important verbs I


71.   Some important verbs II


72.   General vocabulary: sports (esportes)


73.   General vocabulary: the human body (o corpo humano)


74.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


75.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)


76.   Adjectives I


77.   Adjectives II


78.   General vocabulary: time/clock (horas)


79.   Avaliação bimestral - 4º bimestre


80.   General vocabulary: toys (brinquedos)


81.   Reading and text translation (leitura e tradução textual)


82.   Listening to and singing (ouvindo e cantando)