Para baixar atividades: Clique aqui
PLANO MENSAL – INGLÊS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Inglês
Série: 5º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas: 01/02/2013 à 29/02/2013
Nº de Aulas: 08 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data: 01/02/2013
“Não se
pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
Eixo: Análise Linguística:
Usos da Língua
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Identificar a língua
inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-o como parte integrante de
um mundo plurilíngue e multicultural;
Conhecer
e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações a outras
culturas e grupos sociais;
Comunicar-se,
via a compreensão auditiva, oral e escrita (esta última desenvolvendo
capacidades de leitura e produção em língua inglesa).
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Identificar a grafia e pronuncia de objetos e situações utilizados no
dia a dia, a fim de estabelecer conexão entre a língua materna e a língua
inglesa.
Utilizar-se do dicionário, conhecendo a sua estrutura para esclarecer
dúvidas com relação à ortografia, ao significado das palavras, à morfologia e à
fonética;
Entender,
falar, ler e escrever vocábulos e expressões simples da língua inglesa em
contextos de comunicação.
Conteúdo:
...
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano
dos alunos;
Aulas contendo uma variedade de instrumentos
pedagógicos;
Aulas
expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Levantamento de
hipóteses;
Momento de convivência orientada (conversação em sala/dramatizações), de
modo a estimular fluência do vocabulário apresentado;
Momento de leitura e tradução de pequenos textos;
Momentos de escuta: animações, músicas e filmes em inglês com o objetivo de
explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e oralidade;
Pesquisas
na internet;
Repetição do vocabulário apresentado, visando a reprodução pelo
estudante, do som e pronuncia das palavras;
Resolução de
exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras (individuais e em grupos);
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de
aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as
atividades do conteúdo curricular;
Uso de sites adequados para complementar as aulas;
Visualização de objetos e situações, com vistas à vinculação destes à
grafia e pronuncia na língua inglesa.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado,
bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor;
microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet;
materiais concretos; quadro; giz; textos (diversos gêneros); materiais
impressos e gravuras; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no
decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão o
desenvolvimento das competências auditivas, orais e escritas (compreensão,
pronúncia; entonação, interpretação, leitura e escrita de vocábulos, expressões
e/ou textos simples). Fatores comportamentais também serão avaliados como:
comportamento, assiduidade e participação, interesse, atenção e empenho na
execução das tarefas proposta. Em relação ao instrumento, o principal a ser
utilizado será uma atividade avaliativa escrita (trabalho ou prova),
desenvolvida bimestralmente.
Bibliografia:
BRASIL, Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (língua
estrangeira). Brasília: MEC/SEF, 1998.
TOCANTINS. Referencial
curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: língua estrangeira moderna, 2009.
Vídeos
ABC/Alfabeto:
Animais:
Apresentações:
Clima:
Cores:
Roupas:
Comidas e Bebidas:
Dias da Semana:
Frutas e Verduras:
Transportes:
Meses do Ano:
Números:
Ferramentas:
Pessoas da Família:
Sentimentos: