1º Dia de Aula:
Apresentação
Elaboração
conjunta do contrato didático
Lista de
material
Encapamento
de livros didáticos
Identificação
de cadernos
Rotina:
Levantamento
de hipóteses
Exposições
dialogadas,
inclusive com o uso de recursos
audiovisuais e midiáticos
Leituras
compartilhadas
Copia de
texto no caderno, destacando os conceitos apresentados nas exposições
dialogadas
Desenvolvimento
de experiências concretas (sempre que o conteúdo permitir)
Revisão
dos conceitos trabalhados nas aulas anteriores através de:
Questionamentos
orais
Interpretação de textos informativos e imagens
Jogos
on-line educativos
Pesquisas
através da biblioteca
e portais educacionais
Problematizações
Produções
textuais
Resolução
de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras (inclusive
com auxilio do livro didático)
Trabalhos
em grupo
Deveres dos Alunos
Ir todos os dias à
escola
Chegar na hora certa
Fazer as tarefas
Cuidar do seu
material
Respeitar as pessoas
Manter a higiene do
corpo/sala
Direitos dos Alunos
Receber educação
Receber alimentação
Receber assistência
média
Dar suas opiniões
Ser respeitado
Receber amor e
carinho
Contrato Didático
Sentar corretamente
Falar um de cada vez
Levantar a mão e
esperar a sua vez de falar
Respeitar as pessoas
Manter a higiene do
corpo/sala
Fazer todas as
atividades propostas
Ser assíduo e pontual
Rotina
Acolhida
Revisão do para casa
Curtindo as leituras
Desenvolvimento das
situações didáticas
Revisão do dia
Para casa
Disciplinas
Artes Maciais
Artes
Ciências
Dança
Educação Física
Ensino Religioso
Esportes
Estudo Dirigido
Experiências
Matemáticas
Filosofia
Geografia
História
Informática
Inglês
Iniciação Musical
Leitura
Língua Portuguesa
Matemática
Xadrez
RIGOROSIDADE NA ROTINA ESCOLAR
1.
Na dispensa dos alunos (final da aula ou
intervalo do recreio) formar fila e dispensar com ordem para não causar
tumulto; não é necessário dar o sinal;
2.
Zelar para que o material do aluno fique
na sala de aula, levando apenas a atividade do para casa;
3.
Fazer uso e controle do livro didático,
conservando-o em perfeito estado de conservação e orientando os alunos no
manuseio do mesmo;
4.
Formar fila antes de entrar na sala de
aula, no retorno do recreio e no primeiro tempo do turno vespertino;
5.
O professor deverá receber o aluno na
porta da sala de aula, observando a higiene corporal. Caso o aluno se apresente
em condições inadequadas encaminhar o aluno, para a coordenação;
6.
Evitar tomar decisões individuais:
chamar os pais; reunião; dispensa do aluno; ou outra situação similar. Atitudes
como estas causam transtornos;
7.
É importante que o planejamento se
realize junto com o professor auxiliar, para que as atividades não sejam
diferenciadas. Assim é mais fácil para o aluno se organizar (Planejar em cima
do fluxo);
8.
Alguns objetivos gerais devem ser
perseguidos por toda a equipe. Por exemplo: incentivar os alunos a conhecer
todo o espaço escolar, os funcionários e suas respectivas funções; evitando o
uso do “tia”; priorizar o desenvolvimento da competência leitora e escritora
(usar o mínimo possível de material impresso); desenvolver a atenção, o saber
ouvir; zelo pelo patrimônio escolar; respeito aos colegas, à diversidade
cultural; ser rigoroso quando presenciar qualquer manifestação de bullyng na
sala de aula, no corredor, ou qualquer outro espaço. Enfim, investir na
formação humana, conforme prevê a missão da escola...”tornando-os preparados
para uma atuação cidadã de forma comprometida, respeitável e construtiva”;
9.
Lembrar que a dificuldade de
aprendizagem nem sempre é patológica, as vezes implica na dificuldade de
adequação. Diante desse problema procurar os serviços da psicopedagogia;
10. O
contrato didático é construído no coletivo, seu funcionamento implica a
obediência de todos. Qualquer exceção confunde o aluno;
11. No
uso do material impresso, este deve ser entregue ao coordenador, que deve se
responsabilizar pela impressão. Essa medida visa “desafogar” a sala de direção
e dar mais agilidade aos trabalhos administrativos, pedimos assim que se evite
utilizar os computadores da Secretaria e da Direção. Fica à nossa disposição os
computadores da Sala de Professores e do LABIM;
12. Incluir
no aprendizado dos alunos os bons hábitos alimentares, sensibilizando sobre a
valorização da refeição para que não seja desperdiçada comida;
13. O
uso das tecnologias implica a reserva do material com antecedência, o
preenchimento da ficha e a entrega de uma evidência para a técnica responsável
do setor (Profª. Conceição);
14. O
uso de material de expediente deve ser solicitado às segunda-feira, mediante
preenchimento da requisição;
15. As
aulas do contra turno devem ser planejadas com atividades lúdicas e prazerosas.
É momento de concretizar os conteúdos, sair do abstraísmo, ensinar a aprender
fazendo. Use e abuse das ações do passeando também se aprende;
16. Utilizar
o caderno de agendamento do aluno para os avisos aos pais (evitar comunicado
verbal);
17. Não
esquecer de evidenciar todas as atividades executadas de forma a validar o
trabalho realizado;
18.
Não cobrar dos alunos nenhum tipo de
taxas sem comunicar ao suporte pedagógico.
RIGOROSIDADE
NOS TRABALHOS DO SUPORTE NO REFEITÓRIO E PÁTIO
1.
A
refeição deve ser servida primeiro para as meninas, obedecendo a fila por ordem
de tamanho (pegou a refeição – silencio!);
2.
A
oração deve acontecer na fila, sempre por podem de tamanho, logo após terem
lavado as mãos;
3.
O
prato deve ser servido nas mesas, devolvido (esvaziado de restos de comida) no
local destinado, evitando desperdícios;
4.
Não
permitir que façam a refeição em ambiente barulhento, conversando de boca
cheia. É o momento de oficinas para os saberes aprendidos na sala de aula sobre
os bons hábitos alimentares;
5.
Rigorosidade
na hora do banho, sempre os pequenos primeiro. Os maiores, patrulheiros da
ordem e da limpeza, devem fazer monitoramento. Evitar molhar os cabelos se não
tiver xampu para lavar, primeiro pelo asseio do couro cabeludo. Manter os
cabelos penteados;
6.
Não
permitir a ingestão de alimentos fora do refeitório, para evitar a proliferação
de restos de alimentos em outros ambientes da escola;
7.
Manter-se
vigilantes nos intervalos: café da manhã, momento cívico, social, recreio,
embarque e desembarque.
O POTE RACHADO
Um carregador de água da índia levava dois potes grandes pendurados em
cada ponta de uma vara...
Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre
chegava cheio de água no fim do caminho entre o poço e a casa do chefe.
Enquanto isso, o pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio
de água na casa do chefe.
É claro que o homem estava envergonhado por realizar apenas a metade da
tarefa...
Desanimado o carregador desabafou com um homem que estava à beira do
poço: – Estou envergonhado porque nesses dois anos fui capaz de entregar apenas
metade da minha carga, porque essa rachadura no pote faz com que a água vaze
por todo o caminho da casa do meu patrão. O defeito desse pote me envergonha...
O homem sentindo pena do carregador convidou para que ele o acompanhasse
pela estrada... E, à medida que eles subiam a montanha, foram reparando nas
lindas flores que brotavam no caminho.
O carregador percebeu então que o velho pote rachado que vazava permitia
aquela maravilha... porque só havia flores no lado em que a água ia pingando e
regando o chão...
...Cada ser humano tem virtudes e defeitos e isso não desmerece
ninguém... Todos nós temos um lado que é meio "pote rachado". Porém,
com paciência e compreensão, dá para encontrar flores no caminho...