quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (3º Ano): Ar e Atmosfera

 Para baixar atividades: Clique aqui

PLANO – CIÊNCIAS

 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:

                                “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)

Eixo: Vida e meio ambiente. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Verificar a presença do ar.
Identificar a composição e as propriedades do ar relacionando fatos do cotidiano com essas propriedades;
Perceber a atmosfera como uma camada gasosa que protege a terra bem como reconhecer a mistura de gases que a compõem.
Conhecer e distinguir as camadas da atmosfera.
Reconhecer o ar como um recurso indispensável à vida e perceber que o oxigênio é o elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
Conhecer formas de poluição e desenvolver atitudes para reduzir a poluição do ar.
Relacionar os movimentos de inspiração e expiração como o fenômeno das trocas gasosas.
 
Conteúdo:
Ar: propriedades e composição
Atmosfera – camada de ar que envolve a Terra
Fenômenos atmosféricos
A importância da atmosfera para os seres vivos
Poluição do ar
Ar puro e respiração saudável
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 

Vídeos:
 
 
 
 
 
 
 
Atividades Extra:












































 
 
 

Um comentário: