Para baixar atividades: Clique aqui
PLANO – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce RomãoDisciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 03 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas
fazem você." (Steve Beckman)
Eixo: Vida e meio
ambiente.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a
sustentabilidade do planeta;
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos.
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno: Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
Conteúdo: Os componentes do ambiente: ar, água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno: Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
Conteúdo: Os componentes do ambiente: ar, água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Demonstrações
práticas
através do desenvolvimento de experiências
concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras
compartilhadas;
Levantamento de
hipóteses;
Pesquisas
através da biblioteca
e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de
exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras;
Uso do
livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno
do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto
Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano).
Circuito Campeão.
PESSÔA,
Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é
nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS.
Referencial Curricular para o Ensino
Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
Interatividade: Jogo: http://www.smartclass.com.br/seres_vivos_39.html
Interatividade: Jogo: http://www.smartclass.com.br/seres_vivos_39.html
hermoso
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirolá, tudo bem? quer saber tudo
ResponderExcluirsobre ciencias as constelações?
quer ter atividades sobre ciencias
pois acesse o link e aproveite o conteudo
link http://gestyy.com/ee0N3f
Excelente herramienta de trabajos educativos en la clase de Ciencias para niños de escuela elemental. Muchas gracias, saludos desde Puerto Rico. ¡Feliz Año 2021!
ResponderExcluirAtividades para casa sobre os seres vivos
ResponderExcluir