quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (5º Ano): Ar e Atmosfera

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PLANO – CIÊNCIAS
 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 08 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
“A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)
 
Eixo: Vida e meio ambiente. 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Identificar a composição e propriedades do ar;
Diferenciar clima e tempo;
Compreender os principais fenômenos atmosféricos;
Relacionar ar e vento;
Reconhecer o vento como um fenômeno meteorológico;
Identificar fatores que influenciam na formação dos ventos: pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação;
Perceber no vento uma importante fonte de energia renovável;
Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual;
Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar;
Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas;
Conhecer e divulgar ações de combate à poluição do ar;
Identificar a importância da camada de ozônio e os fatores que ocasionam a sua destruição;
Verificar a importância do gás oxigênio para os seres vivos e para a vida na Terra.
Conteúdo:
O ar no planeta: composição e propriedades
Espaço ocupado e peso do ar
Atmosfera um grande filtro
Atmosfera: as diferenças entre clima e tempo e seus fenômenos
Ar e vento: tipos e utilização energética
Poluição do ar: efeitos no ambiente e na saúde humana
Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global: os perigos ao planeta
Relação do ar com os seres vivos: a importância do oxigênio para a vida na terra
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 5º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
 
Anexo: 
AR E ATMOSFERA
O AR - COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES: O ar é uma mistura de gases. O ar é invisível, incolor, inodoro, tem peso e ocupa lugar no espaço.
COMPOSIÇÃO DO AR: O ar atmosférico é composto por uma mistura de gases presentes no planeta Terra. O ar apresenta, em sua composição: 78% de gás nitrogênio; 21% de oxigênio, e; 01% de gás carbônico, vapor de água, impurezas e outros gases. Essa é proporção de gases no ar seco. Fato interessante de se observar é que a composição do ar varia conforme a latitude. Quanto mais alto, mais limpo o ar é, e menos quantidade de oxigênio (ar rarefeito).
PROPRIEDADES DO AR: Compressibilidade: é a propriedade do ar de tornar-se comprimido, ou seja, ocupar menos espaço; Elasticidade: é a propriedade do ar de voltar a ocupar o seu volume inicial após ser comprimido; O ar tem massa: Na Terra, tudo o que tem massa também tem peso, ou seja, é atraído pela gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o seu centro; O ar exerce pressão: A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.
CLIMA X TEMPO: Apesar de serem confundidos, clima e tempo são coisas diferentes. O Tempo está relacionado com as condições meteorológicas do momento, podendo mudar de um instante para outro. Já o clima é a fusão dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região, e assim se tornam uma característica de tal região.
VENTO: O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais (ex.: rotação e translação). Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento. O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
ENERGIA EÓLICA: Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
A POLUIÇÃO DO AR: A poluição do ar é caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar. Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde.
OS EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos à saúde como problemas respiratórios (bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. Os danos não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios.
CAMADA DE OZÔNIO: A camada de ozônio é uma "capa" de ar (gás oxônio = O3) que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, que é a principal causadora de câncer de pele.
EFEITO ESTUFA: O efeito estufa é o aquecimento da Terra, ou seja, é a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueia e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra. O principal agente causador do efeito estufa é o gás carbônico (CO2) resultante da combustão do carvão, lenha e petróleo. As consequências desse fenômeno são catastróficas como o aquecimento e a alteração do clima favorecendo a ocorrência de furacões, tempestades e até terremotos; ou o degelo das calotas polares, aumentando o nível do mar e inundando regiões litorâneas; ou afetando o equilíbrio ambiental com o surgimento de epidemias.
 
ATIVIDADE – AR E ATMOSFERA
Depois de fazer o cabeçaria, pesquise e responda no caderno:
Quais são as características do ar? (3 linhas)
Qual a composição do ar em (%) e qual o gás mais abundante? (5 linhas)
Defina compressibilidade e elasticidade do ar: (8 linhas)
Explique com suas palavras a diferença entre clima e tempo: (8 linhas)
O que é o causa o vento? (4 linhas)
Diga com suas palavras porque o vento é importante para o ser humano: (3 linhas)
O que é energia eólica e como o vento gera eletricidade? (6 linhas)
O que é energia limpa? (2 linhas)
Diga o que é poluição atmosférica? (2 linhas)
Quais são os principais responsáveis pela poluição do ar? (2 linhas)
Cite três doenças que a poluição atmosférica pode causar: (2 linhas)
Cite cinco consequências da toxidade/poluição do ar: (3 linhas)
O que é a camada de ozônio? (3 linhas)
A camada de ozônio protege a Terra de qual radiação? E que tipo de doença a destruição dessa camada pode causar ao homem? (2 linhas)
Qual o principal gás causador do efeito estufa? (1 linhas)
Descreva as principais consequências do aquecimento global: (4 linhas)
 
Marque apenas os impactos ambientais diretamente causados pela poluição atmosférica:
(       ) Redução da camada de ozônio 
(       ) Extinção de espécies
(       ) Efeito estufa 
(       ) Desertificação dos solos
(       ) Chuva ácida
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