Para baixar atividades: Clique aqui
PLANO ANUAL DE
DISCIPLINA
Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (1º,
2º, 3º, 4º e 5º Anos)Disciplina: Informática
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão
Introdução: Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida
durante o ano letivo 2013. A Escola Estadual XV de Novembro compromete-se a
formar um aluno diferenciado, cujo perfil vem resumido no PPP (2013. p.____). A
disciplina de Informática do (1º ao 5º ano) visando colaborar com a
constituição deste perfil, vem desenvolver as competências e habilidades
discriminadas a seguir:
Competências:
Desenvolver uma visão abrangente e crítica sobre a influência das mídias
em nossa sociedade, de modo a formar-se um receptor consciente;Atribuir significado às informações e utilizar as tecnologias adequadas para resolver problemas de seu cotidiano;
Vivenciar a Informática como linguagem que deve ser trabalhada no sentido de potencializar as expressões verbal, escrita, visual, artística, musical e outras tantas que possam ser descobertas e desenvolvidas com o uso do computador;
Reconhecer a Informática e as Tecnologias como extensões de nossas capacidades na agilização e formatação de textos, apresentações multimídia, planilha de cálculos, desenhos, internet e etc;
Compreender o funcionamento dos dispositivos de hardware e softwares, bem como utilizá-los adequadamente;
Conhecer conceitos relacionados à internet e suas aplicações;
Compreender e empregar usual e corretamente a nomenclatura básica relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Habilidades:
Alfabetizar-se
digitalmente;Aplicar e utilizar a informática em atividades cotidianas da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e como cidadão;
Manusear adequadamente hardwares e softwares;
Compreender o uso de atividades lúdicas como forma de aprendizagem;
Compreender dos riscos relacionados ao mau uso da internet;
Navegar responsavelmente e compreender a Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.
Metodologias
e tecnologia utilizada:
Aulas com
um contexto significativo no cotidiano dos alunos; Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;
Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais;
Aulas práticas no laboratório de informática;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas na internet;
Produção de informações através do uso das tecnologias;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar;
Uso de sites adequados para complementar as aulas;
Visitas exploratórias à ambientes externos à unidade escolar (LABINS).
1º
Anos: Ementa: Iniciação sobre o computador,
suas partes e funções. Compreensão das regras necessárias ao bom uso do Labin e
equipamentos. Iniciação à história dos computadores. Iniciação ao correto manuseio
do mouse e teclado. Iniciação à digitação. Aplicação de jogos educativos de
forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Iniciação à nomenclatura básica
relacionada às TICs. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação
aos resíduos tecnológicos descartados. Compreensão dos conceitos relacionados à
internet e experimentação da navegação.
Observações: 1º Ano: Nas séries iniciais serão privilegiados os contatos iniciais com
os recursos tecnológicos, de forma lúdica, atrativa e que não provoquem
ansiedade nos alunos que não apresentam experiência com estes recursos.
2º
Anos: Ementa: Estudo das partes e funções
do computador. Reflexão sobre o bom uso do computador.  Introdução à história dos computadores.
Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e
teclado). Introdução à digitação. Aplicação de jogos educativos de forma
interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Introdução à nomenclatura básica
relacionada às TICs. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação
aos resíduos tecnológicos descartados. Compreensão dos conceitos relacionados à
internet e experimentação da navegação.
Observações: 2º Ano: Nas séries iniciais serão privilegiados os contatos iniciais com
os recursos tecnológicos, de forma lúdica, atrativa e que não provoquem
ansiedade nos alunos que não apresentam experiência com estes recursos.
3º
Anos: Ementa: Reflexão sobre o bom uso do
computador e labin. Aprofundamento dos estudos das partes e funções do
computador. Conhecimento sobre a história dos computadores. Introdução sobre a
história da internet. Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada
de dados (mouse e teclado). Desenvolvimento da digitação. Compreensão dos
conceitos relacionados à multimídia. Emprego da
nomenclatura básica
relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e
experimentação da navegação. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em
relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos educativos de forma
interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares.
4º
Anos: Ementa: Introdução a softwares e
hardwares. Caracterização dos componentes do computador. Estudo da
história e evolução do computador e internet. Definição da área de trabalho.
Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e
teclado). Aprimoramento da digitação. Emprego da
nomenclatura básica
relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e
experimentação da navegação. Desenvolvimento da nitiqueta. Estimulo à
construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos
descartados. Aplicação
de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares.
Introdução ao estudo do Office.
5º
Anos: Ementa: Análise de softwares e
hardwares. Conhecimento sobre da história e evolução do
computador e internet. Reflexão sobre o futuro das TICs. Estudo dos principais
sistemas operacionais e suas ferramentas. Conhecimento e manuseio correto de
periféricos de entrada de e saída de dados. Aprimoramento da digitação. Emprego usual e correto da nomenclatura básica relacionada às TICs.
Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da
navegação. Desenvolvimento da nitiqueta. Estimulo à construção de práticas
sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos
educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Estudo
das pastas e arquivos. Introdução ao estudo do BrOffice. Aprofundamento do
estudo do Office. Introdução ao estudo do Paint.
Avaliações: A avaliação será
processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores
observados serão: desenvolvimento nas aulas práticas, participação, interesse,
comportamento e assiduidade. Já o
principal instrumento utilizado será uma atividade avaliativa prática,
desenvolvida no Labin (bimestralmente).
Referencias:
ALMEIDA, Fernando
José de, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini, JÚNIOR, Fernando Moraes Fonseca.
Criando ambientes inovadores: educação
e informática. Brasília. MEC/SEED/PROINFO,1999a.ALMEIDA, Fernando José de, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Aprender construindo: a informática se transformando com os professores. Brasília. MEC/SEED/PROINFO, 1999b.
ARROYO, Gisele Magalhães. Windows e internet para crianças. Campinas: Editora Komedi, 2008.
Material disponibilizado no Curso – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/. Acesso em fevereiro de 2012.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
SÃO PAULO. Diretrizes da escola de tempo integral. São Paulo: SEE, 2006.
São Paulo. Oficina de informática educação. CRTE – Telêmaco Borda, 2003.
SEED/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação: Diretrizes. Brasília, julho de 1997.
1º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
| 
   
Aula 
   | 
| 
   
1.    
  O que é
  o computador 
   | 
| 
   
2.    
  As
  partes do computador 
   | 
| 
   
3.    
  Para
  que serve o computador 
   | 
| 
   
4.    
  Tá
  combinado: regras do Labin 
   | 
| 
   
5.    
  Computadores:
  como eram seus pais 
   | 
| 
   
6.    
  Aprendendo
  a usar o computador 
   | 
| 
   
7.    
  Coleguinha
  mouse 
   | 
| 
   
8.    
  Doutor
  teclado 
   | 
| 
   
9.    
  A
  “mente” do computador: os programas 
   | 
| 
   
10.  
  Atividade
  avaliativa – 1º bimestre 
   | 
| 
   
11.  
  Exercitando
  com o mouse: atividade liga-pontos 
   | 
| 
   
12.  
  Exercitando
  com o mouse: atividade pintar 
   | 
| 
   
13.  
  Exercitando
  com o mouse: atividade contornar 
   | 
| 
   
14.  
  Exercitando
  com o teclado: atividade labirinto (setas) 
   | 
| 
   
15.  
  Exercitando
  com o teclado: atividade caça à letras 
   | 
| 
   
16.  
  Exercitando
  com o teclado: atividade caça aos números 
   | 
| 
   
17.  
  Exercitando
  com o teclado: aprendendo a digitar 
   | 
| 
   
18.  
  Reciclagem
  de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs) 
   | 
| 
   
19.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  português I 
   | 
| 
   
20.  
  Atividade
  avaliativa – 2º bimestre 
   | 
| 
   
21.  
  É
  brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de
  português II 
   | 
| 
   
22.  
  É
  brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de
  matemática I 
   | 
| 
   
23.  
  É
  brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de
  matemática II 
   | 
| 
   
24.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  história I 
   | 
| 
   
25.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  história II 
   | 
| 
   
26.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  geografia I 
   | 
| 
   
27.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  geografia II 
   | 
| 
   
28.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  ciências I 
   | 
| 
   
29.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de
  ciências II 
   | 
| 
   
30.  
  Atividade
  avaliativa – 3º bimestre 
   | 
| 
   
31.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de inglês
  I 
   | 
| 
   
32.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de inglês
  II 
   | 
| 
   
33.  
  É
  brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de artes 
   | 
| 
   
34.  
  Quantas palavras novas nesse mundo
  digital 
   | 
| 
   
35.  
  Internet
  e o mundo virtual...é preciso navegar mas com cuidado! 
   | 
| 
   
36.  
  Segurança
  das crianças na internet 
   | 
| 
   
37.  
  Navegando
  pela internet e interagindo com livros
  digitais: contos infantis narrados I 
   | 
| 
   
38.  
  Navegando
  pela internet e interagindo com livros
  digitais: contos infantis narrados II 
   | 
| 
   
39.  
  Navegando
  pela internet e interagindo com livros
  digitais: contos infantis narrados III 
   | 
| 
   
40.  
  Atividade
  avaliativa – 4º bimestre
   
   | 
2º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
| 
   
Aula 
   | 
| 
   
1.    
  Descobrindo
  as partes do computador 
   | 
| 
   
2.    
  Funções
  do computador 
   | 
| 
   
3.    
  Como
  usar o computador 
   | 
| 
   
4.    
  Cuidados
  necessários com os equipamentos do Labin 
   | 
| 
   
5.    
  Um
  pouco de história: o tataravó dos nossos computadores 
   | 
| 
   
6.    
  Meu
  amigo mouse: desvendando seus mistérios 
   | 
| 
   
7.    
  O
  senhor teclado: parece complicado mas não é... 
   | 
| 
   
8.    
  Função
  inserir formas: desenhos com formas geométricas 
   | 
| 
   
9.    
  Recontar
  histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Chapeuzinho
  Vermelho)  
   | 
| 
   
10.  
  Atividade
  avaliativa – 1º bimestre  
   | 
| 
   
11.  
  Recontar
  histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor
  (Pinóquio) 
   | 
| 
   
12.  
  Recontar
  histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (João
  e Maria)  
   | 
| 
   
13.  
  Recontar
  histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Os Três
  Porquinhos)  
   | 
| 
   
14.  
  Digitando e cantando (O Relógio) 
   | 
| 
   
15.  
  Digitando e cantando (A Casa) 
   | 
| 
   
16.  
  Digitando e cantando (O Pato) 
   | 
| 
   
17.  
  Digitando e cantando (A Foca) 
   | 
| 
   
18.  
  Reciclagem
  de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs) 
   | 
| 
   
19.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de português I 
   | 
| 
   
20.  
  Atividade
  avaliativa – 2º bimestre 
   | 
| 
   
21.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de português II 
   | 
| 
   
22.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de matemática I 
   | 
| 
   
23.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de matemática II 
   | 
| 
   
24.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de história I 
   | 
| 
   
25.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de história II 
   | 
| 
   
26.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de geografia I 
   | 
| 
   
27.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de geografia II 
   | 
| 
   
28.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de ciências I 
   | 
| 
   
29.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de ciências II 
   | 
| 
   
30.  
  Atividade
  avaliativa – 3º bimestre 
   | 
| 
   
31.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de inglês I 
   | 
| 
   
32.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de inglês II 
   | 
| 
   
33.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de artes 
   | 
| 
   
34.  
  Quantas palavras novas nesse mundo
  digital 
   | 
| 
   
35.  
  Internet
  e o mundo virtual...é preciso navegar mas com cuidado! 
   | 
| 
   
36.  
  Segurança
  das crianças na internet 
   | 
| 
   
37.  
  Internet:
  aprendendo a pesquisar 
   | 
| 
   
38.  
  Navegando
  pela internet e criando quadrinhos com a turma da Mônica nas aulas de informática 
   | 
| 
   
39.  
  Navegando
  pela internet e interagindo com livros
  digitais: os contos infantis nas aulas de informática 
   | 
| 
   
40.  
  Atividade
  avaliativa – 4º bimestre
   
   | 
3º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
 
  
 
| 
   
Aula 
   | 
| 
   
1.    
  O bom uso do computador e do labin 
   | 
| 
   
2.    
  Partes e funções do computador 
   | 
| 
   
3.    
  Aprofundando os estudos sobre a
  história dos computadores 
   | 
| 
   
4.    
  História da Internet 
   | 
| 
   
5.    
  Mouse:
  funcionalidades e componentes 
   | 
| 
   
6.    
  Manipulação
  do mouse através de jogos educativos I 
   | 
| 
   
7.    
  Manipulação
  do mouse através de jogos educativos II 
   | 
| 
   
8.    
  Manipulação
  do mouse através de editores de desenho I 
   | 
| 
   
9.    
  Manipulação
  do mouse através de editores de desenho II 
   | 
| 
   
10. 
  Atividade
  avaliativa – 1º bimestre 
   | 
| 
   
11. 
  Teclado
  alfanumérico: funcionalidades e componentes 
   | 
| 
   
12. 
  Manipulação
  do teclado através de jogos educativos I 
   | 
| 
   
13. 
  Manipulação
  do teclado através de jogos educativos II 
   | 
| 
   
14. 
  Manipulação
  do teclado através de editores de texto (digitação) I 
   | 
| 
   
15. 
  Manipulação
  do teclado através de editores de texto (digitação) II 
   | 
| 
   
16. 
  Multimídia:
  recursos de vídeo e som 
   | 
| 
   
17. 
  Nomenclatura
  básica relacionada às TICs 
   | 
| 
   
18. 
  Internet:
  possibilidades e perigos 
   | 
| 
   
19. 
  Segurança
  das crianças na internet 
   | 
| 
   
20. 
  Atividade
  avaliativa – 2º bimestre 
   | 
| 
   
21. 
  Internet:
  desenvolvendo a pesquisa web 
   | 
| 
   
22. 
  Internet:
  desenvolvendo a pesquisa imagens 
   | 
| 
   
23. 
  Internet:
  desenvolvendo a pesquisa vídeos 
   | 
| 
   
24.  
  Reciclagem
  de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs) 
   | 
| 
   
25.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de português I 
   | 
| 
   
26.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de português II 
   | 
| 
   
27. 
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de matemática I 
   | 
| 
   
28.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de matemática II 
   | 
| 
   
29.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de história I 
   | 
| 
   
30. 
  Atividade
  avaliativa – 3º bimestre 
   | 
| 
   
31.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de história II 
   | 
| 
   
32.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de geografia I 
   | 
| 
   
33.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de geografia II 
   | 
| 
   
34.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de ciências I 
   | 
| 
   
35.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de ciências II 
   | 
| 
   
36.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de inglês I 
   | 
| 
   
37.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de inglês II 
   | 
| 
   
38.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de artes I 
   | 
| 
   
39.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de artes II 
   | 
| 
   
40.  
  Atividade
  avaliativa – 4º bimestre
   
   | 
| 
   
Aula 
   | 
| 
   
1.    
  Noções
  introdutórias: softwares e hardwares 
   | 
| 
   
2.    
  Componentes do computador (periféricos) 
   | 
| 
   | 
| 
   
4.    
  Conhecendo
  a área de trabalho 
   | 
| 
   
5.    
  Mouse:
  funcionalidades e componentes 
   | 
| 
   
6.    
  Teclado
  alfanumérico: funcionalidades e componentes 
   | 
| 
   
7.    
  Teclado e digitação I 
   | 
| 
   
8.    
  Teclado e digitação II 
   | 
| 
   
9.    
  Teclado e digitação III 
   | 
| 
   
10.  
  Atividade
  avaliativa – 1º bimestre 
   | 
| 
   
11.  
  Nomenclatura
  básica relacionada às TICs 
   | 
| 
   
12.  
  Internet:
  possibilidades e perigos 
   | 
| 
   
13.  
  Segurança
  das crianças na internet 
   | 
| 
   
14.  
  Internet:
  pesquisando de modo seguro 
   | 
| 
   
15.  
  Internet:
  pesquisa livre I 
   | 
| 
   
16.  
  Internet:
  pesquisa livre II 
   | 
| 
   
17.  
  E-mail 
   | 
| 
   
18.  
  Netiqueta 
   | 
| 
   
19.  
  Vírus 
   | 
| 
   
20.  
  Atividade
  avaliativa – 2º bimestre 
   | 
| 
   
21.  
  Hacker, Cracker 
   | 
| 
   
22.  
  Reciclagem
  de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs) 
   | 
| 
   
23.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de português  
   | 
| 
   
24.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de matemática 
   | 
| 
   
25.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de história 
   | 
| 
   
26.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de geografia 
   | 
| 
   
27.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de ciências  
   | 
| 
   
28.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de inglês  
   | 
| 
   
29.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de artes 
   | 
| 
   
30.  
  Atividade
  avaliativa – 3º bimestre 
   | 
| 
   
31.  
  Criação
  de quadrinhos (turma da Mônica) 
   | 
| 
   
32.  
  Inclusão
  digital  
   | 
| 
   
33.  
  Bate
  papo 
   | 
| 
   
34.  
  Redes
  sociais 
   | 
| 
   
35.  
  Blogs 
   | 
| 
   
36.  
  Noções
  introdutórias: office 
   | 
| 
   
37.  
  Word 
   | 
| 
   
38.  
  Excel 
   | 
| 
   
39.  
  PowerPoint 
   | 
| 
   
40.  
  Atividade
  avaliativa – 4º bimestre
   
   | 
| 
   
Aula 
   | 
| 
   
1.    
  Softwares
  e hardwares 
   | 
| 
   
2.    
  Passado
  e futuro dos computadores e da internet  
   | 
| 
   
3.    
  Sistemas
  operacionais e suas principais ferramentas 
   | 
| 
   
4.    
  Nos cliques
  do mouse 
   | 
| 
   
5.    
  Teclado:
  introdução à datilografia
  computacional I 
   | 
| 
   
6.    
  Teclado:
  introdução à datilografia
  computacional II 
   | 
| 
   
7.    
  Teclado:
  introdução à datilografia
  computacional III 
   | 
| 
   
8.    
  Teclado:
  introdução à datilografia
  computacional IV 
   | 
| 
   
9.    
  Nomenclatura
  básica relacionada às TICs 
   | 
| 
   
10.  
  Atividade
  avaliativa – 1º bimestre 
   | 
| 
   
11.  
  Pesquisas
  na internet 
   | 
| 
   
12.  
  E-mail,
  bate
  papo, redes sociais e blogs 
   | 
| 
   
13.  
  Netiqueta 
   | 
| 
   
14.  
  Vírus
  (Trojan, Worm) 
   | 
| 
   
15.  
  Reciclagem
  de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs) 
   | 
| 
   
16.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de português  
   | 
| 
   
17.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de matemática 
   | 
| 
   
18.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de história 
   | 
| 
   
19.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de geografia 
   | 
| 
   
20.  
  Atividade
  avaliativa – 2º bimestre 
   | 
| 
   
21.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de ciências  
   | 
| 
   
22.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de inglês  
   | 
| 
   
23.  
  Jogos
  educativos e informática nas aulas de artes 
   | 
| 
   
24.  
  Pastas e arquivos: criação,
  seleção, movimentação e exclusão 
   | 
| 
   
25.  
  Botões minimizar, maximizar
  e restaurar 
   | 
| 
   
26.  
  Arquivos: salvar, abrir e
  imprimir 
   | 
| 
   
27.  
  Arquivos: nomear, renomear e
  editar 
   | 
| 
   
28.  
  Office e BrOffice 
   | 
| 
   
29.  
  Word:
  o processador de texto 
   | 
| 
   
30.  
  Atividade
  avaliativa – 3º bimestre 
   | 
| 
   
31.  
  Word:
  ferramentas de formação 
   | 
| 
   
32.  
  Excel:
  o processador de tabelas e gráficos 
   | 
| 
   
33.  
  Excel:
  construindo tabelas 
   | 
| 
   
34.  
  Excel:
  construindo gráficos 
   | 
| 
   
35.  
  Excel:
  ferramentas de formação 
   | 
| 
   
36.  
  PowerPoint:
  o processador de apresentações 
   | 
| 
   
37.  
  PowerPoint:
  construindo apresentações 
   | 
| 
   
38.  
  PowerPoint:
  ferramentas de formação 
   | 
| 
   
39.  
  Paint: recursos para a arte 
   | 
| 
   
40.  
  Atividade
  avaliativa – 4º bimestre
   
   | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário