segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Plano Anual Informática (1º a 5º Anos)

Para baixar atividades: Clique aqui
 
PLANO ANUAL DE DISCIPLINA
 

Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos)
Disciplina: Informática
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão

Introdução: Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida durante o ano letivo 2013. A Escola Estadual XV de Novembro compromete-se a formar um aluno diferenciado, cujo perfil vem resumido no PPP (2013. p.____). A disciplina de Informática do (1º ao 5º ano) visando colaborar com a constituição deste perfil, vem desenvolver as competências e habilidades discriminadas a seguir:

Competências:
Desenvolver uma visão abrangente e crítica sobre a influência das mídias em nossa sociedade, de modo a formar-se um receptor consciente;
Atribuir significado às informações e utilizar as tecnologias adequadas para resolver problemas de seu cotidiano;
Vivenciar a Informática como linguagem que deve ser trabalhada no sentido de potencializar as expressões verbal, escrita, visual, artística, musical e outras tantas que possam ser descobertas e desenvolvidas com o uso do computador;
Reconhecer a Informática e as Tecnologias como extensões de nossas capacidades na agilização e formatação de textos, apresentações multimídia, planilha de cálculos, desenhos, internet e etc;
Compreender o funcionamento dos dispositivos de hardware e softwares, bem como utilizá-los adequadamente;
Conhecer conceitos relacionados à internet e suas aplicações;
Compreender e empregar usual e corretamente a nomenclatura básica relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Habilidades:
Alfabetizar-se digitalmente;
Aplicar e utilizar a informática em atividades cotidianas da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e como cidadão;
Manusear adequadamente hardwares e softwares;
Compreender o uso de atividades lúdicas como forma de aprendizagem;
Compreender dos riscos relacionados ao mau uso da internet;
Navegar responsavelmente e compreender a Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicação e convívio social.

Metodologias e tecnologia utilizada:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos;
Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;
Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais;
Aulas práticas no laboratório de informática;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas na internet;
Produção de informações através do uso das tecnologias;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular de maneira interdisciplinar;
Uso de sites adequados para complementar as aulas;
Visitas exploratórias à ambientes externos à unidade escolar (LABINS).
 
1º Anos: Ementa: Iniciação sobre o computador, suas partes e funções. Compreensão das regras necessárias ao bom uso do Labin e equipamentos. Iniciação à história dos computadores. Iniciação ao correto manuseio do mouse e teclado. Iniciação à digitação. Aplicação de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Iniciação à nomenclatura básica relacionada às TICs. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da navegação.

Observações: 1º Ano: Nas séries iniciais serão privilegiados os contatos iniciais com os recursos tecnológicos, de forma lúdica, atrativa e que não provoquem ansiedade nos alunos que não apresentam experiência com estes recursos.

2º Anos: Ementa: Estudo das partes e funções do computador. Reflexão sobre o bom uso do computador.  Introdução à história dos computadores. Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e teclado). Introdução à digitação. Aplicação de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Introdução à nomenclatura básica relacionada às TICs. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da navegação.

Observações: 2º Ano: Nas séries iniciais serão privilegiados os contatos iniciais com os recursos tecnológicos, de forma lúdica, atrativa e que não provoquem ansiedade nos alunos que não apresentam experiência com estes recursos.

3º Anos: Ementa: Reflexão sobre o bom uso do computador e labin. Aprofundamento dos estudos das partes e funções do computador. Conhecimento sobre a história dos computadores. Introdução sobre a história da internet. Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e teclado). Desenvolvimento da digitação. Compreensão dos conceitos relacionados à multimídia. Emprego da nomenclatura básica relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da navegação. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares.

4º Anos: Ementa: Introdução a softwares e hardwares. Caracterização dos componentes do computador. Estudo da história e evolução do computador e internet. Definição da área de trabalho. Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de dados (mouse e teclado). Aprimoramento da digitação. Emprego da nomenclatura básica relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da navegação. Desenvolvimento da nitiqueta. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Introdução ao estudo do Office.

5º Anos: Ementa: Análise de softwares e hardwares. Conhecimento sobre da história e evolução do computador e internet. Reflexão sobre o futuro das TICs. Estudo dos principais sistemas operacionais e suas ferramentas. Conhecimento e manuseio correto de periféricos de entrada de e saída de dados. Aprimoramento da digitação. Emprego usual e correto da nomenclatura básica relacionada às TICs. Compreensão dos conceitos relacionados à internet e experimentação da navegação. Desenvolvimento da nitiqueta. Estimulo à construção de práticas sustentáveis em relação aos resíduos tecnológicos descartados. Aplicação de jogos educativos de forma interdisciplinar aos demais conteúdos curriculares. Estudo das pastas e arquivos. Introdução ao estudo do BrOffice. Aprofundamento do estudo do Office. Introdução ao estudo do Paint.

Avaliações: A avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão: desenvolvimento nas aulas práticas, participação, interesse, comportamento e assiduidade. Já o principal instrumento utilizado será uma atividade avaliativa prática, desenvolvida no Labin (bimestralmente).

Referencias:
ALMEIDA, Fernando José de, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini, JÚNIOR, Fernando Moraes Fonseca. Criando ambientes inovadores: educação e informática. Brasília. MEC/SEED/PROINFO,1999a.
ALMEIDA, Fernando José de, ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Aprender construindo: a informática se transformando com os professores. Brasília. MEC/SEED/PROINFO, 1999b.
ARROYO, Gisele Magalhães. Windows e internet para crianças. Campinas: Editora Komedi, 2008.
Material disponibilizado no Curso – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/. Acesso em fevereiro de 2012.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
SÃO PAULO. Diretrizes da escola de tempo integral. São Paulo: SEE, 2006.
São Paulo. Oficina de informática educação. CRTE – Telêmaco Borda, 2003.
SEED/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação: Diretrizes. Brasília, julho de 1997.


1º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):


Aula

1.     O que é o computador

2.     As partes do computador

3.     Para que serve o computador

4.     Tá combinado: regras do Labin

5.     Computadores: como eram seus pais

6.     Aprendendo a usar o computador

7.     Coleguinha mouse

8.     Doutor teclado

9.     A “mente” do computador: os programas

10.   Atividade avaliativa – 1º bimestre

11.   Exercitando com o mouse: atividade liga-pontos

12.   Exercitando com o mouse: atividade pintar

13.   Exercitando com o mouse: atividade contornar

14.   Exercitando com o teclado: atividade labirinto (setas)

15.   Exercitando com o teclado: atividade caça à letras

16.   Exercitando com o teclado: atividade caça aos números

17.   Exercitando com o teclado: aprendendo a digitar

18.   Reciclagem de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)

19.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de português I

20.   Atividade avaliativa – 2º bimestre

21.   É brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de português II

22.   É brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de matemática I

23.   É brincando que se aprende: Jogos educativos e informática nas aulas de matemática II

24.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de história I

25.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de história II

26.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de geografia I

27.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de geografia II

28.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de ciências I

29.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de ciências II

30.   Atividade avaliativa – 3º bimestre

31.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de inglês I

32.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de inglês II

33.   É brincando que se aprende: jogos educativos e informática nas aulas de artes

34.   Quantas palavras novas nesse mundo digital

35.   Internet e o mundo virtual...é preciso navegar mas com cuidado!

36.   Segurança das crianças na internet

37.   Navegando pela internet e interagindo com livros digitais: contos infantis narrados I

38.   Navegando pela internet e interagindo com livros digitais: contos infantis narrados II

39.   Navegando pela internet e interagindo com livros digitais: contos infantis narrados III

40.   Atividade avaliativa – 4º bimestre

2º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):


Aula

1.     Descobrindo as partes do computador

2.     Funções do computador

3.     Como usar o computador

4.     Cuidados necessários com os equipamentos do Labin

5.     Um pouco de história: o tataravó dos nossos computadores

6.     Meu amigo mouse: desvendando seus mistérios

7.     O senhor teclado: parece complicado mas não é...

8.     Função inserir formas: desenhos com formas geométricas

9.     Recontar histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Chapeuzinho Vermelho)

10.   Atividade avaliativa – 1º bimestre

11.   Recontar histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Pinóquio)

12.   Recontar histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (João e Maria)

13.   Recontar histórias através de imagens: meu amigo mouse a serviço do aluno leitor (Os Três Porquinhos)

14.   Digitando e cantando (O Relógio)

15.   Digitando e cantando (A Casa)

16.   Digitando e cantando (O Pato)

17.   Digitando e cantando (A Foca)

18.   Reciclagem de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)

19.   Jogos educativos e informática nas aulas de português I

20.   Atividade avaliativa – 2º bimestre

21.   Jogos educativos e informática nas aulas de português II

22.   Jogos educativos e informática nas aulas de matemática I

23.   Jogos educativos e informática nas aulas de matemática II

24.   Jogos educativos e informática nas aulas de história I

25.   Jogos educativos e informática nas aulas de história II

26.   Jogos educativos e informática nas aulas de geografia I

27.   Jogos educativos e informática nas aulas de geografia II

28.   Jogos educativos e informática nas aulas de ciências I

29.   Jogos educativos e informática nas aulas de ciências II

30.   Atividade avaliativa – 3º bimestre

31.   Jogos educativos e informática nas aulas de inglês I

32.   Jogos educativos e informática nas aulas de inglês II

33.   Jogos educativos e informática nas aulas de artes

34.   Quantas palavras novas nesse mundo digital

35.   Internet e o mundo virtual...é preciso navegar mas com cuidado!

36.   Segurança das crianças na internet

37.   Internet: aprendendo a pesquisar

38.   Navegando pela internet e criando quadrinhos com a turma da Mônica nas aulas de informática

39.   Navegando pela internet e interagindo com livros digitais: os contos infantis nas aulas de informática

40.   Atividade avaliativa – 4º bimestre

3º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):


Aula

1.     O bom uso do computador e do labin

2.     Partes e funções do computador

3.     Aprofundando os estudos sobre a história dos computadores

4.     História da Internet

5.     Mouse: funcionalidades e componentes

6.     Manipulação do mouse através de jogos educativos I

7.     Manipulação do mouse através de jogos educativos II

8.     Manipulação do mouse através de editores de desenho I

9.     Manipulação do mouse através de editores de desenho II

10.  Atividade avaliativa – 1º bimestre

11.  Teclado alfanumérico: funcionalidades e componentes

12.  Manipulação do teclado através de jogos educativos I

13.  Manipulação do teclado através de jogos educativos II

14.  Manipulação do teclado através de editores de texto (digitação) I

15.  Manipulação do teclado através de editores de texto (digitação) II

16.  Multimídia: recursos de vídeo e som

17.  Nomenclatura básica relacionada às TICs

18.  Internet: possibilidades e perigos

19.  Segurança das crianças na internet

20.  Atividade avaliativa – 2º bimestre

21.  Internet: desenvolvendo a pesquisa web

22.  Internet: desenvolvendo a pesquisa imagens

23.  Internet: desenvolvendo a pesquisa vídeos

24.   Reciclagem de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)

25.   Jogos educativos e informática nas aulas de português I

26.   Jogos educativos e informática nas aulas de português II

27.  Jogos educativos e informática nas aulas de matemática I

28.   Jogos educativos e informática nas aulas de matemática II

29.   Jogos educativos e informática nas aulas de história I

30.  Atividade avaliativa – 3º bimestre

31.   Jogos educativos e informática nas aulas de história II

32.   Jogos educativos e informática nas aulas de geografia I

33.   Jogos educativos e informática nas aulas de geografia II

34.   Jogos educativos e informática nas aulas de ciências I

35.   Jogos educativos e informática nas aulas de ciências II

36.   Jogos educativos e informática nas aulas de inglês I

37.   Jogos educativos e informática nas aulas de inglês II

38.   Jogos educativos e informática nas aulas de artes I

39.   Jogos educativos e informática nas aulas de artes II

40.   Atividade avaliativa – 4º bimestre

 4ª Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):


Aula

1.     Noções introdutórias: softwares e hardwares

2.     Componentes do computador (periféricos)


4.     Conhecendo a área de trabalho

5.     Mouse: funcionalidades e componentes

6.     Teclado alfanumérico: funcionalidades e componentes

7.     Teclado e digitação I

8.     Teclado e digitação II

9.     Teclado e digitação III

10.   Atividade avaliativa – 1º bimestre

11.   Nomenclatura básica relacionada às TICs

12.   Internet: possibilidades e perigos

13.   Segurança das crianças na internet

14.   Internet: pesquisando de modo seguro

15.   Internet: pesquisa livre I

16.   Internet: pesquisa livre II

17.   E-mail

18.   Netiqueta

19.   Vírus

20.   Atividade avaliativa – 2º bimestre

21.   Hacker, Cracker

22.   Reciclagem de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)

23.   Jogos educativos e informática nas aulas de português

24.   Jogos educativos e informática nas aulas de matemática

25.   Jogos educativos e informática nas aulas de história

26.   Jogos educativos e informática nas aulas de geografia

27.   Jogos educativos e informática nas aulas de ciências

28.   Jogos educativos e informática nas aulas de inglês

29.   Jogos educativos e informática nas aulas de artes

30.   Atividade avaliativa – 3º bimestre

31.   Criação de quadrinhos (turma da Mônica)

32.   Inclusão digital

33.   Bate papo

34.   Redes sociais

35.   Blogs

36.   Noções introdutórias: office

37.   Word

38.   Excel

39.   PowerPoint

40.   Atividade avaliativa – 4º bimestre

 5º Ano - Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):


Aula

1.     Softwares e hardwares

2.     Passado e futuro dos computadores e da internet

3.     Sistemas operacionais e suas principais ferramentas

4.     Nos cliques do mouse

5.     Teclado: introdução à datilografia computacional I

6.     Teclado: introdução à datilografia computacional II

7.     Teclado: introdução à datilografia computacional III

8.     Teclado: introdução à datilografia computacional IV

9.     Nomenclatura básica relacionada às TICs

10.   Atividade avaliativa – 1º bimestre

11.   Pesquisas na internet

12.   E-mail, bate papo, redes sociais e blogs

13.   Netiqueta

14.   Vírus (Trojan, Worm)

15.   Reciclagem de resíduos tecnológicos (reutilizando CDs)

16.   Jogos educativos e informática nas aulas de português

17.   Jogos educativos e informática nas aulas de matemática

18.   Jogos educativos e informática nas aulas de história

19.   Jogos educativos e informática nas aulas de geografia

20.   Atividade avaliativa – 2º bimestre

21.   Jogos educativos e informática nas aulas de ciências

22.   Jogos educativos e informática nas aulas de inglês

23.   Jogos educativos e informática nas aulas de artes

24.   Pastas e arquivos: criação, seleção, movimentação e exclusão

25.   Botões minimizar, maximizar e restaurar

26.   Arquivos: salvar, abrir e imprimir

27.   Arquivos: nomear, renomear e editar

28.   Office e BrOffice

29.   Word: o processador de texto

30.   Atividade avaliativa – 3º bimestre

31.   Word: ferramentas de formação

32.   Excel: o processador de tabelas e gráficos

33.   Excel: construindo tabelas

34.   Excel: construindo gráficos

35.   Excel: ferramentas de formação

36.   PowerPoint: o processador de apresentações

37.   PowerPoint: construindo apresentações

38.   PowerPoint: ferramentas de formação

39.   Paint: recursos para a arte

40.   Atividade avaliativa – 4º bimestre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário