domingo, 29 de dezembro de 2013

Modelo (PLANO MENSAL – INGLÊS/5º Ano)

Para baixar atividades: Clique aqui

PLANO MENSAL – INGLÊS

 

Instituição: Escola Estadual XV de Novembro

Professora: Joyce Romão

Disciplina: Inglês

Série: 5º Ano “A” e “B”

Período de Desenvolvimento das aulas: 01/02/2013 à 29/02/2013

Nº de Aulas: 08 aulas de 60 minutos (em cada turma)

Data: 01/02/2013

“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

 

Eixo: Análise Linguística: Usos da Língua

 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno:

Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-o como parte integrante de um mundo plurilíngue e multicultural;

Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais;

Comunicar-se, via a compreensão auditiva, oral e escrita (esta última desenvolvendo capacidades de leitura e produção em língua inglesa).

 

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:

Identificar a grafia e pronuncia de objetos e situações utilizados no dia a dia, a fim de estabelecer conexão entre a língua materna e a língua inglesa.

Utilizar-se do dicionário, conhecendo a sua estrutura para esclarecer dúvidas com relação à ortografia, ao significado das palavras, à morfologia e à fonética;

Entender, falar, ler e escrever vocábulos e expressões simples da língua inglesa em contextos de comunicação.

 

Conteúdo:

...

 

Desenvolvimento de Situações Didáticas:

Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos;

Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;

Aulas expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais e midiáticos;

Levantamento de hipóteses;

Momento de convivência orientada (conversação em sala/dramatizações), de modo a estimular fluência do vocabulário apresentado;

Momento de leitura e tradução de pequenos textos;

Momentos de escuta: animações, músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e oralidade;

Pesquisas na internet;

Repetição do vocabulário apresentado, visando a reprodução pelo estudante, do som e pronuncia das palavras;

Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras (individuais e em grupos);

Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;

Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do conteúdo curricular;

Uso de sites adequados para complementar as aulas;

Visualização de objetos e situações, com vistas à vinculação destes à grafia e pronuncia na língua inglesa.

 

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

 

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; textos (diversos gêneros); materiais impressos e gravuras; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

 

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão o desenvolvimento das competências auditivas, orais e escritas (compreensão, pronúncia; entonação, interpretação, leitura e escrita de vocábulos, expressões e/ou textos simples). Fatores comportamentais também serão avaliados como: comportamento, assiduidade e participação, interesse, atenção e empenho na execução das tarefas proposta. Em relação ao instrumento, o principal a ser utilizado será uma atividade avaliativa escrita (trabalho ou prova), desenvolvida bimestralmente.

 

Bibliografia:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (língua estrangeira). Brasília: MEC/SEF, 1998.

TOCANTINS. Referencial curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: língua estrangeira moderna, 2009.
 
Vídeos
 
ABC/Alfabeto:
  
 
 
 
 
 
 
 
Animais:
 
 
 
 
Apresentações:
 
 
 
 
Clima:
 
 
 
 
Cores:
 
 
 
 
Roupas:
 
 
 
 
Comidas e Bebidas:
 
 
 
 
Dias da Semana:
 
 
 
 
Frutas e Verduras:
 
 
 
 
Transportes:
 
 
 
 
 
Meses do Ano:
 
 
 
Números:
 
 
 
 
Ferramentas:
 
 
Pessoas da Família:
 
 
Sentimentos:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário