PLANO ANUAL DE
DISCIPLINA
Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental
(5º Anos)Disciplina: Língua Estrangeira – Inglês
Instituição: Escola Estadual XV
de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão
Introdução: Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação
educativa a ser desenvolvida durante o ano letivo 2013. A Escola Estadual XV de Novembro compromete-se a formar um aluno diferenciado,
cujo perfil vem resumido no PPP (2013. p.____). A disciplina de Língua
Estrangeira (Inglês do 5º ano) visando colaborar com a constituição deste
perfil, vem desenvolver as competências e habilidades
discriminadas a seguir:
Competências:
Identificar a língua
inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-o como parte integrante de
um mundo plurilíngue e multicultural;
Conhecer
e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações a outras
culturas e grupos sociais;
Comunicar-se,
via a compreensão auditiva, oral e escrita (esta última desenvolvendo
capacidades de leitura e produção em língua inglesa).
Habilidades:
Identificar a grafia e pronuncia de objetos e situações utilizados no
dia a dia, a fim de estabelecer conexão entre a língua materna e a língua inglesa.
Utilizar-se do dicionário, conhecendo a sua estrutura para esclarecer
dúvidas com relação à ortografia, ao significado das palavras, à morfologia e à
fonética;
Entender,
falar, ler e escrever vocábulos e expressões simples da língua inglesa em
contextos de comunicação.
Metodologias
e tecnologia utilizada:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano
dos alunos;
Aulas contendo uma variedade de instrumentos
pedagógicos;
Aulas
expositivas dialogadas através do uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Levantamento
de hipóteses;
Momento de convivência orientada (conversação em sala/dramatizações), de
modo a estimular fluência do vocabulário apresentado;
Momento de leitura e tradução de pequenos textos;
Momentos de escuta: animações, músicas e filmes em inglês com o objetivo de
explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e oralidade;
Pesquisas
na internet;
Repetição do vocabulário apresentado, visando a reprodução pelo
estudante, do som e pronuncia das palavras;
Resolução
de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras (individuais e em grupos);
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de
aprendizagem;
Uso de diversos softwares e aplicativos para complementar as
atividades do conteúdo curricular;
Uso de sites adequados para complementar as aulas;
Visualização de objetos e situações, com vistas à vinculação destes à
grafia e pronuncia na língua inglesa.
Recursos:
Notebook;
Projetor;
Microfone e caixas amplificadoras de som;
Impressora;
Vídeos,
músicas e jogos;
Internet;
Quadro
e giz;
Textos
(diversos gêneros);
Materiais
impressos e gravuras;
Caderno,
lápis e borracha;
Papel
sulfite.
Ementa: Sons do alfabeto em inglês. Apresentações.
Cumprimentos. Despedidas. Pronomes pessoais. Pronomes possessivos. Pronomes
demonstrativos. Pronomes interrogativos. Artigo definido e indefinido. Verbo To
Be. Frases afirmativas, negativas e interrogativas. Preposições. Escuta e
pronuncia em língua inglesa. Leitura e produção textual em língua inglesa.
Tradução textual do inglês para o português. Datas comemorativas. Vocabulário inglês (alimentos e bebidas, alto e baixo, animais, boas maneiras, brinquedos, características físicas, clima, cores, corpo
humano, dias da semana, escola, esportes, estações do ano, ferramentas, frutas,
horas, longo e curto, lugares, meios de transportes, meses do ano, números,
objetos, países e nacionalidade, partes da casa, pessoas, pessoas da família,
profissões, roupas,
sentimentos).
Avaliações: A avaliação será processual e contínua no decorrer das
aulas, onde os principais fatores observados serão o desenvolvimento das
competências auditivas, orais e escritas (compreensão, pronúncia; entonação,
interpretação, leitura e escrita de vocábulos, expressões e/ou textos simples).
Fatores comportamentais também serão avaliados como: comportamento, assiduidade
e participação, interesse, atenção e empenho na execução das tarefas proposta. Em
relação ao instrumento, o principal a ser utilizado será uma atividade avaliativa
escrita (trabalho ou prova), desenvolvida bimestralmente.
Referencias:
BRASIL, Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (língua
estrangeira). Brasília: MEC/SEF, 1998.
TOCANTINS. Referencial
curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: língua estrangeira moderna, 2009.
Cronograma de aulas – (Planejamento Mensal):
Aula
|
1. The alphabet (o alfabeto)
|
2. Introducing (apresentações): “What is your name? My name is…”
|
3. Introducing (apresentações): “Nice to meet you. Where are you from? I am from…”
|
4. Greetings (cumprimentos): Hello/Hi; Good bye/Bye; How do you do?/How are you? I’m fine
|
5. Greetings (cumprimentos): Good Morning; Good Afternoon; Good Evening/Good Night
|
6. General vocabulary: animals (animais)
|
7. General vocabulary: climate (clima)
|
8. Commemorative date: New Year's Day (ano novo: 1º de janeiro)
|
9. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
10. Habits and attitude: Sorry/Excuse; Please; Thanks (boas maneiras: desculpe, por favor e obrigado)
|
11. General vocabulary: clothes (roupas)
|
12. General vocabulary: colors (cores)
|
13. Commemorative date: Easter (páscoa)
|
14. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
15. Personal pronouns: I/You
|
16. Verb “to be”: am
|
17. General vocabulary: days of the week (dias da semana)
|
18. General vocabulary: family persons (pessoas da família)
|
19. Commemorative date: Mother's Day (dias das mães: 2º domingo de maio)
|
20. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
21. Possessive adjective: my/your
|
22. The definite article: the (artigo definido: o)
|
23. Avaliação bimestral – 1º bimestre
|
24. General vocabulary: feelings (sentimentos)
|
25. General vocabulary: foods and drinks (alimentos e bebidas)
|
26. Commemorative date: Independence Day (dia da independência: 4 de julho)
|
27. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
28. Personal pronouns: he/she/it
|
29. Verb “to be”: is
|
30. General vocabulary: high and low (alto e baixo)
|
31. General vocabulary: fruit (frutas)
|
32. Commemorative date: Father's Day (dia dos pais: 3º domingo de junho)
|
33. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
34. Possessive adjective: his/her
|
35. Demonstratives: this/that
|
36. General vocabulary: tools (ferramentas)
|
37. General vocabulary: long and short (longo e curto)
|
38. Commemorative date: Labor Day (dia do trabalho: 1ª segunda-feira de setembro)
|
39. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
40. The indefinite articles: a/an (artigos indefinidos: um/uma)
|
41. Interrogative words
|
42. Avaliação bimestral – 2º bimestre
|
43. General vocabulary: eans of transport (meios de transportes)
|
44. General vocabulary: months of the year (meses do ano)
|
45. Commemorative date: Halloween (dia das bruxas: 31 de outubro)
|
46. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
47. Personal pronouns: we/you/they
|
48. Verb “to be”: are
|
49. General vocabulary: numbers (números)
|
50. General vocabulary: objects (objetos)
|
51. Commemorative date: Christmas Day (natal: 25 de dezembro)
|
52. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
53. Possessive adjective: our/ your/their
|
54. Demonstratives: these/ those
|
55. General vocabulary: occupations (profissões)
|
56. Avaliação bimestral – (Conteúdo 3º bimestre)
|
57. General vocabulary: parts of the house (partes da casa)
|
58. General vocabulary: pátrios adjectives: countries/nationalities (adjetivos pátrios)
|
59. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
60. Frases afirmativas, negativas e interrogativas
|
61. Mr./Mister; Ms./Mrs.; Miss. (Senhor, senhora, senhorita)
|
62. General vocabulary: people (pessoas)
|
63. General vocabulary: physical characteristics (caracteristicas físicas)
|
64. General vocabulary: places (lugares)
|
65. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
66. Prepositions: in, on, under, behind, beside, in front of (preposições)
|
67. General vocabulary: school (escola)
|
68. General vocabulary: seasons of the year (estações do ano)
|
69. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
70. Some important verbs I
|
71. Some important verbs II
|
72. General vocabulary: sports (esportes)
|
73. General vocabulary: the human body (o corpo humano)
|
74. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
75. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
76. Adjectives I
|
77. Adjectives II
|
78. General vocabulary: time/clock (horas)
|
79. Avaliação bimestral - 4º bimestre
|
80. General vocabulary: toys (brinquedos)
|
81. Reading and text translation (leitura e tradução textual)
|
82. Listening to and singing (ouvindo e cantando)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário