quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (3º Ano): Sistema Solar e Movimentos da Terra

 Para baixar atividades: Clique aqui

PLANO – CIÊNCIAS (3º Ano)/Astros
 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 04 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
 
“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente. 

Competências Desenvolvidas pelo Aluno: 
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Diferenciar planeta de estrela e satélites naturais;
Conhecer a organização do Sistema Solar;
Situar o planeta Terra e o satélite Lua e suas características pela posição no Sistema Solar;
Caracterizar o Sol, a Terra e a Lua;
Relacionar a importância da luz solar e do calor do sol para a vida no planeta;
Identificar as diferentes fases da Lua
Conhecer os principais conhecimentos científicos e mitos relacionados a Lua;
Diferenciar movimento de rotação e translação;
Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia e noite, bem como, relacionar esses eventos ao movimento de rotação da Terra;
Identificar as diferentes estações do ano, bem como, relacionar esses eventos ao movimento de translação da Terra.

Conteúdo:
O Sistema Solar: estrelas, planetas e satélites naturais
Sol: luz, calor e vida
Lua: fases e influência da lua no modo de viver dos homens (mitos e conhecimento científico)
Terra: movimentos de rotação e translação e a contagem do tempo (dias, noites e estações do ano)

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.

Interatividade:
Jogo on-line: O sistema solar: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm
 
 
Texto Leitura Compartilhada:


Vídeos:
 
 
 
 
 
 
Atividades Extra:






















 
 

Um comentário: