Para baixar atividades: Clique aqui
PLANO – CIÊNCIAS (3º Ano)/Astros
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 3º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 04 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo
Freire)
Eixo: Terra e Universo; Vida e meio ambiente.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a
sustentabilidade do planeta;
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos.
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Diferenciar
planeta de estrela e satélites naturais;
Conhecer
a organização do Sistema Solar;
Situar
o planeta Terra e o satélite Lua e suas características pela posição no Sistema
Solar;
Caracterizar
o Sol, a Terra e a Lua;
Relacionar
a importância da luz solar e do calor do sol para a vida no planeta;
Identificar
as diferentes fases da Lua
Conhecer
os principais conhecimentos científicos e mitos relacionados a Lua;
Diferenciar
movimento de rotação e translação;
Observar
a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia e noite, bem como,
relacionar esses eventos ao movimento de rotação da Terra;
Identificar
as diferentes estações do ano, bem como, relacionar esses eventos ao movimento
de translação da Terra.
Conteúdo:
Conteúdo:
O
Sistema Solar: estrelas, planetas e satélites naturais
Sol:
luz, calor e vida
Lua:
fases e influência da lua no modo de viver dos homens (mitos e conhecimento
científico)
Terra:
movimentos de rotação e translação e a contagem do tempo (dias, noites e
estações do ano)
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Demonstrações
práticas
através do desenvolvimento de experiências
concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras
compartilhadas;
Levantamento de
hipóteses;
Pesquisas
através da biblioteca
e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de
exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras;
Uso do
livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno
do Futuro – Ciências 3º Ano.
Instituto
Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (3º Ano).
Circuito Campeão.
PESSÔA,
Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é
nossa: ciências – 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS.
Referencial Curricular para o Ensino
Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
Interatividade:
Interatividade:
Jogo
on-line: O sistema solar: http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/
Jogo
on-line: O sistema solar: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm
Quis
on-line: O sistema solar: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html
Jogo
on-line: O sistema solar: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-sistema-solar.html
Atividades Extra:
muito bom amei!
ResponderExcluirEstá ótimo .
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluir