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PLANO ANUAL DE DISCIPLINA
Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (3º,
4º e 5º Ano)
Disciplina: Ciências
Instituição: Escola Estadual XV
de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão
Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo formar cidadãos críticos, atuantes e participativos, bem como, conhecedores de conceitos relevantes à disciplina. A interação indivíduo-sociedade-meio ambiente se constrói e se sustenta com base nas informações, que uma vez decodificadas, permitem ao indivíduo a problematização do ver-se e do ver o mundo, bem como, a sua interferência nele. Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida durante o ano letivo 2013 nesta área do conhecimento.
Objeto de conhecimento: Relação do homem com a natureza (tecnologia e sociedade, vida e ambiente, ser humano e saúde) associada aos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Eixos:
Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo formar cidadãos críticos, atuantes e participativos, bem como, conhecedores de conceitos relevantes à disciplina. A interação indivíduo-sociedade-meio ambiente se constrói e se sustenta com base nas informações, que uma vez decodificadas, permitem ao indivíduo a problematização do ver-se e do ver o mundo, bem como, a sua interferência nele. Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida durante o ano letivo 2013 nesta área do conhecimento.
Objeto de conhecimento: Relação do homem com a natureza (tecnologia e sociedade, vida e ambiente, ser humano e saúde) associada aos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Eixos:
Vida
e meio ambiente;
Ser
humano e saúde;
Ciência,
Tecnologia e Sociedade;
Terra
e Universo.
Metodologias e tecnologia utilizada:
Metodologias e tecnologia utilizada:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos;
Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e
midiáticos;
Aulas
práticas no laboratório de informática;
Demonstrações
práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Desenvolvimento de competições
cognitivas e manuais;
Desenvolvimento de feiras e
exposições;
Excursões e visitas exploratórias
à ambientes externos à unidade escolar;
Interpretação de textos
informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e
portais educacionais (Labin);
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de
fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Trabalhos em grupo;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de
aprendizagem;
Uso do livro didático.
Recursos:
Recursos:
Notebook;
Projetor;
Microfone;
Caixas amplificadoras de som;
Impressora;
Vídeos;
Musicas;
Jogos;
Internet;
Materiais
concretos;
Quadro;
Giz;
Livro
didático;
Textos
informativos;
Materiais
impressos;
Gravuras;
Apostilas;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Papel
sulfite.
Competências Gerais – Fluxo:
Competências Gerais – Fluxo:
Vida e meio ambiente:
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos.
Ser humano e saúde:
Conhecer o próprio
corpo e dele cuidar;
Adotar e valorizar
hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida;
Agir de forma
responsável em relação à saúde individual e coletiva.
Ciência, Tecnologia e
Sociedade:
Compreender a
tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo
atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e
transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes
fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir
conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
Competências Gerais – Referencial:
Competências Gerais – Referencial:
Vida e meio ambiente: ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a
sustentabilidade do planeta.
Ser humano e saúde: ser capaz de adotar
atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva,
utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os
fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do
equilíbrio, e para a prevenção de doenças comuns em sua comunidade.
Ciência, Tecnologia e
Sociedade:
compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas,
sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente.
Habilidades Gerais – Fluxo
Habilidades Gerais – Fluxo
Adotar uma postura
investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e
registros;
Procurar
soluções para situações-problema associadas à fenômenos da natureza a partir
de uma postura investigativa;
Reconhecer a
importância do trabalho coletivo e colaborativo na construção do conhecimento
científico;
Estabelecer relações
entre fatos ou fenômenos e ideias;
Comunicar com
precisão suas ideias e concepções a cerca dos fenômenos naturais e
tecnológicos;
Reconhecer
a importância do registro organizado em gráficos e tabelas para a descrição e
compreensão dos fenômenos da natureza.
3º Ano – Ementa: Estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra. Definição e comparação entre os componentes do ambiente (bióticos e abióticos). Introdução aos conceitos relacionados ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos tipos de poluição e suas consequências como o aquecimento global, enchentes, erosão e desertificação. Classificação dos seres vivos. Pesquisa das interações entre seres vivos. Estudo e diferenciação entre animais e vegetais. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das cadeias e teias alimentares. Compreensão do conceito de ecossistemas. Reflexão sobre crimes ambientais. Análise e construção de práticas sustentáveis. Orientação sobre higiene e saúde. Estabelecimentos de relações entre bons hábitos alimentares, atividades física e saúde. Exame de questões relacionadas à saneamento básico e direitos sociais. Análise das partes, funções e relações estabelecidas no corpo humano. Identificação dos órgãos do sentido. Exame e crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas
4º Ano – Ementa: Construção dos conceitos (Universo e Galáxias). Compreensão das principais teóricas de criação do Universo. Aprofundamento do estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra e seus efeitos. Compreensão e distinção entre as estações do ano. Diferenciação entre clima e tempo. Estudo da matéria e suas transformações químicas e físicas. Análise da exploração de recursos renováveis e não-renováveis. Reflexão sobre a importância da reciclagem e de práticas sustentáveis. Estudo de sistemas, substâncias e misturas. Aprofundamento da compreensão do conceito de ecossistemas interdependentes. Definição e comparação entre os principais biomas brasileiros. Reflexão sobre os fatores que desequilibram os ecossistemas. Analise das relações de interdependência entre os sistemas bióticos e abióticos. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino vegetal. Reflexão sobre crimes ambientais e ações inibidoras de combate a estes crimes. Análise e discussão das relações ecológicas, equilíbrio ambiental e dinâmica populacionais. Exploração dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das cadeias e teias alimentares. Aprofundamento das discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo do ar e água. Análise das relações entre sistema digestivo, locomotor e circulatório humano. Introdução aos conceitos relacionados à luz e sombra e energia elétrica. Pesquisa relacionada às revoluções tecnológicas e tecnologias sustentáveis.
5º Ano – Ementa: Caracterização do planeta Terra. Descrição e análise das particularidades da estrutura do planeta (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera). Demonstração e resgate histórico das formas de representação do planeta. Revisão e aprofundamento dos conceitos relacionados ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos tipos de poluição e suas consequências. Incentivo à práticas cotidianas de responsabilidade socioambiental. Explicitação das necessidades primárias dos seres vivos. Compreensão do conceito de níveis de organização (biosfera, ecossistemas, populações e comunidades). Compreensão do conceito de habitat e nicho ecológico. Análise e discussão das relações ecológicas e a interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente. Estudo da evolução do homem. Exame dos fatores relacionados ao crescimento populacional humano e suas consequências. Introdução à pesquisa cientifica. Estudo e análise das diferentes formas e fontes de energia e seus impactos ambientais (limpas e poluentes). Introdução ao magnetismo. Investigação da estrutura e organização do corpo humano. Interpretação da história do corpo humano (da infância à velhice). Levantamento dos benefícios que a tecnologia oferece ao corpo humano na contemporaneidade. Aprofundamento das discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo dos órgãos e sistemas e sua integração (nervoso, respiratório, digestivo, excretor, hormonal e reprodutor). Exame de questões relacionadas à sexualidade humana (puberdade, menstruação, fecundação e gestação), Discussão de riscos relacionados á atividade sexual humana (DSTs, gravides na adolescência e métodos contraceptivos). Exame e crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
Avaliações: O conceito de avaliação assumido neste plano é da definição proposta por Libâneo[1], “a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”. Assim na disciplina de Ciências a avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão: desenvolvimento, participação, interesse, comportamento e assiduidade. Já o principal instrumento utilizado será a avaliação bimestral objetiva interna. A média final do educando poderá ainda ser obtida pela somatória e divisão de trabalhos complementares à avaliação bimestral (pesquisas, exercícios de fixação, produção textuais, competições, apresentações [feiras e exposições], trabalhos artesanais [reciclagem]).
Atividade/Projetos Extra Sala (projetos setoriais vinculados à disciplina):
3º Ano – Ementa: Estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra. Definição e comparação entre os componentes do ambiente (bióticos e abióticos). Introdução aos conceitos relacionados ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos tipos de poluição e suas consequências como o aquecimento global, enchentes, erosão e desertificação. Classificação dos seres vivos. Pesquisa das interações entre seres vivos. Estudo e diferenciação entre animais e vegetais. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das cadeias e teias alimentares. Compreensão do conceito de ecossistemas. Reflexão sobre crimes ambientais. Análise e construção de práticas sustentáveis. Orientação sobre higiene e saúde. Estabelecimentos de relações entre bons hábitos alimentares, atividades física e saúde. Exame de questões relacionadas à saneamento básico e direitos sociais. Análise das partes, funções e relações estabelecidas no corpo humano. Identificação dos órgãos do sentido. Exame e crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas
4º Ano – Ementa: Construção dos conceitos (Universo e Galáxias). Compreensão das principais teóricas de criação do Universo. Aprofundamento do estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra e seus efeitos. Compreensão e distinção entre as estações do ano. Diferenciação entre clima e tempo. Estudo da matéria e suas transformações químicas e físicas. Análise da exploração de recursos renováveis e não-renováveis. Reflexão sobre a importância da reciclagem e de práticas sustentáveis. Estudo de sistemas, substâncias e misturas. Aprofundamento da compreensão do conceito de ecossistemas interdependentes. Definição e comparação entre os principais biomas brasileiros. Reflexão sobre os fatores que desequilibram os ecossistemas. Analise das relações de interdependência entre os sistemas bióticos e abióticos. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino vegetal. Reflexão sobre crimes ambientais e ações inibidoras de combate a estes crimes. Análise e discussão das relações ecológicas, equilíbrio ambiental e dinâmica populacionais. Exploração dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das cadeias e teias alimentares. Aprofundamento das discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo do ar e água. Análise das relações entre sistema digestivo, locomotor e circulatório humano. Introdução aos conceitos relacionados à luz e sombra e energia elétrica. Pesquisa relacionada às revoluções tecnológicas e tecnologias sustentáveis.
5º Ano – Ementa: Caracterização do planeta Terra. Descrição e análise das particularidades da estrutura do planeta (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera). Demonstração e resgate histórico das formas de representação do planeta. Revisão e aprofundamento dos conceitos relacionados ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos tipos de poluição e suas consequências. Incentivo à práticas cotidianas de responsabilidade socioambiental. Explicitação das necessidades primárias dos seres vivos. Compreensão do conceito de níveis de organização (biosfera, ecossistemas, populações e comunidades). Compreensão do conceito de habitat e nicho ecológico. Análise e discussão das relações ecológicas e a interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente. Estudo da evolução do homem. Exame dos fatores relacionados ao crescimento populacional humano e suas consequências. Introdução à pesquisa cientifica. Estudo e análise das diferentes formas e fontes de energia e seus impactos ambientais (limpas e poluentes). Introdução ao magnetismo. Investigação da estrutura e organização do corpo humano. Interpretação da história do corpo humano (da infância à velhice). Levantamento dos benefícios que a tecnologia oferece ao corpo humano na contemporaneidade. Aprofundamento das discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo dos órgãos e sistemas e sua integração (nervoso, respiratório, digestivo, excretor, hormonal e reprodutor). Exame de questões relacionadas à sexualidade humana (puberdade, menstruação, fecundação e gestação), Discussão de riscos relacionados á atividade sexual humana (DSTs, gravides na adolescência e métodos contraceptivos). Exame e crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
Avaliações: O conceito de avaliação assumido neste plano é da definição proposta por Libâneo[1], “a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”. Assim na disciplina de Ciências a avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão: desenvolvimento, participação, interesse, comportamento e assiduidade. Já o principal instrumento utilizado será a avaliação bimestral objetiva interna. A média final do educando poderá ainda ser obtida pela somatória e divisão de trabalhos complementares à avaliação bimestral (pesquisas, exercícios de fixação, produção textuais, competições, apresentações [feiras e exposições], trabalhos artesanais [reciclagem]).
Atividade/Projetos Extra Sala (projetos setoriais vinculados à disciplina):
HORTA NA ESCOLA:
TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Objetivos: Continuar a desenvolver o projeto horta escolar, de forma
interdisciplinar e vivenciada, em que todos se sintam responsáveis pela área
verde produtiva, bem como, onde a natureza possa ser compreendida como um todo
dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do
ambiente em que vive.
Período de desenvolvimento: Todo o período letivo de 2013.
Público Alvo: Corpo
discente.
Atividades em Sala: Durante todo
o período de desenvolvimento do projeto, visando uma aproximação entre teoria e
prática, serão discutidos nas aulas da disciplina de ciências temas como:
Alimentação saudável;
Alimentos transgênicos e orgânicos;
Cadeia Alimentar;
Clima durante as estações do ano;
Desenvolvimento de animais;
Desenvolvimentos da planta no tempo, desde sua germinação
até a colheita;
Diferentes tipos de solo e suas matérias orgânicas;
Observação da incidência (posição) do Sol sobre a horta,
durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros
meses do ano;
Técnicas de plantio e preparação do solo;
Sustentabilidade;
Uso de agrotóxicos.
Atividades Extra Sala: Manejo da horta pelo corpo discente (atividade executada diariamente
desde a plantação à colheita das hortaliças) (ver projeto anexo).
Referencias:
Referencias:
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências. Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial
curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: ciências, 2009.
WERTHEIN, Jorge, CUNHA, Célio da (Orgs.). Ensino de
ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2 ed. Brasília: UNESCO,
Instituto Sangari, 2009.
Livro Didático Adotado: PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências. São Paulo: Scipione, 2011.
Livro Didático Adotado: PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências. São Paulo: Scipione, 2011.
[1] LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª edição. São Paulo: Cortez,
1994.
3º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):
Aula
|
1.
O
Sistema Solar: estrelas, planetas e satélites naturais
|
2.
Sol:
luz, calor e vida
|
3.
Lua:
fases e influência da lua no modo de viver dos homens (mitos e conhecimento
científico)
|
4.
Terra:
movimentos de rotação e translação e a contagem do tempo (dias, noites e
estações do ano)
|
5.
Os componentes do ambiente: ar,
água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos
|
6. Ar: propriedades e composição
|
7. Atmosfera – camada
de ar que envolve a Terra
|
8. Fenômenos atmosféricos
|
9. A importância da atmosfera para
os seres vivos
|
10. Poluição do ar
|
11. Ar puro e respiração saudável
|
12. Água: composição e propriedades
|
13. Estados e mudanças de estados
físicos da água
|
14. Processo de formação
das nuvens e chuvas na atmosfera: ciclo da água
|
15. Água: presença nos seres vivos
|
16. Higiene e cuidados com a água
|
17.
Consumo
consciente da água
|
18.
Solo:
formação e características
|
19.
Influência
do tipo de solo na vida dos animais e vegetais
|
20.
Avaliação
bimestral – 1º bimestre
|
21.
Queimadas
e desmatamentos: perigos ao solo (erosão, impermeabilização e desertificação)
|
22.
Prevenção
contra erosão e manutenção da fertilidade do solo
|
23.
Importância
da prevenção de doenças veiculadas pelo solo
|
24.
Seres
vivos: interações
|
25.
Virus
|
26.
Classificação
dos seres vivos: os grandes reinos
|
27.
Reino
monera, protista e fungi
|
28.
Reino
plantae
|
29.
Reino
animali
|
30.
Animais:
vertebrados e invertebrados
|
31.
Principais
características dos invertebrados: habitat, alimentação, locomoção,
crescimento, reprodução e defesa
|
32.
Principais
características dos vertebrados: habitat, alimentação, locomoção,
crescimento, reprodução e defesa
|
33.
Vegetais:
diversidade e a flora brasileira
|
34.
Vegetais: estrutura e classificação
|
35.
Partes
e funções das plantas
|
36.
Polinização
e reprodução das plantas
|
37.
Germinação
das sementes e crescimento das plantas
|
38.
Processos
da fotossíntese
|
39.
Crimes
ambientais: desmatamentos e queimadas e suas consequências
|
40. Avaliação bimestral
– 2º bimestre
|
41. Doenças humanas
|
42. Principais doenças infecciosas
|
43. Principais vacinas, tabela e
campanhas de vacinação
|
44. Doenças contagiosas e não
contagiosas
|
45. Sistema imunológico: defesas do
organismo humano
|
46. Higiene pessoal: cuidados com o
corpo e mente
|
47. Atividade física e saúde
|
48. Alimentação e nutrição: tipos,
origem e função dos alimentos
|
49. Pirâmide alimentar
|
50. Alimentos
industrializados X alimentos naturais
|
51. Alimentação e saúde: cuidados
com os alimentos
|
52. Água e saúde
|
53. Saneamento básico: importância
para a saúde do homem e preservação do planeta
|
54. Saneamento básico: principais
ações (implantação de sistemas de água encanada, coleta de lixo e rede de
esgoto)
|
55. Saneamento básico: tratamento
de resíduos (coleta seletiva e reciclagem)
|
56. Hábitos alimentares dos seres
vivos
|
57. Produtores, consumidores e
decompositores
|
58. Animais herbívoros, carnívoros
e onívoros
|
59. Cadeia e teia alimentar
|
60. Avaliação bimestral - 3º
bimestre
|
61. Ecossistemas: sistemas bióticos
e abióticos (seres vivos)
|
62. Ecossistemas brasileiros
|
63. Os ecossistemas: desmatamentos
e poluição
|
64. O ser humano e a preservação de
recursos naturais
|
65. As partes do corpo humano
|
66. Cabeça, tronco e membros:
órgãos e funções
|
67. Os cinco órgãos dos sentidos:
função e proteção
|
68. Locomoção dos animais: solo,
água e ar
|
69. Sistema locomotor humano
|
70. Movimentos do corpo humano:
músculos e tendões
|
71. Movimentos do corpo humano:
esqueleto e articulações
|
72. Exercícios físicos, boa
alimentação e ossos saudáveis
|
73. Sistema respiratório
|
74. Respiração: inspiração e
expiração
|
75. A qualidade do ar que
respiramos
|
76. Sistema circulatório:
componentes e funções
|
77. Sistema circulatório: sangue e
oxigênio
|
78. Etapas da vida: diferenças e
semelhanças em diferentes fases da vida humana
|
79. Drogas lícitas e ilícitas:
perigos e prevenção
|
80. Avaliação bimestral - 4º
bimestre
|
4º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):
Aula
|
1.
Universo:
teorias de criação
|
2.
Via
Láctea, Sistema Solar e Planeta Terra
|
3.
Movimentos
planetários (rotação e translação) e efeitos sobre a vida na Terra
|
4.
As
noites e a lua (fases, marés e eclipses)
|
5.
Meteorologia
e as diferenças entre clima e tempo
|
6.
Os
dias e as noites: animais crepusculares, noturno e diurnos
|
7.
Matéria:
nada se cria ou destrói e tudo se transforma
|
8.
Transformações
dos materiais: químicas e físicas, reversíveis e irreversíveis
|
9.
Diferentes
tipos de materiais: naturais e artificiais
|
10.
A
decomposição de matéria orgânica: os benefícios da compostagem
|
11.
Transformações
de materiais e as conquistas do homem (matéria prima em objetos)
|
12.
Recursos
naturais renováveis e não-renováveis
|
13.
Recursos
naturais: a importância da reciclagem
|
14.
Sistemas,
substâncias e misturas
|
15.
Misturas
de substâncias: misturas homogenias e heterogêneas em nosso cotidiano
|
16.
Ecossistemas:
biomas
|
17.
Ecossistemas:
os principais biomas brasileiros
|
18.
A
importância do equilíbrio nos ecossistemas e os fatores que os desequilibram
|
19.
Relações
de interdependência entre os sistemas bióticos (esfera de vida) e os sistemas
abióticos (elementos não-vivos)
|
20.
Avaliação
bimestral – 1º bimestre
|
21.
A
diversidade dos vegetais: estrutura e classificação
|
22.
Partes
e funções das plantas
|
23.
Plantas
com flores e sem flores
|
24.
Reprodução
das plantas: assexuada e polinização
|
25.
Germinação
e crescimento das plantas
|
26.
Fotossíntese
e os ciclos gasosos (gás carbônico e oxigênio)
|
27.
Fotossíntese
e os processos de transmissão de energia
|
28.
Os seres
vivos no ambiente e suas relações ecológicas
|
29.
Interações
intraespecíficas e interespecíficas
|
30.
Interações
harmônicas e desarmônicas
|
31.
Equilíbrio
ecológico e dinâmica das populações
|
32.
Desequilíbrio
ecológico e as consequências em nosso dia-a-dia
|
33.
Relações
alimentares dos seres vivos: produtores, consumidores e decompositores
|
34.
Os
consumidores: herbívoros, carnívoros e onívoros
|
35.
Decompositores
e equilíbrio ecológico
|
36.
Cadeias
alimentares
|
37.
Teias
alimentares
|
38.
Hábitos
alimentares dos diferentes grupos de animais (frugívoros, nectívoros)
|
39.
Hábitos
alimentares dos diferentes grupos de animais (carnívoros, onívoros,
detritívoros)
|
40.
Avaliação
bimestral – 2º bimestre
|
41.
Tipos,
origem e função dos alimentos
|
42.
Alimentação
humana e nutrição (proteínas,
carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras)
|
43.
Pirâmide
alimentar
|
44.
Educação
e higiene
alimentar : saúde
|
45.
Alimentos
industrializados X alimentos naturais: conservação dos alimentos, rótulos, prazo de
validade
|
46.
Fome
e desperdício
|
47.
Propriedades e composição do ar
|
48.
Poluição
do ar
|
49.
Ar puro
e respiração saudável
|
50.
Atmosfera:
camadas e fenômenos atmosféricos
|
51.
A
importância da atmosfera para os seres vivos e perigo dos desequilíbrios ambientais e dos
desastres naturais
|
52.
Composição
e propriedades da água
|
53.
Estados
e mudanças de estados físicos da água
|
54.
Ciclo
hidrológico ou ciclo natural das águas
|
55.
A
importância da água nos ecossistemas terrestres: a importância da água para o
ar, o solo, os vegetais, os animais e os homens
|
56.
Consumo
consciente da água: o
problema da falta de água no mundo
|
57.
A
água como fonte de energia e riquezas: energia elétrica e seus diversos usos
|
58.
Tratamento,
os custos e o consumo da água
|
59.
Digestão
e sistema digestório humano: estrutura e funcionamento
|
60.
Avaliação
bimestral – 3º bimestre
|
61.
Dentes:
tipo e estrutura
|
62.
A
nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório
|
63.
Saúde
de nosso sistema digestório: distúrbios alimentares e educação alimentar
|
64.
Relação
do sistema digestório com os demais sistemas do corpo humano
|
65.
Sistema
excretor humano: estrutura
e funcionamento
|
66.
Órgãos
do sistema urinário e outras excreções (gás carbônico e suor)
|
67.
Relação
do sistema excretor com os demais sistemas do corpo humano
|
68.
Sistema
locomotor humano: estrutura e funcionamento
|
69.
Movimentos
do corpo humano: esqueleto e articulações; músculos e tendões
|
70.
Exercícios
físicos, boa alimentação e ossos saudáveis
|
71.
Relação
do sistema locomotor com os demais sistemas do corpo humano
|
72. Sistema circulatório humano:
estrutura e funcionamento
|
73. Sangue e oxigênio e o transporte e
distribuição de substâncias
|
74. Relação com os
demais sistemas do corpo humano
|
75. Doenças e cuidados
com o sistema circulatório
|
76.
Principais
fontes de luz: naturais e artificiais
|
77.
Luz
e sombra
|
78.
Os
fenômenos de reflexão e refração da luz
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79.
Revoluções
tecnológicas e tecnologias sustentáveis
|
80.
Avaliação
bimestral – 4º bimestre
|
5º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):
Aula
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1.
Características
do planeta Terra: forma, posição no Sistema Solar, movimentos, inclinação do
eixo imaginário
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2.
Estrutura
do planeta Terra: atmosfera e hidrosfera
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3.
Estrutura
do planeta Terra: litosfera e biosfera
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4.
Formas
de representação do planeta: planisfério e globo terrestre
|
5.
O
ar no planeta: composição e propriedades
|
6.
Espaço
ocupado e peso do ar
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7.
Atmosfera
um grande filtro
|
8.
Atmosfera:
as diferenças entre clima e tempo e seus fenômenos
|
9.
Ar
e vento: tipos e utilização energética
|
10.
Poluição
do ar: efeitos no ambiente e na saúde humana
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11.
Destruição
da camada de ozônio e o aquecimento global: os perigos ao planeta
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12.
A
água no planeta: composição, propriedades e mudanças de estado
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13.
Terra:
planeta água (a importância da água nos ecossistemas)
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14.
Fenômenos
climáticos relacionados ao ciclo da água
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15.
Água
e seres vivos (constituição): a alta proporção de água existente nos seres
vivos e os meios de adaptação contra a sua perda
|
16.
Água
e consumo humano: estação de tratamento, valores, uso consciente, higiene e cuidados com a água
|
17.
Poluição
da água: doenças
relacionadas com a água
|
18.
Água e tratamento de esgoto:
proteção do meio ambiente
e prevenção de doenças
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19.
Chuvas e enchentes: o “não”
da natureza
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20.
Avaliação
bimestral – 1º bimestre
|
21.
Solo:
formação, características e tipos
|
22.
Solo
e crosta terrestre
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23.
O
homem e a revolução agrícola: benefícios e prejuízos
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24.
Poluição
do solo: quais as consequências
|
25.
O Ambiente e os seres
vivos: interações com elementos físicos do ambiente (respiração e
fotossíntese)
|
26.
O Ambiente e os seres
vivos: níveis de organização (biosfera, ecossistemas, populações e
comunidades)
|
27.
O Ambiente e os seres
vivos: hábitat e nicho ecológico
|
28.
O Ambiente e os seres
vivos: obtenção de energia (cadeias e teias alimentares)
|
29.
O Ambiente e os seres
vivos: relações ecológicas
|
30.
A
interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente
|
31.
A
evolução da espécie humana
|
32.
População
humana: crescimento populacional, gastos energéticos e consequências
ambientais
|
33.
Aumento
populacional: impactos ambientais (poluição visual, sonora, atmosférica, da
água e produção de lixo)
|
34.
Aumento
populacional e sustentabilidade: como preservar o planeta e a espécie humana
|
35.
Noções de pesquisa científica
|
36.
Pesquisa
científica: importância e etapas do método científico
|
37.
Tipos
de energia: limpas e poluentes e seus impactos ambientais
|
38.
Fontes
de energias: primárias e secundárias, renováveis e não-renováveis
|
39.
Combustão
e energia térmica: condutores e isolantes térmicos
|
40.
Avaliação
bimestral – 2º bimestre
|
41.
Energia
química: a transformação de energia nos animais e vegetais
|
42.
Energia
elétrica: usinas hidrelétricas e poluição e perigos da eletricidade
|
43.
Energia
eólica e solar e tecnologias de aproveitamento
|
44.
Introdução
ao magnetismo
|
45.
Forças
magnéticas e campo magnético terrestre
|
46.
Ímãs,
eletroímãs e bússola
|
47.
A
estrutura e organização do corpo humano
|
48.
O
corpo humano e saúde: integração entre os órgão e sistemas
|
49.
Corpo
humano: sedentarismo X atividade física
|
50. O sistema nervoso: periférico,
central e autônomo (estrutura e funcionamento)
|
51. Órgãos do sentido:
identificação, função e proteção
|
52.
Relação
do sistema nervoso com os demais sistemas do corpo humano
|
53.
Sistema respiratório: estrutura e funcionamento
|
54.
Trocas
gasosas no corpo humano
|
55.
Doenças
respiratórias: causas e consequências
|
56.
Relação
do sistema respiratório com os demais sistemas do corpo humano
|
57.
Sistema cardiovascular: estrutura e funcionamento
|
58.
Doenças
cardiovasculares: causas e consequências
|
59.
Relação
do sistema cardiovascular com os demais sistemas do corpo humano
|
60.
Avaliação
bimestral – 3º bimestre
|
61.
Sistema digestório: estrutura e funcionamento
|
62.
A
nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório
|
63.
Doenças
do sistema digestório: causas e consequências
|
64.
Relação
do sistema digestório com os demais sistemas do corpo humano
|
65.
O
problema da fome e da obesidade no Brasil
|
66. Sistema excretor: estrutura e
funcionamento
|
67.
Relação
do sistema excretor com os demais sistemas do corpo humano
|
68. Órgãos do sistema urinário
|
69. A relação entre alimentação e ingestão
de água e a prevenção de doenças do sistema urinário
|
70. Glândulas endócrinas e sistema
hormonal: hormônios e suas funções
|
71.
Relação
do sistema hormonal com os demais sistemas do corpo humano
|
72. Reprodução humana e de outros
animais: o
papel da reprodução na conservação da espécie
|
73. O sistema reprodutor humano:
diferenças físicas e fisiológicas entre homens e mulheres
|
74. Sistema reprodutor feminino e
masculino: estrutura
e funcionamento
|
75. Puberdade, ciclo menstrual, fecundação, gravidez e parto
|
76. Gravidez na adolescência:
métodos contraceptivos e sua eficácia
|
77. Doenças sexualmente
transmissíveis (DSTs): tipos
e providências necessárias
|
78.
Relação
do sistema reprodutor com os demais sistemas do corpo humano
|
79.
Drogas
lícitas e ilícitas: perigos e prevenção
|
80.
Avaliação
bimestral – 4º bimestre
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EXCELENTE, CONSEGUI OBTER MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES.
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