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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas
fazem você." (Steve Beckman)
Eixo: Vida e meio
ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade
do planeta;
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos;
Compreender a relação
da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na
transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a
tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo
atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e
transformações sociais;
Utilizar-se de
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e
construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Diferenciar clima e
tempo;
Compreender que o
objeto de estudo da meteorologia é a previsão do tempo.
Conteúdo:
Meteorologia
e as diferenças entre clima e tempo.
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Demonstrações
práticas
através do desenvolvimento de experiências
concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras
compartilhadas;
Levantamento de
hipóteses;
Pesquisas
através da biblioteca
e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de
exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras;
Uso do
livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado,
bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor;
microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet;
materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos;
materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no
decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a
resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção
textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento,
desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno
do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto
Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano).
Circuito Campeão.
PESSÔA,
Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é
nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS.
Referencial Curricular para o Ensino
Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
Interatividade:
Jogo:
Fenômenos climáticos: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-fenomenos-climaticos.html
CLIMA
O clima é o
conjunto das características de temperatura, umidade, ventos e chuvas em uma
determinada região ao longo do ano, logo ele varia de acordo com cada estação
do ano e com sua localização geográfica. Assim ele é normalmente constante e
caracteriza as diferentes regiões do Planeta Terra.
CLIMA E TEMPO
Geralmente, o clima é confundido com o
“tempo”. Mas os dois não são a mesma
coisa, a diferença é que o tempo é a condição da atmosfera em dado momento
(pela manhã podemos ter Sol e à tarde está chovendo). Já o clima é muito mais
longo (na cidade do Rio de Janeiro que tem o clima tropical, no verão é muito
quente).
METEOROLOGIA
Como foi dito anteriormente é muito comum
haver confusão entre o que é tempo e o que é clima. Porém, estes são dois
fenômenos diferentes, mesmo que se encontrem inter-relacionados.
No dia-a-dia, a previsão do tempo é a
estimativa do que se espera que ocorra em termos de temperatura e chuva em um
curto período. Nesse sentido o tempo está constantemente mudando: em um certo
dia pode fazer sol pela manhã, mas chover pela noite ou podemos ter uma semana
chuvosa e outra ensolarada. Já a sucessão dos tipos de tempo registrados por um
determinado período é o clima.
A ciência que estuda a atmosfera terrestre e
tem como objetivo prevê o tempo é a meteorologia.
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