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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo
Freire)
Eixo: Terra e Universo;
Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a
sustentabilidade do planeta;
Perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os
elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e
construídos pelo homem;
Compreender a
natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos
com base na formulação de modelos explicativos.
Compreender a relação
da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na
transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a
tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo
atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e
transformações sociais;
Utilizar-se de
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e
construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Distinguir
e caracterizar as principais teorias de criação do universo;
Construir
o conceito de universo, galáxia, sistema solar e planetas;
Reconhecer
a organização do Sistema Solar;
Diferenciar
movimento de rotação e translação;
Observar
a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia e noite, bem como,
relacionar esses eventos ao movimento de rotação da Terra;
Identificar
as diferentes estações do ano, bem como, relacionar esses eventos ao movimento
de translação da Terra;
Conhecer
as fases da Lua e apreender como elas acontecem;
Entender
como ocorre um eclipse lunar.
Reconhecer
a influência das fases da lua sobre o movimento das marés.
Conteúdo:
Universo:
teorias de criação
Via
Láctea, Sistema Solar e Planeta Terra
Movimentos
planetários (rotação e translação) e efeitos sobre a vida na Terra
As
noites e a lua (fases, marés e eclipses)
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;
Demonstrações
práticas
através do desenvolvimento de experiências
concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras
compartilhadas;
Levantamento de
hipóteses;
Pesquisas
através da biblioteca
e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de
exercícios de fixação e tarefas sistemáticas
e desafiadoras;
Uso do
livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado,
bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor;
microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet;
materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos;
materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no
decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a
resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção
textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento,
desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno
do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto
Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano).
Circuito Campeão.
PESSÔA,
Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é
nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS.
Referencial Curricular para o Ensino
Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
Interatividade:
Jogo
on-line: Estações do ano: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9530/estacoes.swf
Jogo
on-line: O sistema solar (http://www.cambito.com.br/games/solar.htm)
Jogo
on-line: O sistema solar (http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/)
Material
interativo: Estações do ano: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf
Material
interativo: O sistema solar: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf
Quis
on-line: Estações do ano: http://criancas.uol.com.br/atividades/quiz-estacoes-do-ano.jhtm
Quis
on-line: O sistema solar: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html
Anexo:
UNIVERSO, VIA LACTEA, SISTEMA SOLAR E TERRA
ORIGEM DO UNIVERSO: O Universo é constituído de
tudo o que existe: espaço, tempo, matéria e energia. Não se sabe o tamanho
do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Existem muitas
teorias que explicam a criação do universo, as mais conhecidas se dividem em:
Teorias
ligadas à religião (Principal: cristã): A criação dos céus e da Terra é atribuída a Deus, que teria executado a
obra em seis dias e descansado no sétimo.
Teorias
ligadas à ciência (Principal: Big Bang ou Grande Explosão): para os cientistas tudo
o que existe no universo veio de uma bolha que explodiu há cerca de 10 ou 20
bilhões de anos. Big-Bang, expressão em inglês que quer dizer "Grande
Explosão".
ASTROS LUMINOSOS E
ILUMINADOS:
O Universo é formado por tudo o que conhecemos: astros (galáxias, estrelas,
planetas e satélites). Esses astros podem ser classificados em:
Os astros
luminosos são os que possuem luz própria: estrelas (Sol);
Os astros
iluminados são os que não possuem luz própria: planetas e satélites (Terra e a
Lua).
VIA
LÁCTEA: As
Galáxias são formadas de bilhões de estrelas, nuvens de gás e de poeira e
outros corpos celestes. Existem bilhões de galáxias no Universo, e quase tudo o
que vemos no céu faz parte da nossa galáxia, a Via Láctea, que se apresenta em
forma de espiral. O Sistema Solar fica
localizado em um de seus braços. A Via Láctea recebeu esse nome porque dá a
ideia de um caminho esbranquiçado no céu. Via Láctea e igual a “caminho
branco/Caminho de leite”.
SISTEMA
SOLAR: O sistema
solar é composto pelo sol, planetas, satélites, e pequenos corpos (asteroides,
cometas, meteoros entre outros). Todos estes corpos celestes giram em torno do
sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra. Os 08 planetas que fazem parte do
sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e
Netuno.
ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO: O planeta Terra está sempre em
movimento. Ele gira em torno de si mesmo e em torno do Sol. Esses dois
movimentos acontecem ao mesmo tempo. São eles:
Rotação: É o movimento que a Terra faz
quando gira em torno de si mesma. Demora 24 horas e cria os dias e as noites;
Translação:
É o
movimento que a Terra faz em torno do Sol. Demora 365 e cria as estações do
ano: primavera, verão, outono e inverno.
ESTAÇÕES DO ANO: Cada estação apresenta
características diferente:
Outono: de 21 de março a 21 de julho, conhecido como
o tempo da colheita;
Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro, é a estação
mais fria do ano;
Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro e a
estação mais florida do ano;
Verão: de 21 de dezembro a 21 de março, é a estação
mais quente do ano.
LUA - SATÉLITE DA
TERRA: A
Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso
planeta, ela também é iluminada pelo Sol, pois não tem luz própria. É o único lugar do espaço em que o homem já
pisou. Doze astronautas já aterrissaram por lá, cheia de crateras, poeira e
pedras, sem atmosfera nem água, a Lua não abriga nenhuma forma de vida.
FASES DA LUA: O ciclo lunar, que demora cerca de 28 dias,
tem quatro fases principais:
Lua nova: É quando não
podemos ver a Lua da Terra, ela fica escondida;
Lua crescente: Daqui da Terra
podemos ver metade da Lua, ela cresce da esquerda para a direita;
Lua cheia: Podemos ver toda a
Lua iluminada pelo Sol;
Lua crescente: Daqui da Terra
podemos ver metade da Lua, ela diminui da esquerda para a direita.
Vídeos:
amei seu plano de aula parabens, vou aplicar com meus futuros alunos
ResponderExcluirParabéns plano excelente
ResponderExcluirincrivel seu plano de aula parabens mesmo.
ResponderExcluir666
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