Para baixar: Clique aqui
PLANO – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV
de Novembro
Professora: Joyce RomãoDisciplina: Ciências
Série: 5º Ano “A” e “B”
Nº de Aulas: 06 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo
Freire)
Eixo: Terra e Universo;
Vida e meio ambiente.
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de
utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência
dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a
biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as
medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a
sustentabilidade do planeta;Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Conhecer
as características do Planeta TerraReconhecer e diferenciar: hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera
Conteúdo:
Características
do planeta Terra: forma, posição no Sistema Solar, movimentos, inclinação do
eixo imaginário;Estrutura do planeta Terra: atmosfera; hidrosfera; litosfera e biosfera.
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas
expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais
e midiáticos;Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado,
bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
Recursos: notebook; projetor;
microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet;
materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos;
materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no
decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a
resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção
textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento,
desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.Caderno do Futuro – Ciências 5º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 5º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (5º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
Interatividade:
Jogo
on-line: O sistema solar (http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/)Jogo on-line: O sistema solar (http://www.cambito.com.br/games/solar.htm)
Quis on-line: O sistema solar: (http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html)
Jogo on-line: Movimentos da terra (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1825)
Anexo:
Planeta Terra
A
Terra realiza diversos movimentos, porém os principais são os de rotação e
translação. O primeiro corresponde a um movimento que a Terra realiza em torno
de si mesma e que requer 24 horas para ser concretizado. É responsável pelo
surgimento dos dias e das noites. O
segundo corresponde ao movimento que a Terra realiza em torno do sol e para
completá-lo são necessários 365 dias e 6 horas. É responsável pelo surgimento
das estações do ano.
A
respeito da formação do Planeta Terra existem duas explicações: o evolucionismo
e o criacionismo, o primeiro se baseia na teoria do Big Bang e o segundo
acredita na criação divina, ou seja, criada por Deus.
Atualmente,
a teoria mais aceita perante a classe científica é de que o planeta Terra teria
sua formação a partir do agrupamento de poeira cósmica, logo depois houve um
aquecimento promovido por grandes reações químicas, essa junção formou corpos
maiores devido à gravidade. A gravidade existente atraiu alguns gases formando
assim uma espécie de atmosfera primitiva.
Os
elementos que favorecem a vida na Terra são chamados de Biosfera ou “esfera da
vida”, essa é composta pela litosfera, atmosfera e hidrosfera formada há
aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Os elementos citados interagem entre si e
com os seres vivos presentes no planeta Terra (animais, vegetais e o homem).
Características
gerais do planeta Terra:
Diâmetro total do
planeta: 510 milhões de quilômetros quadrados. Distância em relação ao sol: aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
Velocidade média da órbita: 29,79 quilômetros por segundo.
Idade da Terra: cerca de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.
Ponto mais alto da Terra: Everest, localizado no Nepal (China).
Estações do ano no hemisfério sul:
Verão (21 de dezembro a 21 de março);
Outono (21 de março a 21 de junho);
Inverno (21 de junho a 23 de setembro);
Primavera (23 de setembro a 21 de dezembro).
Atividade
1. Pesquise e responda:
Em que galáxia está
situado o planeta Terra?Quais planetas do sistema solar têm condições de ter seres vivos?
Quais são os movimentos que a Terra realiza?
Explique o que é rotação?
Explique o que é translação?
Quanto tempo leva o movimento da rotação e o que ele cria?
Quanto tempo leva o movimento de translação e o que ele cria?
Explique a diferença entre as explicações da criação do mundo/Universo:
Explique com suas palavras o que é a Biosfera e do que ela é formada:
No Hemisfério Sul, quais são as data de começo e fim de cada estação do ano.
Vídeos
muito bom para pesquisa e estudo. Parabens
ResponderExcluirGostei dos vídeos,muito bom para complementos dos conteúdos em estudos.
ResponderExcluir