terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Misturas e Soluções

Para baixar: Clique aqui
 
PLANO – CIÊNCIAS

 
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
 

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos;
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.

Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Conceituar sistemas, substâncias e misturas;
Identificar e distinguir misturas de substâncias homogêneas e heterogêneas;
Aplicar o conceito de misturas homogêneas (soluções) às situações cotidianas.

Conteúdo:
Sistemas, substâncias e misturas;
Misturas de substâncias: homogenias e heterogêneas;
Misturas homogenias e heterogêneas em nosso cotidiano.

Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.

Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.

Recursos: Notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.

Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
GIL, Ângela Bernardes de Andrade, FANIZZI, Sueli. Porta aberta: ciências – 4º ano. São Paulo: FTD, 2008.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário