quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Plano Anual - Ciências (3º a 5º Ano)/2013

Para baixar Projeto Horta Escolar: Clique aqui
 Para baixar Avaliações: Clique aqui

PLANO ANUAL DE DISCIPLINA
 

Ano letivo: 2013
Nível: Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º Ano)
Disciplina: Ciências
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Regional: Tocantinópolis
Órgão: SEDUC/TO
Docente: Joyce Romão

Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo formar cidadãos críticos, atuantes e participativos, bem como, conhecedores de conceitos relevantes à disciplina. A interação indivíduo-sociedade-meio ambiente se constrói e se sustenta com base nas informações, que uma vez decodificadas, permitem ao indivíduo a problematização do ver-se e do ver o mundo, bem como, a sua interferência nele. Este Plano de Ensino é um “grande mapa” da ação educativa a ser desenvolvida durante o ano letivo 2013 nesta área do conhecimento.

Objeto de conhecimento: Relação do homem com a natureza (tecnologia e sociedade, vida e ambiente, ser humano e saúde) associada aos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Eixos:
Vida e meio ambiente;
Ser humano e saúde;
Ciência, Tecnologia e Sociedade;
Terra e Universo.

Metodologias e tecnologia utilizada:
Aulas com um contexto significativo no cotidiano dos alunos;
Aulas contendo uma variedade de instrumentos pedagógicos;
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Aulas práticas no laboratório de informática;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Desenvolvimento de competições cognitivas e manuais;
Desenvolvimento de feiras e exposições;
Excursões e visitas exploratórias à ambientes externos à unidade escolar;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais (Labin);
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Trabalhos em grupo;
Uso de atividades lúdicas e jogos educacionais como forma de aprendizagem;
Uso do livro didático.

Recursos:
Notebook;
Projetor;
Microfone;
Caixas amplificadoras de som;
Impressora;
Vídeos;
Musicas;
Jogos;
Internet;
Materiais concretos;
Quadro;
Giz;
Livro didático;
Textos informativos;
Materiais impressos;
Gravuras;
Apostilas;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Papel sulfite.

Competências Gerais – Fluxo:
Vida e meio ambiente:
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
Ser humano e saúde:
Conhecer o próprio corpo e dele cuidar;
Adotar e valorizar hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida;
Agir de forma responsável em relação à saúde individual e coletiva.
Ciência, Tecnologia e Sociedade:
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.

Competências Gerais – Referencial:
Vida e meio ambiente: ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta.
Ser humano e saúde: ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio, e para a prevenção de doenças comuns em sua comunidade.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente.

Habilidades Gerais – Fluxo
Adotar uma postura investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e registros;
Procurar soluções para situações-problema associadas à fenômenos da natureza a partir de uma postura investigativa;
Reconhecer a importância do trabalho coletivo e colaborativo na construção do conhecimento científico;
Estabelecer relações entre fatos ou fenômenos e ideias;
Comunicar com precisão suas ideias e concepções a cerca dos fenômenos naturais e tecnológicos;
Reconhecer a importância do registro organizado em gráficos e tabelas para a descrição e compreensão dos fenômenos da natureza.

3º Ano – Ementa: Estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra. Definição e comparação entre os componentes do ambiente (bióticos e abióticos). Introdução aos conceitos relacionados ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos tipos de poluição e suas consequências como o aquecimento global, enchentes, erosão e desertificação. Classificação dos seres vivos. Pesquisa das interações entre seres vivos. Estudo e diferenciação entre animais e vegetais. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das cadeias e teias alimentares. Compreensão do conceito de ecossistemas. Reflexão sobre crimes ambientais. Análise e construção de práticas sustentáveis. Orientação sobre higiene e saúde. Estabelecimentos de relações entre bons hábitos alimentares, atividades física e saúde. Exame de questões relacionadas à saneamento básico e direitos sociais. Análise das partes, funções e relações estabelecidas no corpo humano. Identificação dos órgãos do sentido. Exame e crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas

4º Ano – Ementa: Construção dos conceitos (Universo e Galáxias). Compreensão das principais teóricas de criação do Universo. Aprofundamento do estudo dos astros e Sistema Solar. Caracterização dos movimentos da Terra e seus efeitos. Compreensão e distinção entre as estações do ano. Diferenciação entre clima e tempo. Estudo da matéria e suas transformações químicas e físicas. Análise da exploração de recursos renováveis e não-renováveis. Reflexão sobre a importância da reciclagem e de práticas sustentáveis. Estudo de sistemas, substâncias e misturas. Aprofundamento da compreensão do conceito de ecossistemas interdependentes. Definição e comparação entre os principais biomas brasileiros. Reflexão sobre os fatores que desequilibram os ecossistemas. Analise das relações de interdependência entre os sistemas bióticos e abióticos. Aprofundamento dos temas relacionados ao reino vegetal. Reflexão sobre crimes ambientais e ações inibidoras de combate a estes crimes. Análise e discussão das relações ecológicas, equilíbrio ambiental e dinâmica populacionais. Exploração dos temas relacionados ao reino animal e interdependências das cadeias e teias alimentares. Aprofundamento das discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo do ar e água. Análise das relações entre sistema digestivo, locomotor e circulatório humano. Introdução aos conceitos relacionados à luz e sombra e energia elétrica. Pesquisa relacionada às revoluções tecnológicas e tecnologias sustentáveis.

5º Ano – Ementa: Caracterização do planeta Terra. Descrição e análise das particularidades da estrutura do planeta (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera). Demonstração e resgate histórico das formas de representação do planeta. Revisão e aprofundamento dos conceitos relacionados ao ar, água e solo. Discussão dos desequilíbrios ambientais advindos dos diversos tipos de poluição e suas consequências. Incentivo à práticas cotidianas de responsabilidade socioambiental. Explicitação das necessidades primárias dos seres vivos. Compreensão do conceito de níveis de organização (biosfera, ecossistemas, populações e comunidades). Compreensão do conceito de habitat e nicho ecológico. Análise e discussão das relações ecológicas e a interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente. Estudo da evolução do homem. Exame dos fatores relacionados ao crescimento populacional humano e suas consequências. Introdução à pesquisa cientifica. Estudo e análise das diferentes formas e fontes de energia e seus impactos ambientais (limpas e poluentes). Introdução ao magnetismo. Investigação da estrutura e organização do corpo humano. Interpretação da história do corpo humano (da infância à velhice). Levantamento dos benefícios que a tecnologia oferece ao corpo humano na contemporaneidade. Aprofundamento das discussões relacionadas ao estabelecimento de relações entre bons hábitos alimentares e de higiene, atividades física e saúde. Estudo dos órgãos e sistemas e sua integração (nervoso, respiratório, digestivo, excretor, hormonal e reprodutor). Exame de questões relacionadas à sexualidade humana (puberdade, menstruação, fecundação e gestação), Discussão de riscos relacionados á atividade sexual humana (DSTs, gravides na adolescência e métodos contraceptivos). Exame e crítica ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Avaliações: O conceito de avaliação assumido neste plano é da definição proposta por Libâneo[1], “a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”. Assim na disciplina de Ciências a avaliação será processual e contínua no decorrer das aulas, onde os principais fatores observados serão: desenvolvimento, participação, interesse, comportamento e assiduidade. Já o principal instrumento utilizado será a avaliação bimestral objetiva interna. A média final do educando poderá ainda ser obtida pela somatória e divisão de trabalhos complementares à avaliação bimestral (pesquisas, exercícios de fixação, produção textuais, competições, apresentações [feiras e exposições], trabalhos artesanais [reciclagem]).

Atividade/Projetos Extra Sala (projetos setoriais vinculados à disciplina):
HORTA NA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Objetivos: Continuar a desenvolver o projeto horta escolar, de forma interdisciplinar e vivenciada, em que todos se sintam responsáveis pela área verde produtiva, bem como, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
Período de desenvolvimento: Todo o período letivo de 2013.
Público Alvo: Corpo discente.
Atividades em Sala: Durante todo o período de desenvolvimento do projeto, visando uma aproximação entre teoria e prática, serão discutidos nas aulas da disciplina de ciências temas como:
Alimentação saudável;
Alimentos transgênicos e orgânicos;
Cadeia Alimentar;
Clima durante as estações do ano;
Desenvolvimento de animais;
Desenvolvimentos da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita;
Diferentes tipos de solo e suas matérias orgânicas;
Observação da incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros meses do ano;
Técnicas de plantio e preparação do solo;
Sustentabilidade;
Uso de agrotóxicos.
Atividades Extra Sala: Manejo da horta pelo corpo discente (atividade executada diariamente desde a plantação à colheita das hortaliças) (ver projeto anexo).

Referencias:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências. Circuito Campeão.
TOCANTINS. Referencial curricular para o ensino fundamental de 1º à 9º ano: ciências, 2009.
WERTHEIN, Jorge, CUNHA, Célio da (Orgs.). Ensino de ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2 ed. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2009.

Livro Didático Adotado: PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências. São Paulo: Scipione, 2011.



[1] LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994.

 

3º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):


Aula

1.     O Sistema Solar: estrelas, planetas e satélites naturais

2.     Sol: luz, calor e vida

3.     Lua: fases e influência da lua no modo de viver dos homens (mitos e conhecimento científico)

4.     Terra: movimentos de rotação e translação e a contagem do tempo (dias, noites e estações do ano)

5.     Os componentes do ambiente: ar, água, solo, fogo, luz, calor do sol, seres vivos e elementos não-vivos

6.     Ar: propriedades e composição

7.     Atmosfera – camada de ar que envolve a Terra

8.     Fenômenos atmosféricos

9.     A importância da atmosfera para os seres vivos

10.   Poluição do ar

11.   Ar puro e respiração saudável

12.   Água: composição e propriedades

13.   Estados e mudanças de estados físicos da água

14.   Processo de formação das nuvens e chuvas na atmosfera: ciclo da água

15.   Água: presença nos seres vivos

16.   Higiene e cuidados com a água

17.   Consumo consciente da água

18.   Solo: formação e características

19.   Influência do tipo de solo na vida dos animais e vegetais

20.   Avaliação bimestral – 1º bimestre

21.   Queimadas e desmatamentos: perigos ao solo (erosão, impermeabilização e desertificação)

22.   Prevenção contra erosão e manutenção da fertilidade do solo

23.   Importância da prevenção de doenças veiculadas pelo solo

24.   Seres vivos: interações

25.   Virus

26.   Classificação dos seres vivos: os grandes reinos

27.   Reino monera, protista e fungi

28.   Reino plantae

29.   Reino animali

30.   Animais: vertebrados e invertebrados

31.   Principais características dos invertebrados: habitat, alimentação, locomoção, crescimento, reprodução e defesa

32.   Principais características dos vertebrados: habitat, alimentação, locomoção, crescimento, reprodução e defesa

33.   Vegetais: diversidade e a flora brasileira

34.   Vegetais: estrutura e classificação

35.   Partes e funções das plantas

36.   Polinização e reprodução das plantas

37.   Germinação das sementes e crescimento das plantas

38.   Processos da fotossíntese

39.   Crimes ambientais: desmatamentos e queimadas e suas consequências

40.   Avaliação bimestral – 2º bimestre

41.   Doenças humanas

42.   Principais doenças infecciosas

43.   Principais vacinas, tabela e campanhas de vacinação

44.   Doenças contagiosas e não contagiosas

45.   Sistema imunológico: defesas do organismo humano

46.   Higiene pessoal: cuidados com o corpo e mente

47.   Atividade física e saúde

48.   Alimentação e nutrição: tipos, origem e função dos alimentos

49.   Pirâmide alimentar

50.   Alimentos industrializados X alimentos naturais

51.   Alimentação e saúde: cuidados com os alimentos

52.   Água e saúde

53.   Saneamento básico: importância para a saúde do homem e preservação do planeta

54.   Saneamento básico: principais ações (implantação de sistemas de água encanada, coleta de lixo e rede de esgoto)

55.   Saneamento básico: tratamento de resíduos (coleta seletiva e reciclagem)

56.   Hábitos alimentares dos seres vivos

57.   Produtores, consumidores e decompositores

58.   Animais herbívoros, carnívoros e onívoros

59.   Cadeia e teia alimentar

60.   Avaliação bimestral - 3º bimestre

61.   Ecossistemas: sistemas bióticos e abióticos (seres vivos)

62.   Ecossistemas brasileiros

63.   Os ecossistemas: desmatamentos e poluição

64.   O ser humano e a preservação de recursos naturais

65.   As partes do corpo humano

66.   Cabeça, tronco e membros: órgãos e funções

67.   Os cinco órgãos dos sentidos: função e proteção

68.   Locomoção dos animais: solo, água e ar

69.   Sistema locomotor humano

70.   Movimentos do corpo humano: músculos e tendões

71.   Movimentos do corpo humano: esqueleto e articulações

72.   Exercícios físicos, boa alimentação e ossos saudáveis

73.   Sistema respiratório

74.   Respiração: inspiração e expiração

75.   A qualidade do ar que respiramos

76.   Sistema circulatório: componentes e funções

77.   Sistema circulatório: sangue e oxigênio

78.   Etapas da vida: diferenças e semelhanças em diferentes fases da vida humana

79.   Drogas lícitas e ilícitas: perigos e prevenção

80.   Avaliação bimestral - 4º bimestre
 

4º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):


Aula

1.     Universo: teorias de criação

2.     Via Láctea, Sistema Solar e Planeta Terra

3.     Movimentos planetários (rotação e translação) e efeitos sobre a vida na Terra

4.     As noites e a lua (fases, marés e eclipses)

5.     Meteorologia e as diferenças entre clima e tempo

6.     Os dias e as noites: animais crepusculares, noturno e diurnos

7.     Matéria: nada se cria ou destrói e tudo se transforma

8.     Transformações dos materiais: químicas e físicas, reversíveis e irreversíveis

9.     Diferentes tipos de materiais: naturais e artificiais

10.   A decomposição de matéria orgânica: os benefícios da compostagem

11.   Transformações de materiais e as conquistas do homem (matéria prima em objetos)

12.   Recursos naturais renováveis e não-renováveis

13.   Recursos naturais: a importância da reciclagem

14.   Sistemas, substâncias e misturas

15.   Misturas de substâncias: misturas homogenias e heterogêneas em nosso cotidiano

16.   Ecossistemas: biomas

17.   Ecossistemas: os principais biomas brasileiros

18.   A importância do equilíbrio nos ecossistemas e os fatores que os desequilibram

19.   Relações de interdependência entre os sistemas bióticos (esfera de vida) e os sistemas abióticos (elementos não-vivos)

20.   Avaliação bimestral – 1º bimestre

21.   A diversidade dos vegetais: estrutura e classificação

22.   Partes e funções das plantas

23.   Plantas com flores e sem flores

24.   Reprodução das plantas: assexuada e polinização

25.   Germinação e crescimento das plantas

26.   Fotossíntese e os ciclos gasosos (gás carbônico e oxigênio)

27.   Fotossíntese e os processos de transmissão de energia

28.   Os seres vivos no ambiente e suas relações ecológicas

29.   Interações intraespecíficas e interespecíficas

30.   Interações harmônicas e desarmônicas

31.   Equilíbrio ecológico e dinâmica das populações

32.   Desequilíbrio ecológico e as consequências em nosso dia-a-dia

33.   Relações alimentares dos seres vivos: produtores, consumidores e decompositores

34.   Os consumidores: herbívoros, carnívoros e onívoros

35.   Decompositores e equilíbrio ecológico

36.   Cadeias alimentares

37.   Teias alimentares

38.   Hábitos alimentares dos diferentes grupos de animais (frugívoros, nectívoros)

39.   Hábitos alimentares dos diferentes grupos de animais (carnívoros, onívoros, detritívoros)

40.   Avaliação bimestral – 2º bimestre

41.   Tipos, origem e função dos alimentos

42.   Alimentação humana e nutrição (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras)

43.   Pirâmide alimentar

44.   Educação e higiene alimentar : saúde

45.   Alimentos industrializados X alimentos naturais: conservação dos alimentos, rótulos, prazo de validade

46.   Fome e desperdício

47.   Propriedades e composição do ar

48.   Poluição do ar

49.   Ar puro e respiração saudável

50.   Atmosfera: camadas e fenômenos atmosféricos

51.   A importância da atmosfera para os seres vivos e  perigo dos desequilíbrios ambientais e dos desastres naturais

52.   Composição e propriedades da água

53.   Estados e mudanças de estados físicos da água

54.   Ciclo hidrológico ou ciclo natural das águas

55.   A importância da água nos ecossistemas terrestres: a importância da água para o ar, o solo, os vegetais, os animais e os homens

56.   Consumo consciente da água: o problema da falta de água no mundo

57.   A água como fonte de energia e riquezas: energia elétrica e seus diversos usos

58.   Tratamento, os custos e o consumo da água

59.   Digestão e sistema digestório humano: estrutura e funcionamento

60.   Avaliação bimestral – 3º bimestre

61.   Dentes: tipo e estrutura

62.   A nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório

63.   Saúde de nosso sistema digestório: distúrbios alimentares e educação alimentar

64.   Relação do sistema digestório com os demais sistemas do corpo humano

65.   Sistema excretor humano: estrutura e funcionamento

66.   Órgãos do sistema urinário e outras excreções (gás carbônico e suor)

67.   Relação do sistema excretor com os demais sistemas do corpo humano

68.   Sistema locomotor humano: estrutura e funcionamento

69.   Movimentos do corpo humano: esqueleto e articulações; músculos e tendões

70.   Exercícios físicos, boa alimentação e ossos saudáveis

71.   Relação do sistema locomotor com os demais sistemas do corpo humano

72.   Sistema circulatório humano: estrutura e funcionamento

73.   Sangue e oxigênio e o transporte e distribuição de substâncias

74.   Relação com os demais sistemas do corpo humano

75.   Doenças e cuidados com o sistema circulatório

76.   Principais fontes de luz: naturais e artificiais

77.   Luz e sombra

78.   Os fenômenos de reflexão e refração da luz

79.   Revoluções tecnológicas e tecnologias sustentáveis

80.   Avaliação bimestral – 4º bimestre
 

5º Ano – Cronograma de aulas (Planejamento Mensal):


Aula

1.     Características do planeta Terra: forma, posição no Sistema Solar, movimentos, inclinação do eixo imaginário

2.     Estrutura do planeta Terra: atmosfera e hidrosfera

3.     Estrutura do planeta Terra: litosfera e biosfera

4.     Formas de representação do planeta: planisfério e globo terrestre

5.     O ar no planeta: composição e propriedades

6.     Espaço ocupado e peso do ar

7.     Atmosfera um grande filtro

8.     Atmosfera: as diferenças entre clima e tempo e seus fenômenos

9.     Ar e vento: tipos e utilização energética

10.   Poluição do ar: efeitos no ambiente e na saúde humana

11.   Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global: os perigos ao planeta

12.   A água no planeta: composição, propriedades e mudanças de estado

13.   Terra: planeta água (a importância da água nos ecossistemas)

14.   Fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água

15.   Água e seres vivos (constituição): a alta proporção de água existente nos seres vivos e os meios de adaptação contra a sua perda

16.   Água e consumo humano: estação de tratamento, valores, uso consciente, higiene e cuidados com a água

17.   Poluição da água: doenças relacionadas com a água

18.   Água e tratamento de esgoto: proteção do meio ambiente e prevenção de doenças

19.   Chuvas e enchentes: o “não” da natureza

20.   Avaliação bimestral – 1º bimestre

21.   Solo: formação, características e tipos

22.   Solo e crosta terrestre

23.   O homem e a revolução agrícola: benefícios e prejuízos

24.   Poluição do solo: quais as consequências

25.   O Ambiente e os seres vivos: interações com elementos físicos do ambiente (respiração e fotossíntese)

26.   O Ambiente e os seres vivos: níveis de organização (biosfera, ecossistemas, populações e comunidades)

27.   O Ambiente e os seres vivos: hábitat e nicho ecológico

28.   O Ambiente e os seres vivos: obtenção de energia (cadeias e teias alimentares)

29.   O Ambiente e os seres vivos: relações ecológicas

30.   A interferência do homem nas interações dos seres vivos com o ambiente

31.   A evolução da espécie humana

32.   População humana: crescimento populacional, gastos energéticos e consequências ambientais

33.   Aumento populacional: impactos ambientais (poluição visual, sonora, atmosférica, da água e produção de lixo)

34.   Aumento populacional e sustentabilidade: como preservar o planeta e a espécie humana

35.   Noções de pesquisa científica

36.   Pesquisa científica: importância e etapas do método científico

37.   Tipos de energia: limpas e poluentes e seus impactos ambientais

38.   Fontes de energias: primárias e secundárias, renováveis e não-renováveis

39.   Combustão e energia térmica: condutores e isolantes térmicos

40.   Avaliação bimestral – 2º bimestre

41.   Energia química: a transformação de energia nos animais e vegetais

42.   Energia elétrica: usinas hidrelétricas e poluição e perigos da eletricidade

43.   Energia eólica e solar e tecnologias de aproveitamento

44.   Introdução ao magnetismo

45.   Forças magnéticas e campo magnético terrestre

46.   Ímãs, eletroímãs e bússola

47.   A estrutura e organização do corpo humano

48.   O corpo humano e saúde: integração entre os órgão e sistemas

49.   Corpo humano: sedentarismo X atividade física

50.   O sistema nervoso: periférico, central e autônomo (estrutura e funcionamento)

51.   Órgãos do sentido: identificação, função e proteção

52.   Relação do sistema nervoso com os demais sistemas do corpo humano

53.   Sistema respiratório: estrutura e funcionamento

54.   Trocas gasosas no corpo humano

55.   Doenças respiratórias: causas e consequências

56.   Relação do sistema respiratório com os demais sistemas do corpo humano

57.   Sistema cardiovascular: estrutura e funcionamento

58.   Doenças cardiovasculares: causas e consequências

59.   Relação do sistema cardiovascular com os demais sistemas do corpo humano

60.   Avaliação bimestral – 3º bimestre

61.   Sistema digestório: estrutura e funcionamento

62.   A nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório

63.   Doenças do sistema digestório: causas e consequências

64.   Relação do sistema digestório com os demais sistemas do corpo humano

65.   O problema da fome e da obesidade no Brasil

66.   Sistema excretor: estrutura e funcionamento

67.   Relação do sistema excretor com os demais sistemas do corpo humano

68.   Órgãos do sistema urinário

69.   A relação entre alimentação e ingestão de água e a prevenção de doenças do sistema urinário

70.   Glândulas endócrinas e sistema hormonal: hormônios e suas funções

71.   Relação do sistema hormonal com os demais sistemas do corpo humano

72.   Reprodução humana e de outros animais: o papel da reprodução na conservação da espécie

73.   O sistema reprodutor humano: diferenças físicas e fisiológicas entre homens e mulheres

74.   Sistema reprodutor feminino e masculino: estrutura e funcionamento

75.   Puberdade, ciclo menstrual, fecundação, gravidez e parto

76.   Gravidez na adolescência: métodos contraceptivos e sua eficácia

77.   Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): tipos e providências necessárias

78.   Relação do sistema reprodutor com os demais sistemas do corpo humano

79.   Drogas lícitas e ilícitas: perigos e prevenção

80.   Avaliação bimestral – 4º bimestre

 

Um comentário: